
O primeiro passo para desenvolvermos um curso é o Planeamento.
“Um planeamento cuidado é capaz de vencer quase todas as dificuldades…” – Bárbara Core
Para efetuarmos um planeamento com sucesso, devemos sempre efetuar um storyboard.
O storyboard é um documento que pode conter texto e elementos gráficos de forma sequencial com o propósito de conseguirmos pré-visualizar o curso. Podemos compará-lo a um roteiro desenhado.
Sabia que a Walt Disney Productions utiliza Storyboards nos seus filmes desde no início da década de 1930?
Esta prática apresenta vários benefícios, nomeadamente:
- Apoia o planeamento, informando o que é necessário, para a realização do projeto;
- Informa visualmente todas as etapas do projeto;
- Permite ter uma análise crítica antes de avançarmos para a prática;
- Possibilita um maior controle e aumenta a probabilidade de êxito no projeto;
- Diminui o gasto de tempo a produzir o conteúdo bem como o orçamento investido, pois evita erros e atrasos no processo;
- Coloca os elementos de equipa todos em sintonia.
Relativamente à prática, surge a seguinte questão: como deve ser o aspeto do storyboard?
O aspeto e campos do storyboard devem ser definidos pela natureza do curso (vídeo, texto, imagens e etc.) bem como a forma de organização da empresa.
Invista na qualidade, comece pelo planeamento!
Artigo elaborado por Carolina Proença | B-Training, Consulting