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A qualidade em foco na Certificação DGERT

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Segundo a própria DGERT, a Certificação de Entidades Formadoras “(…) é um reconhecimento global da capacidade de a entidade executar formação profissional, de acordo com um referencial de qualidade específico para essa atividade.” Trata-se assim de um reconhecimento de qualidade associado à prestação de serviços de formação, concedido pela DGERT.

Neste âmbito, obter a Certificação pela DGERT, mais do que se traduzir na obtenção de “um selo”, traduz-se na implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade, à semelhança da conhecida norma ISO:9001, ainda que abranjam dimensões distintas.

Com efeito, enquanto a norma internacional ISO:9001 se assume como transversal a toda uma Organização, a Certificação pela DGERT é uma norma nacional de qualidade que se foca apenas no sistema de gestão da formação implementado numa Organização, seja ela uma entidade formadora prestadora de serviços de formação profissional, ou uma entidade empregadora que integra no seu organograma uma área/departamento de formação.

Sendo um Sistema de Gestão da Qualidade, os princípios da gestão da qualidade e da melhoria contínua surgem evidentes no Referencial do Sistema de Certificação pela DGERT em diversas premissas e requisitos, das quais destacamos as seguintes:

  • Foco na satisfação do cliente, assumindo-se esta como um indicador de monitorização do Sistema de Gestão da Formação;
  • Integração dos princípios do planeamento estratégico para que se criem todas as condições para o atingir dos objetivos visados, implicando o envolvimento, compromisso e capacitação de toda a estrutura de recursos humanos associada;
  • Estruturação do Sistema de Gestão da Formação, segundo uma abordagem por processos que incorpora o ciclo PDCA (Plan | Do | Check | Act), no sentido da eficácia e eficiência dos resultados que se esperam alcançar;
  • Foco na melhoria, a partir da análise em permanência das práticas implementadas e resultados obtidos;
  • Decisões tomadas com base na análise e avaliação de evidências (dados e informações concretas);
  • Gestão das relações com as partes interessadas relevantes (equipa interna e agentes externos).

No âmbito dos serviços associados com a obtenção e manutenção da Certificação DGERT, a B-Training, Consulting tem procurado contribuir para a afirmação desta visão como associada ao conjunto dos benefícios que advém da implementação da Certificação pela DGERT.

Artigo elaborado por Alda dos Santos Neves B-Training, Consulting

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