Plataforma Moodle: Especialização Técnico-Pedagógica

Formação em E-Learning

DESTINATÁRIOS
Todos os indivíduos motivados para o desenvolvimento de competências e aquisição de conhecimentos inerentes à função de tutor de e-learning, nomeadamente, Formadores, Diretores de Formação, Responsáveis e Técnicos de Formação, Coordenadores de Formação (presencial e a distância) e Responsáveis de Projetos E-learning.
DURAÇÃO E LOCAL
Ação: 30 horas Local: Plataforma B-Training Academy – www.b-trainingacademy.pt Data de início e horários: É elaborado um cronograma por formando, pelo que poderá iniciar o curso na data e no horário que desejar. As sessões síncronas / webinars são agendadas com o e-tutor do curso, em horários a definir por ambas as partes.
TIPO DE FORMAÇÃO
Modalidade de Formação: Formação Contínua Forma de Organização da Formação: Formação em E-Learning </div
VALOR DO CURSO
Para ficar a saber o valor deste curso, basta contactar-nos
Conscientes de que cada curso apresenta a sua especificidade de aprofundamento de conteúdos e da metodologia mobilizada, deixamos-lhes abaixo alguns dos principais fatores diferenciadores do nosso curso:
  • Forte componente prática, uma vez que terá uma área onde poderá explorar todos os recursos e atividades de um curso Moodle;
  • Acompanhamento diário do e-tutor do curso ao longo do mesmo através da metodologia one-to-one, fomentando um verdadeiro desenvolvimento de competências;
  • O e-tutor do curso é um profissional especializado nos diversos elementos constituintes da Plataforma Moodle, que conta com experiência do foro pedagógico assim como técnico;
  • O nosso curso inicia com um webinar realizado pelo respetivo e-tutor, estando previstos ao longo de todo o curso 3 webinars, momentos de videochamada para a realização de uma sessão individual com o e-tutor, na qual poderá esclarecer todas as suas questões;
  • Para cada formando é desenhado um cronograma individual e personalizado, sendo-lhe assim possível começar o curso na data e horário que lhe for mais conveniente;
  • O nosso curso foi concebido fruto da experiência de anos de trabalho na formação a distância, uma das nossas áreas core, e da experiência com a Plataforma Moodle.
Objetivos Gerais:
  • Reconhecer a diversidade de recursos e atividades Moodle;
  • Desenhar e conceber cursos a distância criativos e motivadores;
  • Aceder a mecanismos de controlo e avaliação;
  • Implementar um curso na Moodle.
Objetivos Específicos:
  • Selecionar os recursos e atividades Moodle em função do percurso formativo;
  • Configurar os recursos e atividades Moodle;
  • Utilizar o conceito de gamificação como base no desenho e conceção de um curso;
  • Estruturar um storyboard;
  • Conceber conteúdos interativos/dinâmicos em ferramentas de autor;
  • Gerar relatórios de atividade;
  • Configurar o curso, tendo por base o storyboard delineado e os conteúdos interativos concebidos;
  • Monitorizar o desenvolvimento do curso na Moodle;
  • Avaliar os e-formandos.

Os conteúdos programáticos do curso Plataforma Moodle: especialização técnico-pedagógica serão organizados por módulos, segundo um desenvolvimento sequencial.

MÓDULOS

  1. Configurar uma disciplina e inscrever utilizadores na Moodle
    • Disciplina Moodle;
    • Inscrição de utilizadores numa disciplina;
  2. Características e Funcionalidades dos Recursos e Atividades Moodle
    • Tipos de Recursos Moodle e respetiva configuração;
    • Ficheiro;
    • Livro;
    • Pacote LMS;
    • Página;
    • Pasta
    • Separador
    • URL
    • Tipos de Atividades Moodle e respetiva configuração
    • Base de Dados
    • BigBlueButton
    • Chat
    • Ferramenta Externa
    • Fórum de Discussão
    • Glossário
    • Inquérito
    • Lição
    • Pacote SCORM
    • Sondagem
    • Teste
    • Trabalho
    • Wiki
    • Workshop
  3. A Criatividade na Moodle: conceção de um curso
    • Gamificação
    • Storyboard
    • Ferramentas de Autoria de conteúdos
    • Plugins Moodle
    • H5P (HTML5 Package);
  4. Tutoria, Controlo e Avaliação
    • Monitorizar e Avaliar na Moodle
    • Relatórios de Atividade
    • Pauta Moodle
ESTRATÉGIA METODOLÓGICA
O curso decorrerá em ambiente e-learning, através da plataforma de aprendizagem B-Training Academy que se encontra acessível em: https://b-trainingacademy.pt/
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS
Os canais de distribuição dos conteúdos para desenvolvimento do curso que o formando tem disponíveis assumem a forma de um manual relativo ao curso e exercícios de aplicação/sistematização sobre a temática, ao longo do curso.
A informação relacionada com o curso encontra-se na própria estrutura do mesmo, pelo que se assume igualmente como um suporte de apoio à aprendizagem, na medida em que fica arquivado no histórico do formando e pode ser revisto sempre que desejar.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO
A metodologia de avaliação das aprendizagens a aplicar no presente curso, terá como base uma Avaliação Formativa, concretizada através da realização das diferentes atividades previstas em cada um dos módulos que compõem o curso. Com esta avaliação pretende-se verificar se os resultados esperados foram alcançados pelo formando.

CALENDARIZAÇÃO

A cada formando será atribuído um cronograma

Horário a definir entre o formando e o e-tutor

A cada formando será atribuído um cronograma

Horário a definir entre o formando e o e-tutor

OS NOSSOS CLIENTES:

PEDIDO DE INFORMAÇÕES






    Ao efetuar o preenchimento deste formulário aceito, de livre e espontânea vontade, que a informação que nele preencho é da minha responsabilidade e que estou de pleno acordo com a política de privacidade da B-Training, Consulting, a qual li aqui.

    CERTIFICAÇÃO

    A B-Training, Consulting é uma entidade certificada pela DGERT e com o Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores reconhecido pelo IEFP nas modalidades Presencial, B-learning e E-learning (situação excecional ao abrigo da vigência do Decreto-Lei nº 10-A/2020, de 13 de março).

    Assim, no final do curso os formandos terão direito a um certificado emitido na Plataforma SIGO, assim como acesso ao Passaporte Qualifica.

    Scroll to Top