Plataforma Moodle: Especialização Técnico-Pedagógica
Formação em E-Learning
DESTINATÁRIOS
Todos os indivíduos motivados para o desenvolvimento de competências e aquisição de conhecimentos inerentes à função de tutor de e-learning, nomeadamente, Formadores, Diretores de Formação, Responsáveis e Técnicos de Formação, Coordenadores de Formação (presencial e a distância) e Responsáveis de Projetos E-learning.
DURAÇÃO E LOCAL
Ação: 30 horas
Local: Plataforma B-Training Academy – www.b-trainingacademy.pt
Data de início e horários: É elaborado um cronograma por formando, pelo que poderá iniciar o curso na data e no horário que desejar. As sessões síncronas / webinars são agendadas com o e-tutor do curso, em horários a definir por ambas as partes.
TIPO DE FORMAÇÃO
Modalidade de Formação: Formação Contínua
Forma de Organização da Formação: Formação em E-Learning
VALOR DO CURSO
Para ficar a saber o valor deste curso, basta contactar-nos
- Forte componente prática, uma vez que terá uma área onde poderá explorar todos os recursos e atividades de um curso Moodle;
- Acompanhamento diário do e-tutor do curso ao longo do mesmo através da metodologia one-to-one, fomentando um verdadeiro desenvolvimento de competências;
- O e-tutor do curso é um profissional especializado nos diversos elementos constituintes da Plataforma Moodle, que conta com experiência do foro pedagógico assim como técnico;
- O nosso curso inicia com um webinar realizado pelo respetivo e-tutor, estando previstos ao longo de todo o curso 3 webinars, momentos de videochamada para a realização de uma sessão individual com o e-tutor, na qual poderá esclarecer todas as suas questões;
- Para cada formando é desenhado um cronograma individual e personalizado, sendo-lhe assim possível começar o curso na data e horário que lhe for mais conveniente;
- O nosso curso foi concebido fruto da experiência de anos de trabalho na formação a distância, uma das nossas áreas core, e da experiência com a Plataforma Moodle.
- Reconhecer a diversidade de recursos e atividades Moodle;
- Desenhar e conceber cursos a distância criativos e motivadores;
- Aceder a mecanismos de controlo e avaliação;
- Implementar um curso na Moodle.
- Selecionar os recursos e atividades Moodle em função do percurso formativo;
- Configurar os recursos e atividades Moodle;
- Utilizar o conceito de gamificação como base no desenho e conceção de um curso;
- Estruturar um storyboard;
- Conceber conteúdos interativos/dinâmicos em ferramentas de autor;
- Gerar relatórios de atividade;
- Configurar o curso, tendo por base o storyboard delineado e os conteúdos interativos concebidos;
- Monitorizar o desenvolvimento do curso na Moodle;
- Avaliar os e-formandos.
Os conteúdos programáticos do curso Plataforma Moodle: especialização técnico-pedagógica serão organizados por módulos, segundo um desenvolvimento sequencial.
MÓDULOS
- Configurar uma disciplina e inscrever utilizadores na Moodle
- Disciplina Moodle;
- Inscrição de utilizadores numa disciplina.
- Características e Funcionalidades dos Recursos e Atividades Moodle
- Tipos de Recursos Moodle e respetiva configuração;
- Ficheiro;
- Livro;
- Pacote LMS;
- Página;
- Pasta;
- Separador;
- URL;
- Tipos de Atividades Moodle e respetiva configuração;
- Base de Dados;
- BigBlueButton;
- Chat;
- Ferramenta Externa;
- Fórum de Discussão;
- Glossário;
- Inquérito;
- Lição;
- Pacote SCORM;
- Sondagem;
- Teste;
- Trabalho;
- Wiki;
- Workshop.
- A Criatividade na Moodle: conceção de um curso
- Gamificação;
- Storyboard;
- Ferramentas de Autoria de conteúdos;
- Plugins Moodle;
- H5P (HTML5 Package).
- Tutoria, Controlo e Avaliação
- Monitorizar e Avaliar na Moodle;
- Relatórios de Atividade;
- Pauta Moodle.
ESTRATÉGIA METODOLÓGICA
O curso decorrerá em ambiente e-learning, através da plataforma de aprendizagem B-Training Academy que se encontra acessível em: https://b-trainingacademy.pt/
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS
Os canais de distribuição dos conteúdos para desenvolvimento do curso que o formando tem disponíveis assumem a forma de um manual relativo ao curso e exercícios de aplicação/sistematização sobre a temática, ao longo do curso.
A informação relacionada com o curso encontra-se na própria estrutura do mesmo, pelo que se assume igualmente como um suporte de apoio à aprendizagem, na medida em que fica arquivado no histórico do formando e pode ser revisto sempre que desejar.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO
A metodologia de avaliação das aprendizagens a aplicar no presente curso, terá como base uma Avaliação Formativa, concretizada através da realização das diferentes atividades previstas em cada um dos módulos que compõem o curso. Com esta avaliação pretende-se verificar se os resultados esperados foram alcançados pelo formando.
CALENDARIZAÇÃO
A cada formando será atribuído um cronograma
Horário a definir entre o formando e o e-tutor
OS NOSSOS CLIENTES:
PEDIDO DE INFORMAÇÕES
CERTIFICAÇÃO
A B-Training, Consulting é uma entidade certificada pela DGERT e com o Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores reconhecido pelo IEFP nas modalidades Presencial, B-learning e E-learning (situação excecional ao abrigo da vigência do Decreto-Lei nº 10-A/2020, de 13 de março).
Assim, no final do curso os formandos terão direito a um certificado emitido na Plataforma SIGO, assim como acesso ao Passaporte Qualifica.