Plataforma Moodle: Especialização Técnico-Pedagógica

Formação em E-Learning
DESTINATÁRIOS

Todos os indivíduos motivados para o desenvolvimento de competências e aquisição de conhecimentos inerentes à função de tutor de e-learning, nomeadamente, Formadores, Diretores de Formação, Responsáveis e Técnicos de Formação, Coordenadores de Formação (presencial e a distância) e Responsáveis de Projetos E-learning.

DURAÇÃO E LOCAL

Ação: 30 horas

Local: Plataforma B-Training Academy – www.b-trainingacademy.pt

Data de início e horários:

É elaborado um cronograma por formando, pelo que poderá iniciar o curso na data e no horário que desejar. As sessões síncronas / webinars são agendadas com o e-tutor do curso, em horários a definir por ambas as partes.

TIPO DE FORMAÇÃO

Modalidade de Formação: Formação Contínua

Forma de Organização da Formação: Formação em E-Learning

VALOR DO CURSO

Para ficar a saber o valor deste curso, basta contactar-nos

Conscientes de que cada curso apresenta a sua especificidade de aprofundamento de conteúdos e da metodologia mobilizada, deixamos-lhes abaixo alguns dos principais fatores diferenciadores do nosso curso:
  • Forte componente prática, uma vez que terá uma área onde poderá explorar todos os recursos e atividades de um curso Moodle;
  • Acompanhamento diário do e-tutor do curso ao longo do mesmo através da metodologia one-to-one, fomentando um verdadeiro desenvolvimento de competências;
  • O e-tutor do curso é um profissional especializado nos diversos elementos constituintes da Plataforma Moodle, que conta com experiência do foro pedagógico assim como técnico;
  • O nosso curso inicia com um webinar realizado pelo respetivo e-tutor, estando previstos ao longo de todo o curso 3 webinars, momentos de videochamada para a realização de uma sessão individual com o e-tutor, na qual poderá esclarecer todas as suas questões;
  • Para cada formando é desenhado um cronograma individual e personalizado, sendo-lhe assim possível começar o curso na data e horário que lhe for mais conveniente;
  • O nosso curso foi concebido fruto da experiência de anos de trabalho na formação a distância, uma das nossas áreas core, e da experiência com a Plataforma Moodle.

Objetivos Gerais:

  • Reconhecer a diversidade de recursos e atividades Moodle;
  • Desenhar e conceber cursos a distância criativos e motivadores;
  • Aceder a mecanismos de controlo e avaliação;
  • Implementar um curso na Moodle.

 

Objetivos Específicos:

  • Selecionar os recursos e atividades Moodle em função do percurso formativo;
  • Configurar os recursos e atividades Moodle;
  • Utilizar o conceito de gamificação como base no desenho e conceção de um curso;
  • Estruturar um storyboard;
  • Conceber conteúdos interativos/dinâmicos em ferramentas de autor;
  • Gerar relatórios de atividade;
  • Configurar o curso, tendo por base o storyboard delineado e os conteúdos interativos concebidos;
  • Monitorizar o desenvolvimento do curso na Moodle;
  • Avaliar os e-formandos.

Os conteúdos programáticos do curso Plataforma Moodle: especialização técnico-pedagógica serão organizados por módulos, segundo um desenvolvimento sequencial.

MÓDULOS

Módulo I – Configurar uma disciplina e inscrever utilizadores na Moodle

  • Disciplina Moodle
  • Inscrição de utilizadores numa disciplina

 Módulo II – Características e Funcionalidades dos Recursos e Atividades Moodle

  • Tipos de Recursos Moodle e respetiva configuração
  • Ficheiro
  • Livro
  • Pacote LMS
  • Página
  • Pasta
  • Separador
  • URL
  • Tipos de Atividades Moodle e respetiva configuração
  • Base de Dados
  • BigBlueButton
  • Chat
  • Ferramenta Externa
  • Fórum de Discussão
  • Glossário
  • Inquérito
  • Lição
  • Pacote SCORM
  • Sondagem
  • Teste
  • Trabalho
  • Wiki
  • Workshop

Módulo III – A Criatividade na Moodle: conceção de um curso

  • Gamificação
  • Storyboard
  • Ferramentas de Autoria de conteúdos
  • Plugins Moodle
  • H5P (HTML5 Package)

Módulo IV – Tutoria, Controlo e Avaliação

  • Monitorizar e Avaliar na Moodle
  • Relatórios de Atividade
  • Pauta Moodle

ESTRATÉGIA METODOLÓGICA

O curso decorrerá em ambiente e-learning, através da plataforma de aprendizagem B-Training Academy que se encontra acessível em: https://b-trainingacademy.pt/

 

CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS

Os canais de distribuição dos conteúdos para desenvolvimento do curso que o formando tem disponíveis assumem a forma de um manual relativo ao curso e exercícios de aplicação/sistematização sobre a temática, ao longo do curso.

A informação relacionada com o curso encontra-se na própria estrutura do mesmo, pelo que se assume igualmente como um suporte de apoio à aprendizagem, na medida em que fica arquivado no histórico do formando e pode ser revisto sempre que desejar.

 

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

A metodologia de avaliação das aprendizagens a aplicar no presente curso, terá como base uma Avaliação Formativa, concretizada através da realização das diferentes atividades previstas em cada um dos módulos que compõem o curso. Com esta avaliação pretende-se verificar se os resultados esperados foram alcançados pelo formando.

Nuvem Moodle

CALENDARIZAÇÃO

A cada formando será atribuído um cronograma

}}

Horário a definir entre o formando e o e-tutor

DGERT_branco
IEFP_branco
CERTIFICAÇÃO

A B-Training, Consulting é uma entidade certificada pela DGERT e com o Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores reconhecido pelo IEFP nas modalidades presencial e B-Learning.

Assim, no final do curso os formandos terão direito a um certificado emitido na Plataforma SIGO, assim como acesso ao Passaporte Qualifica.

Pedido de Informações
EnglishPortuguese