B-Training, Consulting

MASTER EM GESTÃO DA FORMAÇÃO

Formação em E-Learning ou B-Learning

DESTINATÁRIOS
O Master Course em Gestão da Formação foi criado a pensar nos profissionais que desenvolvem / pretendem desenvolver uma carreira na área da Gestão da Formação, nomeadamente:
  • Gestores e Técnicos de Formação e de Recursos Humanos, assim como Formadores e outros profissionais que trabalham na área da Formação;
  • Formadores / Consultores que desenvolvem ou venham a desenvolver a sua atividade profissional no âmbito da gestão, coordenação, acompanhamento e avaliação da formação;
  • Outros profissionais que desejem desenvolver competências nestes domínios.
DURAÇÃO E LOCAL
Ação: 150 horas Local: Plataforma B-Training Academy – www.b-trainingacademy.pt Data de início e horários: É elaborado um cronograma por formando, pelo que poderá iniciar o curso na data e no horário que desejar. As sessões síncronas / webinars são agendadas com o e-tutor do curso, em horários a definir por ambas as partes.
TIPO DE FORMAÇÃO
Modalidade de Formação: Formação Contínua Forma de Organização da Formação: Formação em E-Learning (a Distância)
VALOR DO CURSO
Para ficar a saber o valor deste curso, basta contactar-nos
A B-Training, Consulting é uma entidade certificada pela DGERT, pelo que o valor do curso é isento de IVA: artigo 9º, nº 10 do CIVA.

O Master Course visa dotar os formandos de competências chave no âmbito da Gestão da Formação.

Os participantes ficarão habilitados a assumir a função de Gestor da Formação ou de Coordenador da Formação, estando aptos a gerir todas as fases do Processo Formativo e executar o conjunto de procedimentos inerentes à Gestão da Qualidade da Formação, nomeadamente no âmbito da Certificação de Entidades Formadoras junto da DGERT e das Auditorias da Formação.

Os conteúdos programáticos do Master em Gestão da Formação da B-Training, Consulting serão organizados por módulos, segundo um desenvolvimento sequencial.
MÓDULOS
  1. Formação e Desenvolvimento Organizacional (10 H)
    • Objetivos globais da formação / desenvolvimento;
    • O papel da formação como instrumento de gestão;
    • A qualidade total na formação – “as Organizações que aprendem”;
    • O ciclo formativo;
    • Figuras profissionais inerentes à Gestão da Formação: definição e papéis.

  2. Enquadramento Legal da Formação (12 H)
    • Obrigatoriedade legal: 40 horas de Formação;
    • O Relatório Único (Anexo C);
    • Emissão de Certificados: SIGO.

  3. O Processo de Diagnóstico de Necessidades de Formação (DNF): dos Métodos aos Instrumentos (18 H)
    • Classificar os fatores indutores da formação de acordo com as suas diversas fontes de origem;
    • Fases do Diagnóstico de Necessidades de Formação;
    • Conceber metodologias de levantamento de diagnóstico de necessidades de formação;
    • Conceber instrumentos centrados nas necessidades de formação da Organização;
    • Conceção do Relatório Final resultante do processo de DNF.

  4. Planear a Formação: da Conceção do Plano aos Programas de Formação e Planos de Sessão (18 H)
    • Etapas de desenvolvimento de um Plano de Formação;
    • A Comunicação Interna e Externa do Plano de Formação;
    • A definição de Objetivos e a priorização da Formação;
    • Orçamento da Formação;
    • Marketing da Formação;
    • Conceção do Programa de Formação;
    • Conceção do Plano de Sessão.

  5. Gerir a Formação: da Modalidade Presencial às Modalidades E-Learning e B-Learning (12 H)
    • A conceção dos instrumentos de suporte pedagógico: o dossier técnico-pedagógico de formação;
    • A gestão das equipas formativas: dos métodos aos instrumentos a mobilizar;
    • Especificidades da gestão da formação nas modalidades de E-Learning e B-Learning.

  6. Garantir a Eficácia e Qualidade da Formação: a Avaliação (20 H)
    • O conceito de Avaliação;
    • A avaliação do impacto da formação: processos e metodologias;
    • Instrumentos de controle e monitorização da formação: a avaliação do processo.

  7. Marketing da Formação (12 H)
    • Definição da política de Marketing inerente à formação: O Marketing Mix;
    • Definição de uma Estratégia de Marketing da Formação: cliente interno e externo.

  8. Certificação de Entidades Formadoras (18 H)
    • Distinção entre os Sistemas de Acreditação e da Certificação;
    • Vantagens inerentes à Certificação;
    • Requisitos prévios e de Qualidade;
    • Principais obrigações de uma Entidade Certificada.

  9. Auditoria de Formação / Melhoria Contínua (12 H)
    • Conceito de Auditoria na formação;
    • Papel do Auditor;
    • Preparação e Realização de Auditorias;
    • NP 4512: 2012 (Norma portuguesa para auditores de Sistemas de Gestão da Formação).
 X – Apoio à Realização do Projeto (18 H) TOTAL – 150 H
METODOLOGIA

O curso decorrerá em ambiente E-Learning, através da plataforma que a B-Training, Consulting dispõe para dinamização de cursos a distância.

A plataforma dispõe de diversas ferramentas multimédia e interativas que permitem a realização de atividades síncronas e assíncronas pelo que no decorrer do curso será disponibilizado um fórum, que permitirá acompanhar e desenvolver os conteúdos através de uma tutoria ativa, bem como sessões síncronas na sala de conversação, as quais visam o esclarecimento de questões mais específicas. Estão incluídas 4 sessões síncronas, as quais ocorrerão em momentos-chave do curso (uma sessão na fase inicial, duas sessões na fase intermédia e uma sessão na fase final), permitindo o apoio constante aos formandos.

A metodologia do curso é essencialmente ativa de modo a que os formandos fiquem preparados para assumirem futuras tarefas enquanto Gestores / Coordenadores de Formação.

AVALIAÇÃO

A avaliação das aprendizagens dos formandos será realizada através da análise dos produtos concebidos no decorrer dos módulos. Todos os módulos são de realização obrigatória e em cada módulo existirão diversas atividades a realizar, consoante as temáticas.

A avaliação final dos formandos assenta nas seguintes percentagens:

  • Projeto Final: 25%
  • Avaliação das aprendizagens nos restantes módulos (através da participação na plataforma / sessões síncronas e assíncronas e das atividades realizadas no âmbito de cada módulo): 75%

CALENDARIZAÇÃO

CALENDARIZAÇÃO & INFORMAÇÕES

Esclareça todas as suas dúvidas para poder decidir melhor.

OS NOSSOS CLIENTES:

"Contribuiu para o meu enriquecimento a nível profissional. Como minha primeira experiência e-learning considero que foi bastante positiva, com a ajuda sempre disponível da equipa da B-Training para responder às minhas questões. Obrigada"
Natália Fernandes
Ecosteel
Direção de Estratégia e Planeamento

PEDIDO DE INFORMAÇÕES






    Ao efetuar o preenchimento deste formulário aceito, de livre e espontânea vontade, que a informação que nele preencho é da minha responsabilidade e que estou de pleno acordo com a política de privacidade da B-Training, Consulting, a qual li aqui.

    CERTIFICAÇÃO

    A B-Training, Consulting é uma entidade certificada pela DGERT e com o Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores reconhecido pelo IEFP nas modalidades Presencial, B-learning e E-learning (situação excecional ao abrigo da vigência do Decreto-Lei nº 10-A/2020, de 13 de março).

    Assim, no final do curso os formandos terão direito a um certificado emitido na Plataforma SIGO, assim como acesso ao Passaporte Qualifica.

    Scroll to Top