Formação de Formadores - CCP (ex-CAP)
O curso encontra-se disponível em duas modalidades, verifique qual a mais adequada para si!
FORMAÇÃO DE FORMADORES B-LEARNING
DESTINATÁRIOS
O curso Formação de Formadores – CCP (ex-CAP) destina-se a todos os indivíduos motivados para o desenvolvimento de competências e conhecimentos inerentes à função de Formador de Adultos.
Cada grupo será composto por um número mínimo de 12 formandos (volume determinado pelo IEFP). O número máximo de participantes será de 18 formandos, sendo para tal necessário acrescentar duas horas, na carga horária total do curso, por cada formando “extra” .
Todos/as os/as candidatos/as ao CCP – Certificado de Competências Pedagógicas deverão ter qualificação de nível superior. Em casos excecionais, será elegível uma qualificação de nível não superior, desde que corresponda, pelo menos, ao 12.º ano de escolaridade concluído com aproveitamento e uma experiência profissional comprovada de, no mínimo, cinco anos. As declarações devem ser emitidas pela entidade empregadora ou, em caso de desemprego, deverá ser assinado um compromisso de honra fazendo-o acompanhar com a declaração das finanças comprovando os anos de descontos.
Os formandos devem ter domínio, na ótica do utilizador, do Microsoft Office e Internet Explorer ou outro browser.
DURAÇÃO E LOCAL
Duração: 90 horas
Local: Instalações da B-Training e Plataforma B-Training Academy
Horários: Pós-laboral / laboral manhã / laboral tarde / sábados.
TIPO DE FORMAÇÃO
Modalidade de Formação: Formação Inicial
Forma de Organização da Formação: B-Learning
VALOR DO CURSO
Para ficar a saber o valor deste curso, basta contactar-nos
A B-Training, Consulting é uma entidade certificada pela DGERT, pelo que o valor do curso é isento de IVA: artigo 9º, nº 10 do CIVA.
OBJETIVOS
No final do curso Formação de Formadores – CCP (ex-CAP) os formandos deverão ser capazes de:
Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:
- Caracterizar os contextos / sistemas da Formação Profissional em Portugal;
- Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém.
Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação:
- Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização;
- Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
- Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
- Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;
- Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;
- Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
- Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação.
Refletir sobre os sistemas de formação:
- Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.
PROGRAMA
Os conteúdos programáticos do curso Formação de Formadores – CCP (ex-CAP) serão organizados por módulos, segundo um desenvolvimento sequencial.
Apresentação (antes dos módulos)
- Apresentação do Coordenador Pedagógico, formadores, tutores e respetivos formandos;
- Conhecer toda a dinâmica e organização do curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores E-learning;
- Abordagem à plataforma de formação a distância da B-Training, Consulting;
- Entrega dos recursos de apoio ao curso.
MÓDULOS
1. Formador: Sistema, Contextos e Perfil (10h)
- Formador: Contextos de Intervenção;
- Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo.
2. Simulação Pedagógica Inicial (10h)
- Preparação e Concretização das Simulações;
- Análise e Projeto de Melhoria.
3. Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação (10h)
- Comunicação e Comportamento Relacional;
- Diversidade no Contexto de Formação.
4. Metodologias e Estratégias Pedagógicas (10h)
- Métodos e Técnicas Pedagógicas;
- Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada.
5. Operacionalização da Formação: do Plano à Ação (10h)
- Competências e Objetivos Operacionais;
- Desenho do Processo de Formação-Aprendizagem.
6. Recursos Didáticos e Multimédia (10h)
- Exploração de Recursos Didáticos;
- Construção de Apresentações Multimédia.
7. Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem (10h)
- Plataformas: Finalidades e Funcionalidades;
- Comunidades Virtuais de Aprendizagem.
8. Avaliação da Formação e das Aprendizagens (10h)
- Avaliação Quantitativa e Qualitativa;
- Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho.
9. Simulação Pedagógica Final (10h)
- Preparação e Concretização das Simulações;
- Análise e Prospetiva Técnico-Pedagógica.
METODOLOGIA
Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente essencialmente prática e adaptada ao grupo em formação, dando oportunidade aos futuros formadores para experienciarem uma série de situações mobilizadas. Ficarão, desta forma, preparados para assumirem futuras tarefas enquanto formadores-animadores e formadores-consultores.
AVALIAÇÃO
O peso de cada um dos elementos apresentados é distinto para a determinação da avaliação final dos formandos. Assim sendo, a determinação da avaliação final dos formandos assenta nas seguintes percentagens:
- Avaliação Diagnóstica:10%
- Simulação Pedagógica Inicial
- Avaliação Sumativa:
- Objetivos Pedagógicos: 30%
- Questionários online;
- Participação e empenho evidenciado em fóruns e sessões online;
- Exercícios individuais;
- Competências Pedagógicas: 30%
- Simulação pedagógica Final;
- Projeto Final – 30%
- Projeto de Intervenção Pedagógica.
- Objetivos Pedagógicos: 30%
PRÓXIMOS CURSOS
OS NOSSOS CLIENTES:
Recomendo a B-Training e esta formação.
PEDIDO DE INFORMAÇÕES
CERTIFICAÇÃO
A B-Training, Consulting é uma entidade certificada pela DGERT e com o Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores reconhecido pelo IEFP nas modalidades Presencial, B-learning e E-learning (situação excecional ao abrigo da vigência do Decreto-Lei nº 10-A/2020, de 13 de março).
Assim, no final do curso os formandos terão direito a um certificado emitido na Plataforma SIGO, assim como acesso ao Passaporte Qualifica.
FORMAÇÃO DE FORMADORES PRESENCIAL
DESTINATÁRIOS
Todos os indivíduos motivados para o desenvolvimento de competências e aquisição de conhecimentos inerentes à função de Formador de Adultos.
Cada grupo será composto por um número mínimo de 12 formandos (volume determinado pelo IEFP). O número máximo de participantes será de 18 formandos, sendo para tal necessário acrescentar duas horas, na carga horária total do curso (90 horas), por cada formando “extra” (exemplo: para um grupo de 14 formandos a carga horária do curso passará de 90 horas para 94 horas).
Todos/as os/as candidatos/as ao CCP – Certificado de Competências Pedagógicas deverão ter qualificação de nível superior. Em casos excecionais, será elegível uma qualificação de nível não superior, desde que corresponda, pelo menos, ao 12.º ano de escolaridade concluído com aproveitamento e uma experiência profissional comprovada de, no mínimo, cinco anos. As declarações devem ser emitidas pela entidade empregadora ou, em caso de desemprego, deverá ser assinado um compromisso de honra fazendo-o acompanhar com a declaração das finanças comprovando os anos de descontos.
DURAÇÃO E LOCAL
Ação: 90 horas
Local: Training Center da B-Training, Consulting – Rua Castilho, nº 90, 1ºD 1250-071 Lisboa
Horário: Consulte os horários disponíveis (na lateral direita)
TIPO DE FORMAÇÃO
Modalidade de Formação: Formação Inicial
Forma de Organização da Formação: Formação Presencial
VALOR DO CURSO
Para ficar a saber o valor deste curso, basta contactar-nos
A B-Training, Consulting é uma entidade certificada pela DGERT, pelo que o valor do curso é isento de IVA: artigo 9º, nº 10 do CIVA.
No final do Curso os formandos deverão ser capazes de:
Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:
- Caracterizar os contextos / sistemas da Formação Profissional em Portugal;
- Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém.
Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação:
- Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização;
- Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
- Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
- Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;
- Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;
- Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
- Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação.
- Formador: Sistema, Contextos e Perfil (10h)
- Formador: Contextos de Intervenção;
- Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo.
- Simulação Pedagógica Inicial (10h)
- Preparação e Concretização das Simulações;
- Análise e Projeto de Melhoria.
- Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação (10h)
- Comunicação e Comportamento Relacional;
- Diversidade no Contexto de Formação.
- Metodologias e Estratégias Pedagógicas (10h)
- Métodos e Técnicas Pedagógicas;
- Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada.
- Operacionalização da Formação: do Plano à Ação (10h)
- Competências e Objetivos Operacionais;
- Desenho do Processo de Formação-Aprendizagem.
- Recursos Didáticos e Multimédia (10h)
- Exploração de Recursos Didáticos;
- Construção de Apresentações Multimédia.
- Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem (10h)
- Plataformas: Finalidades e Funcionalidades;
- Comunidades Virtuais de Aprendizagem.
- Avaliação da Formação e das Aprendizagens (10h)
- Avaliação Quantitativa e Qualitativa;
- Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho.
- Simulação Pedagógica Final (10h)
- Preparação e Concretização das Simulações;
- Análise e Prospetiva Técnico-Pedagógica.
METODOLOGIA
Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente essencialmente prática e adaptada ao grupo em formação, dando oportunidade aos futuros formadores para experienciarem uma série de situações mobilizadas. Ficarão, desta forma, preparados para assumirem futuras tarefas enquanto formadores-animadores e formadores-consultores.
AVALIAÇÃO
O peso de cada um dos elementos apresentados é distinto para a determinação da avaliação final dos formandos. Assim sendo, a determinação da avaliação final dos formandos assenta nas seguintes percentagens:
- Avaliação Diagnóstica:10%
- Simulação Pedagógica Inicial
- Avaliação Diagnóstica:10%
- Avaliação Sumativa:
- Objetivos Pedagógicos: 30%
- Questionários online;
- Participação e empenho evidenciado em fóruns e sessões online;
- Exercícios individuais;
- Competências Pedagógicas: 30%
- Simulação pedagógica Final;
- Projeto Final – 30%
- Projeto de Intervenção Pedagógica.
- Objetivos Pedagógicos: 30%