Criatividade em E-Learning: Conceção de Recursos Interativos

Formação em E-Learning
DESTINATÁRIOS

Formadores, Diretores de Formação, Responsáveis e Técnicos de Formação, Coordenadores de Formação (presencial e a distância) e Responsáveis de Projetos e-learning;

Todos os indivíduos motivados para o desenvolvimento de competências e conhecimentos inerentes à função de criador de recursos interativos destinados à formação a distância.

DURAÇÃO E LOCAL

Ação: 15 horas

Local: Plataforma B-Training Academy – www.b-trainingacademy.pt

Data de início e horários:

É elaborado um cronograma por formando, pelo que poderá iniciar o curso na data e no horário que desejar. A sessão síncrona / webinar é agendada com o e-tutor do curso, no horário a definir por ambas as partes.

TIPO DE FORMAÇÃO

Modalidade de Formação: Formação Contínua

Forma de Organização da Formação: Formação em E-Learning

VALOR DO CURSO

Para ficar a saber o valor deste curso, basta contactar-nos

Deixamos-lhes abaixo alguns dos principais fatores diferenciadores deste curso:

  • Forte componente prática, uma vez que irá aplicar os conceitos abordados ao longo do curso através das respetivas atividades;
  • Acompanhamento diário do e-tutor do curso ao longo do mesmo através da metodologia one-to-one, fomentando um verdadeiro desenvolvimento de competências;
  • O e-tutor do curso é um profissional especializado na área do E-Learning, que conta com experiência do foro pedagógico assim como técnico;
  • O nosso curso inicia com um webinar realizado pelo respetivo e-tutor, momento de videochamada para a realização de uma sessão individual com o e-tutor, na qual poderá esclarecer todas as suas questões;
  • Para cada formando é desenhado um cronograma individual e personalizado, sendo-lhe assim possível começar o curso na data e horário que lhe for mais conveniente;
  • O nosso curso foi concebido fruto da experiência de anos de trabalho na formação a distância, uma das nossas áreas core.

Objetivos Gerais:

  • Desenhar e conceber cursos a distância criativos e motivadores;
  • Reconhecer a diversidade de recursos H5P.

 

Objetivos Específicos:

  • Estruturar um storyboard;
  • Utilizar o conceito de gamificação como base no desenho e conceção de um curso;
  • Conceber conteúdos interativos/dinâmicos em ferramentas de autoria de conteúdos;
  • Planear e conceber conteúdos interativos/dinâmicos na ferramenta H5P.

Os conteúdos programáticos do curso Criatividade em E-Learning: Conceção de Recursos Interativos da B-Training, Consulting serão organizados por módulos, segundo um desenvolvimento sequencial.

MÓDULOS

Apresentação

  • Apresentação do E-Tutor e E-Formandos;
  • Apresentação do curso, objetivos, metodologias de trabalho e modelo de avaliação;
  • Abordagem à plataforma Moodle da B-Training, ConsultingB-Training Academy (BTA).

 

Módulo I – Storyboard

  • Planeamento de cursos e recursos em E-Learning;

 

Módulo II – Gamificação

  • Aprendizagem com gamificação;

 

Módulo III – Ferramentas de Autoria de Conteúdo

  • Criação de conteúdos para formação a distância;

 

Módulo IV – H5P

  • Construir conteúdos interativos em e-Learning: o H5P;
  • Recursos H5P.

METODOLOGIA DO CURSO

O curso decorrerá em ambiente e-learning, através da plataforma de dinamização de cursos a distância B-Training Academy, que se encontra acessível em: https://b-trainingacademy.pt/

A plataforma dispõe de diversas ferramentas multimédia e interativas que permitem a realização de atividades síncronas e assíncronas pelo que no decorrer do curso será disponibilizado um fórum, que permitirá acompanhar e desenvolver os conteúdos através de uma tutoria ativa.

A metodologia do curso é essencialmente ativa, com base na análise de funcionalidades e realização de atividades práticas, de modo a que os formandos fiquem preparados para assumirem futuras tarefas enquanto criadores de conteúdos para a formação a distância.

 

AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS

A avaliação das aprendizagens dos formandos será realizada através da análise dos produtos concebidos no decorrer dos módulos. Todos os módulos são de realização obrigatória e em cada módulo existirão diversas atividades a realizar, consoante as temáticas.

É em função da análise destes diferentes elementos que resultará uma classificação final de curso, de acordo com a escala de avaliação numérica de 1 a 5 com a seguinte correspondência em termos qualitativos: Nível 1 – Muito Insuficiente; Nível 2 – Insuficiente; Nível 3 – Suficiente; Nível 4 – Bom; Nível 5 – Muito Bom.

Assim, a aprovação do formando no final do curso será determinada pelos seguintes critérios:

  • Considera-se que um formando teve aproveitamento no curso – apto – quando a sua classificação final for igual ou superior ao nível 3, correspondendo em termos qualitativos a “Suficiente” e tendo realizado todos os módulos do curso;
  • Considera-se que um formando não teve aproveitamento no curso – não apto – quando a sua classificação final for igual ou inferior ao nível 2, correspondendo em termos qualitativos a “Insuficiente”; ou não tendo realizado todos os módulos do curso.

CALENDARIZAÇÃO

A cada formando será atribuído um cronograma

}}

Horário a definir entre o formando e o e-tutor

O que pode esperar deste curso?

  • Forte componente prática
  • Webinar realizado pelo e-tutor
  • Acompanhamento diário do e-tutor
  • Cronograma individual e personalizado

Pedido de Informações
DGERT_branco
IEFP_branco
CERTIFICAÇÃO

A B-Training, Consulting é uma entidade certificada pela DGERT e com o Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores reconhecido pelo IEFP nas modalidades presencial e B-Learning.

Assim, no final do curso os formandos terão direito a um certificado emitido na Plataforma SIGO, assim como acesso ao Passaporte Qualifica.

EnglishPortuguese