15 de janeiro de 2022
Cada vez mais, os jogos têm sido usados de modo a potencializar as aprendizagens realizadas pelos formandos. Mas qual é de facto o potencial pedagógico dos jogos?
A utilização de jogos como forma de aprendizagem tem múltiplos benefícios, porém, vamos aqui focar três:
- Fomenta a motivação: o envolvimento e o processo imersivo dos jogos criam um ambiente de familiaridade com o jogador, fornecendo mensagens diretas que ligam o jogador aos jogos com um sentimento de importância voltado para o progresso e melhoria.
- Definir estratégias: a existência de desafios e vários níveis, incentivam o jogador a procurar estratégias e ferramentas para ultrapassar as dificuldades e superar os desafios.
- Incentiva a utilização de processos lógicos: mediante o conteúdo exposto, incentiva o jogador a dominar o conteúdo para que possa superar os desafios, articulando gradualmente entre os vários conteúdos leva a uma evolução gradual.
Assim, os jogos são um valioso auxiliar no processo educativo/formativo, uma vez que estimulam a motivação, a estratégia, a lógica, como muitas outas competências. Tal como diria Albert Einstein:
Play is the highest form of research
(Jogar é a maior forma de pesquisa)