10 de maio de 2022
Autoria: Mafalda Isaac, Partner da B-Training Consulting
Com o incremento da formação à distância, a B-Training Consulting tem reforçado o seu Departamento de Consultoria de E-Learning. A aposta da empresa recai no desenvolvimento das soft skills.
Citando John F. Kennedy, “A mudança é a lei da vida e aqueles que olham apenas para o passado ou para o presente, perdem o futuro”.
É indiscutível que ao nível da formação profissional o surgimento da pandemia veio acelerar exponencialmente uma mudança que se adivinhava inevitável e que já se encontrava em curso, embora de forma muito lenta e pouco estruturada.
Uma das grandes questões que se levanta no presente – e é amplamente debatida – é tentarmos perceber qual vai ser o futuro da formação profissional.
Existe uma perceção de que a realidade virtual, inteligência artificial e realidade aumentada vão ter um impacto muito forte no futuro da formação profissional.
Não colocando em causa esta premissa, importará levar em linha de conta que as transformações precisam do seu tempo e têm o seu custo. A formação terá de ser a cada momento ajustada à realidade de quem a utiliza e o seu foco nunca deverá ser a tecnologia mas sim a pedagogia/andragogia, nomeadamente, sabermos se o conhecimento que estamos a pretender transmitir e a forma como o processo de aprendizagem está a decorrer é o mais ajustado para o objetivo final, que é o desenvolvimento de competências por parte do formando.
Acreditamos que uma das grandes tendências para o ano de 2022 será a aposta nos cursos de e-learning de elevada qualidade, com uma dinâmica e interatividade capazes de proporcionar uma experiência marcante, a partir da qual o formando desenvolve efetivamente as suas competências e adquire conhecimentos, tornando-se também mais autónomo e coautor do seu processo de desenvolvimento.
É neste sentido que a B-Training Consulting tem apostado no desenvolvimento de uma equipa pluridisciplinar ao nível do Departamento de Consultoria de E-Learning, que vai desde especialistas na conceção de conteúdos até aos instrutional designers e aos programadores.
Acreditamos que uma das grandes tendências para o ano de 2022 será a aposta nos cursos de E-Learning de Elevada Qualidade
Numa procura constante pela diferenciação, temos apostado bastante na criação de cursos para o desenvolvimento das soft skills, um dos grandes desafios da formação à distância. Esta especialização de metodologia de conceção de cursos e-learning desenhados especificamente para esta área tem tido resultados muito positivos, que nos demonstram que estas competências podem também ser desenvolvidas à distância.
A mudança é a lei da vida e deverá ser efetuada de forma gradual e sustentada para que os resultados pretendidos sejam alcançados de forma duradoura. O incremento da literacia digital veio permitir, nesta fase, a afirmação da formação à distância com maior eficácia e eficiência.
Artigo publicado na edição n.º 137 da RHmagazine, referente aos meses de novembro/dezembro de 2021.