9 de novembro de 2021
Numa época em que a formação online tem vindo a ganhar expressão, foram várias as ferramentas que foram mobilizadas para ajudar na dinamização das sessões de forma a que estas se tornassem mais interativas e motivantes para os seus participantes.
Esta realidade exigiu que novas competências fossem desenvolvidas pelos formadores, quer seja através da realização de formação específica na área, ou por iniciativa própria procuraram trazer para as suas sessões novas técnicas e dinâmicas de trabalho.
Mas será que este investimento que foi feito por parte dos formadores tem os seus dias contados quando a formação regressar ao modelo presencial!? Será que essas novas técnicas e dinâmicas de trabalho que se desenvolveram são exclusivas do ambiente online!? Claro que não!
Na formação presencial também se pretende que as sessões sejam interativas, que exista participação e que despertem o interesse nos formandos. As ferramentas que foram utilizadas com esse objetivo na formação online terão o mesmo impacto quando utilizadas na formação presencial. Diríamos ainda que, o facto de os formandos estarem todos juntos aquando da dinamização de atividades com recurso a estas ferramentas, o impacto causado será superior.