B-Training, Consulting

+351 211919570  geral@b-training.pt > Clientes > Webinars > BT Blog

Gamificação na Plataforma Moodle

20 de outubro de 2021

A gamificação traduz-se no recurso a elementos de jogo num contexto de não-jogo. Assim, no ambiente de Formação, a aplicação deste conceito permite envolver, motivar e melhorar o envolvimento dos formandos. A Plataforma de E-Learning Moodle permite aplicar este processo de gamificação dos cursos nas seguintes vertentes:

– Sistema de Medalhas: podem ser atribuídas aos utilizadores num contexto de plataforma como, por exemplo, ao completar um conjunto de cursos, ou ser atribuídas num contexto de curso como, por exemplo, ao completar alguma atividade ou o curso em si.

– Progresso no curso: através da configuração da conclusão dos recursos, torna-se possível que o formando acompanhe a percentagem d curso já concluída, por exemplo, no painel do utilizador.

– Configurações de curso: os diversos recursos de um curso poderão ser configurados de modo a aplicar este conceito. Por exemplo, através da definição de percursos pedagógicos progressivos, apresentação de elementos que indicam progresso ou transmitem o sentimento de conquista, configuração de condições de conclusão e acesso, envolvimento dos formandos através de fóruns, ou desafios apresentados ao longo do curso. É possível, ainda, apresentar conteúdos diferentes consoante o que os formandos selecionem, por exemplo, numa sondagem.

– Plugins Moodle: existem diversos plugins que nos permitem aplicar o conceito de gamificação nos cursos Moodle, seja por meio de jogo, pontuação ou tipo de navegação do curso.

Partilhamos consigo alguns dos plugins mais relevantes para a gamificação dos cursos Moodle:

Scroll to Top