Os Pilares da Formação: Dinamizar Sessões Criativas e Motivadoras

Formação em E-Learning
DESTINATÁRIOS

Todos os profissionais interessados em desenvolver competências na área do planeamento e dinamização de sessões de formação.

DURAÇÃO E LOCAL

Ação: 30 horas

Local: Plataforma B-Training Academy – www.b-trainingacademy.pt

Data de início e horários:

É elaborado um cronograma por formando, pelo que poderá iniciar o curso na data e no horário que desejar. As sessões síncronas / webinars são agendadas com o e-tutor do curso, em horários a definir por ambas as partes.

TIPO DE FORMAÇÃO

Modalidade de Formação: Formação Contínua

Forma de Organização da Formação: Formação em E-Learning

VALOR DO CURSO

Para ficar a saber o valor deste curso, basta contactar-nos

A B-Training, Consulting é uma entidade certificada pela DGERT, pelo que o valor do curso é isento de IVA: artigo 9º, nº 10 do CIVA.

Objetivo Geral:

Este curso visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a prática formativa. Estas competências situam-se ao nível da animação da formação e na conceção, desenvolvimento e avaliação de sessões de formação.

 

Objetivos Específicos:

  • Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação;
  • Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
  • Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação;
  • Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
  • Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação.

Os conteúdos programáticos do curso Os Pilares da Formação: dinamizar Sessões Criativas e Motivadoras da B-Training, Consulting serão organizados por módulos, segundo um desenvolvimento sequencial.

MÓDULOS

Módulo I – Fatores Diferenciadores para uma Formação de Sucesso

Comunicação e Comportamento Relacional:

  • A Comunicação;
  • Estilos de Comunicação;
  • Fatores Potenciadores / Inibidores do Relacionamento Interpessoal e Comunicacional;
  • Estilos de Liderança e os seus Efeitos na Prática Pedagógica.

Diversidade em Contexto de Formação:

  • Os Conflitos

Metodologias e Estratégias Pedagógicas:

  • Conceito de Métodos e Técnicas Pedagógicas;
  • Relação dos Métodos com as Técnicas;
  • O Método Expositivo;
  • O Método Interrogativo;
  • O Método Demonstrativo;
  • O Método Ativo.

 

Módulo II – Planear a Formação

Desenho do Processo de Formação – Aprendizagem:

  • Ato de Planear a Formação;
  • Os Três Níveis de Planificação da Formação;
  • O Plano de Formação como Instrumento de Gestão;
  • A Planificação da Ação de Formação;
  • O Plano de Sessão.

Competências e Objetivos Operacionais:

  • Perspetivando os Objetivos;
  • No âmbito da Formação Profissional;
  • Objetivos de Formação VS. Objetivos Pedagógicos;
  • Objetivos Pedagógicos – Características;
  • Classificação dos Objetivos Pedagógicos;
  • Como Formular Corretamente Objetivos Pedagógicos.

 

Módulo III – O Processo de Avaliação da Formação: das metodologias aos instrumentos

Avaliação Quantitativa e Qualitativa:

  • A Importância de Avaliar;
  • As Dificuldades em Avaliar a Formação;
  • A Avaliação na Formação;
  • O Sistema de Avaliação.

Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho:

  • Avaliação da Formação

ESTRATÉGIA METODOLÓGICA

O curso decorrerá em ambiente e-learning, através da plataforma de aprendizagem B-Training Academy que se encontra acessível em: https://b-trainingacademy.pt/

Ao longo do curso, serão realizadas duas sessões síncronas, em que estará simultaneamente online com o tutor. Estas sessões são devidamente agendadas de acordo com a sua disponibilidade e realizar-se-ão na meeting room. A primeira sessão síncrona será realizada no primeiro dia da formação, sendo a data e hora agendadas no ato da inscrição. Para além destas sessões o curso caracteriza-se pelo visionamento das temáticas do curso, segundo o seu próprio ritmo e disponibilidade, em articulação com a realização de exercícios de aplicação e sistematização.

O curso é organizado sobre um modelo centrado no conteúdo e nos recursos disponibilizados como fonte de aprendizagem, ajustados ao desenvolvimento de um percurso individual.

É assegurada uma relação ativa entre o conteúdo e o formando, exigindo interatividade entre ambos em diversos momentos. O conteúdo vai sendo partilhado sob a forma expositiva, interrogativa e ativa.

Toda a informação relacionada com o curso encontra-se na própria estrutura do mesmo. Com efeito, ao longo do curso vão surgindo diversos momentos em que será conduzido a explorar em detalhe o conteúdo que está a ser partilhado. Este aspeto tem a particularidade de não ser capaz de avançar no curso, sem que o conteúdo associado seja previamente explorado.

Para o desenvolvimento do curso, contará com o apoio da Equipa Técnico-Pedagógica para esclarecimento de questões (tempo máximo de resposta 48 horas).

 

CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS

Os canais de distribuição dos conteúdos para desenvolvimento do curso que o formando tem disponíveis assumem a forma de um manual relativo ao curso e exercícios de aplicação/sistematização sobre a temática, ao longo do curso.

A informação relacionada com o curso encontra-se na própria estrutura do mesmo, pelo que se assume igualmente como um suporte de apoio à aprendizagem, na medida em que fica arquivado no seu histórico e pode ser revisto sempre que desejar.

 

ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DE TUTORIA

Existe um acompanhamento do percurso de formação por parte da Equipa Técnico-Pedagógica, encontrando-se sempre disponível para apoio técnico ao curso e para esclarecimento de questões. Existe um sistema de mensagens na Plataforma que poderá utilizar para contacto direto.

 

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

A metodologia de avaliação das aprendizagens a aplicar no presente curso, terá como base uma Avaliação Formativa, concretizada através da realização das diferentes atividades previstas em cada um dos módulos que compõem o Curso. Com esta avaliação pretende-se, verificar se os resultados esperados foram alcançados.

CALENDARIZAÇÃO

A cada formando será atribuído um cronograma

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Horário a definir entre o formando e o e-tutor

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CERTIFICAÇÃO

A B-Training, Consulting é uma entidade certificada pela DGERT e com o Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores reconhecido pelo IEFP nas modalidades presencial e B-Learning.

Assim, no final do curso os formandos terão direito a um certificado emitido na Plataforma SIGO, assim como acesso ao Passaporte Qualifica.

Ana Barbosa
Oney

Comecei esta formação com noções básicas e termino com um conhecimento imenso do que é ser formador. Esta formação foi uma mais valia imensa para o meu trabalho, agora sim conseguirei fazer formações de qualidade.

Lígia Lopes
Oney

Obrigada pela vossa simpatia profissionalismo e disponibilidade desde o 1º dia. Mesmo existindo módulos E-Learning, sempre me senti acompanhada e apoiada.

Fábio Castro
Oney

Obrigado B-Training, pela excelente equipa de formadores. Sem dúvida que este curso será uma mais valia para o futuro.

Liliana Sousa
Nextart - Centro de Formação Artística

Termino o Master em Gestão de Formação de coração e mente cheios. Foi a primeira vez que frequentei um curso à Distância e foi dos cursos mais “humanos” em que participei. Isto porque o acompanhamento é constante e a tutora Mafalda Isaac está à distância de um simples “clique”, sempre pronta a dar um feedback completo e instrutivo. Senti sempre que estava a ter um acompanhamento personalizado, provavelmente bem mais do que num curso presencial. Muito obrigada à B-Training e, sobretudo, à minha tutora Mafalda Isaac, pelo profissionalismo e pela qualidade dos conteúdos deste curso. Sinto-me muito mais preparada para este mundo incrível e fascinante da Gestão de Formação!

Paula Gomes

O curso foi excelente. A metodologia seguida foi muito pedagógica, determinante para a compreensão e consolidação dos conhecimentos. A “presença” permanente do e-tutor (Hugo Leitão) foi fundamental para manter a confiança, o ritmo, cumprir os prazos e alcançar os objetivos. Muito obrigada.

Lara Almeida

Devido às novas tecnologias e ao aparecimento de novas ferramentas de trabalho e novos sistemas de informação é importante analisar novas formas de proporcionar formação profissional aos formandos, até porque cada vez mais a tecnologia faz parte das nossas vidas e o interesse por parte dos formandos por estas formas de aprendizagem é crescente. Por isso, ao inscrever-me no curso de E-Tutor na B-Training tinha uma expetativa elevada e não me enganei, pois neste curso foram abordados todos os conteúdos teóricos e práticos que me deram as competências necessárias e exigidas a um formador que queira se tornar num E-Tutor. Obrigada.

Cláudia Pereira
Omni Control

Agradeço à B-Training pela formação de qualidade que me prestou. Sinto-me mais à vontade para interagir com a Plataforma SIGO e tornar a Certificação dos nossos alunos mais rápida e eficaz. Muito obrigada pela vossa disponibilidade.

Eduardo Hortinha
EMEL

Foi a primeira vez que frequentei um curso nesta modalidade e fique fã, pois a metodologia empregue permite uma total flexibilidade de horários e prazos, o que me proporcionou fazer este curso ao meu ritmo e em qualquer local: casa, trabalho, etc. Excelente apoio pedagógico por parte do meu tutor, sempre disponível, bem como do material disponibilizado nos diversos módulos. Recomendo vivamente!

Alexandra Gomes
Carris

Uma equipa de trabalho 5 estrelas, com grandes profissionais que nos facilitaram a aprendizagem em cada módulo. Obrigada!

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