Os Pilares da Formação: Dinamizar Sessões Criativas e Motivadoras

Formação em E-Learning

DESTINATÁRIOS
Todos os profissionais interessados em desenvolver competências na área do planeamento e dinamização de sessões de formação.
DURAÇÃO E LOCAL
Ação: 30 horas Local: Plataforma B-Training Academy – www.b-trainingacademy.pt Data de início e horários: É elaborado um cronograma por formando, pelo que poderá iniciar o curso na data e no horário que desejar. As sessões síncronas / webinars são agendadas com o e-tutor do curso, em horários a definir por ambas as partes.
TIPO DE FORMAÇÃO
Modalidade de Formação: Formação Contínua Forma de Organização da Formação: Formação em E-Learning
VALOR DO CURSO
Para ficar a saber o valor deste curso, basta contactar-nos
A B-Training, Consulting é uma entidade certificada pela DGERT, pelo que o valor do curso é isento de IVA: artigo 9º, nº 10 do CIVA.

Objetivo Geral:

Este curso visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a prática formativa. Estas competências situam-se ao nível da animação da formação e na conceção, desenvolvimento e avaliação de sessões de formação.

Objetivos Específicos:

  • Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação;
  • Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
  • Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação;
  • Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
  • Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação.
Os conteúdos programáticos do curso Os Pilares da Formação: dinamizar Sessões Criativas e Motivadoras da B-Training, Consulting serão organizados por módulos, segundo um desenvolvimento sequencial.

MÓDULOS

  1. Fatores Diferenciadores para uma Formação de Sucesso

    1. Comunicação e Comportamento Relacional:
      • A Comunicação;
      • Estilos de Comunicação;
      • Fatores Potenciadores / Inibidores do Relacionamento Interpessoal e Comunicacional;
      • Estilos de Liderança e os seus Efeitos na Prática Pedagógica.

    2. Diversidade em Contexto de Formação:
      • Os Conflitos

    3. Metodologias e Estratégias Pedagógicas:
      • Conceito de Métodos e Técnicas Pedagógicas;
      • Relação dos Métodos com as Técnicas;
      • O Método Expositivo;
      • O Método Interrogativo;
      • O Método Demonstrativo;
      • O Método Ativo.

  2. Planear a Formação

    1. Desenho do Processo de Formação – Aprendizagem:
      • Ato de Planear a Formação;
      • Os Três Níveis de Planificação da Formação;
      • O Plano de Formação como Instrumento de Gestão;
      • A Planificação da Ação de Formação;
      • O Plano de Sessão.

    2. Competências e Objetivos Operacionais:
      • Perspetivando os Objetivos;
      • No âmbito da Formação Profissional;
      • Objetivos de Formação VS. Objetivos Pedagógicos;
      • Objetivos Pedagógicos – Características;
      • Classificação dos Objetivos Pedagógicos;
      • Como Formular Corretamente Objetivos Pedagógicos.

  3. O Processo de Avaliação da Formação: das metodologias aos instrumentos

    1. Avaliação Quantitativa e Qualitativa:
      • A Importância de Avaliar;
      • As Dificuldades em Avaliar a Formação;
      • A Avaliação na Formação;
      • O Sistema de Avaliação.

    2. Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho:
      • Avaliação da Formação

ESTRATÉGIA METODOLÓGICA

O curso decorrerá em ambiente e-learning, através da plataforma de aprendizagem B-Training Academy que se encontra acessível em: https://b-trainingacademy.pt/

Ao longo do curso, serão realizadas duas sessões síncronas, em que estará simultaneamente online com o tutor. Estas sessões são devidamente agendadas de acordo com a sua disponibilidade e realizar-se-ão na meeting room. A primeira sessão síncrona será realizada no primeiro dia da formação, sendo a data e hora agendadas no ato da inscrição. Para além destas sessões o curso caracteriza-se pelo visionamento das temáticas do curso, segundo o seu próprio ritmo e disponibilidade, em articulação com a realização de exercícios de aplicação e sistematização.

O curso é organizado sobre um modelo centrado no conteúdo e nos recursos disponibilizados como fonte de aprendizagem, ajustados ao desenvolvimento de um percurso individual.

É assegurada uma relação ativa entre o conteúdo e o formando, exigindo interatividade entre ambos em diversos momentos. O conteúdo vai sendo partilhado sob a forma expositiva, interrogativa e ativa.

Toda a informação relacionada com o curso encontra-se na própria estrutura do mesmo. Com efeito, ao longo do curso vão surgindo diversos momentos em que será conduzido a explorar em detalhe o conteúdo que está a ser partilhado. Este aspeto tem a particularidade de não ser capaz de avançar no curso, sem que o conteúdo associado seja previamente explorado.

Para o desenvolvimento do curso, contará com o apoio da Equipa Técnico-Pedagógica para esclarecimento de questões (tempo máximo de resposta 48 horas).

CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS

Os canais de distribuição dos conteúdos para desenvolvimento do curso que o formando tem disponíveis assumem a forma de um manual relativo ao curso e exercícios de aplicação/sistematização sobre a temática, ao longo do curso.

A informação relacionada com o curso encontra-se na própria estrutura do mesmo, pelo que se assume igualmente como um suporte de apoio à aprendizagem, na medida em que fica arquivado no seu histórico e pode ser revisto sempre que desejar.

ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DE TUTORIA

Existe um acompanhamento do percurso de formação por parte da Equipa Técnico-Pedagógica, encontrando-se sempre disponível para apoio técnico ao curso e para esclarecimento de questões. Existe um sistema de mensagens na Plataforma que poderá utilizar para contacto direto.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

A metodologia de avaliação das aprendizagens a aplicar no presente curso, terá como base uma Avaliação Formativa, concretizada através da realização das diferentes atividades previstas em cada um dos módulos que compõem o Curso. Com esta avaliação pretende-se, verificar se os resultados esperados foram alcançados.

CALENDARIZAÇÃO

A cada formando será atribuído um cronograma

Horário a definir entre o formando e o e-tutor

A cada formando será atribuído um cronograma

Horário a definir entre o formando e o e-tutor

OS NOSSOS CLIENTES:

"Mesmo pensando que se sabe tudo há sempre algo que se aprende com os excelentes profissionais da vossa empresa. Muito obrigado."
Basílio Correia
AGEAS 06-20

PEDIDO DE INFORMAÇÕES






    Ao efetuar o preenchimento deste formulário aceito, de livre e espontânea vontade, que a informação que nele preencho é da minha responsabilidade e que estou de pleno acordo com a política de privacidade da B-Training, Consulting, a qual li aqui.

    CERTIFICAÇÃO

    A B-Training, Consulting é uma entidade certificada pela DGERT e com o Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores reconhecido pelo IEFP nas modalidades Presencial, B-learning e E-learning (situação excecional ao abrigo da vigência do Decreto-Lei nº 10-A/2020, de 13 de março).

    Assim, no final do curso os formandos terão direito a um certificado emitido na Plataforma SIGO, assim como acesso ao Passaporte Qualifica.

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