
De Formador a E-Formador. Que Ferramentas de Dinamização da Formação tenho ao meu dispor?
Com o exponencial aumento da procura da formação a distância, os formadores enfrentam hoje novos desafios que implicam um leque de novas competências que lhes permitam ministrar formação online. Ao contrário do que se pensou durante algum tempo, dinamizar formação a distância encerra em si mesmo uma série de especificidades diferentes do contexto da formação quando ministrada presencialmente.
Selecionar uma sala de formação online, recorrer a pedagogias adaptadas, mobilizar formatos diferentes, são alguns destes desafios. A utilização de ferramentas simples, mas diversificadas, são determinantes para garantir o sucesso de uma formação dinamizada nesta modalidade.
Em primeiro lugar é importante selecionar a ferramenta que servirá de suporte à interação. Poderá optar, entre outras, pelo serviço de conferência remota Zoom, Microsoft Teams ou Google Meet. Embora todas tenham algumas características em comum, como é o caso de existir a possibilidade de aceder de forma gratuita, de ter a presença de um “chat”, que permite a interação entre os diferentes participantes, e de ser possível a gravação das sessões, deverá ter o cuidado de analisar as caraterísticas mais particulares de cada uma destas ferramentas para selecionar aquela que melhor se adapta à especificidade da sessão que pretende dinamizar e ao perfil dos seus formandos.
Depois de selecionada a ferramenta de comunicação é igualmente importante pensar na forma como irá desenvolver a sua sessão e criar interação entre os diferentes intervenientes.
Comece por promover uma atividade de “quebra-gelo”. Não nos podemos esquecer que nem todas as pessoas se sentem seguras a frequentar este modelo de formação! É importante desmistificar os receios iniciais.
Não se esqueça também de promover atividades diferenciadas que garantam a inclusão de todos os formandos.
No sentido de promover a interação entre os participantes deixamos-lhes a sugestão de recorrer a ferramentas como o Mentimeter (www.mentimeter.com) ou o Kahoot (www.kahoot.com).
Promova jogos de perguntas e respostas, recorrendo ao Quizizz (www.quizizz.com); é uma forma divertida e dinâmica que permite fazer a avaliação das aprendizagens realizadas.
Pode também organizar atividades colaborativas, recorrendo ao Google Docs, como por exemplo a construção de apresentações online.
Presencial ou a distância, nunca nos podemos esquecer que a formação deve ser sempre centrada nos formandos e nas suas necessidades de formação e por isso nunca se esqueça de valorizar os progressos realizados.
Se pretende certificar-se enquanto e-tutor e aprofundar as suas competências, não perca o nosso curso “E-tutor: especialização pedagógica”.
Pode consultar os conteúdos do mesmo em https://b-training.pt/formacao/pedagogica/e-tutor/
Boas Sessões!