E-Formador / E-Tutor: Especialização Pedagógica em Formação a Distância
Formação em E-Learning
DESTINATÁRIOS
Formadores, Diretores de Formação, Responsáveis e Técnicos de Formação, Coordenadores de Formação (presencial e a distância) e Responsáveis de Projetos E-Learning; Todos os indivíduos motivados para o desenvolvimento de competências e conhecimentos inerentes à função de formador / tutor em E-Learning.DURAÇÃO E LOCAL
Ação: 60 horasLocal: Plataforma B-Training Academy – www.b-trainingacademy.pt
Data de início e horários: É elaborado um cronograma por formando, pelo que poderá iniciar o curso na data e no horário que desejar. As sessões síncronas / webinars são agendadas com o e-tutor do curso, em horários a definir por ambas as partes.
VALOR DO CURSO Para ficar a saber o valor deste curso, basta contactar-nos
Naturalmente que cada curso tem a sua especificidade em termos de aprofundamento de conteúdos e da metodologia mobilizada. Deixamos-lhes abaixo alguns dos principais fatores diferenciadores do nosso curso, os quais têm concorrido para termos já ultrapassado as 100 edições:
- Terá um e-tutor que o acompanhará diariamente ao longo de todo o curso;
- Ao longo do curso estão previstos 3 webinars, momentos em que será realizada uma sessão individual com o e-tutor, na qual poderá esclarecer todas as suas dúvidas;
- O e-tutor do curso é um profissional especializado na área, que conta com experiência do foro pedagógico assim como técnico;
- Para cada formando é desenhado um cronograma individual e personalizado;
- O nosso curso foi concebido fruto da experiência de anos de trabalho na formação a distância, uma das nossas áreas core.
No final do Curso os formandos deverão ser capazes de:
Apreciar o perfil do E-Formador / E-Tutor e as características da modalidade E-Learning face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:
- Caracterizar a modalidade E-Learning;
- Identificar os principais componentes de um sistema de E-Learning;
- Identificar as competências exigíveis ao E-Formador / E-Tutor em função dos sistemas em que intervém;
- Reconhecer a evolução do perfil dos formadores e E-Formadores / E-Tutores devido às TIC.
Preparar, dinamizar e avaliar uma unidade de formação:
- Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
- Identificar os aspetos a ter em conta na seleção dos métodos e técnicas pedagógicos em E-Learning;
- Formar e trabalhar em ambientes E-Learning;
- Orientar e dinamizar grupos em ambiente E-Learning;
- Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada para o E-Learning;
- Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
- Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva;
- Desenvolver um dispositivo de avaliação estratégico para a formação útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação E-Learning;
- Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática.
- Apresentação do E-Formador / E-Tutor e dos E-Formandos.
- Apresentação do curso, objetivos, metodologias de trabalho e modelo de avaliação.
- Abordagem à plataforma da B-Training, Consulting – B-Training Academy (BTA);
- E-learning e Multimédia: a Formação a Distância (6 H)
- Conceitos e teorias da aprendizagem em E-Learning.
- Modelos pedagógicos;
- Conteúdos multimédia;
- Plataformas E-learning (7 H)
- Sistemas de gestão de aprendizagem;
- Plataformas E-Learning.
- E-conteúdos (7 H)
- Organização dos conteúdos segundo as normas internacionais;
- Conceção e organização de E-Conteúdos;
- Normas SCORM.
- Perfil do E-Formador / E-Tutor (8 H)
- O Formador e o E-Formador / E-Tutor;
- Competências do E-Formador / E-Tutor;
- Premissas de atuação do E-Formador / E-Tutor.
- Relação Pedagógica e Dinâmica de Grupos Online (8 H)
- Comunidades de aprendizagem online.
- A comunicação online.
- Estratégias de dinamização e moderação de grupos online;
- Métodos e Técnicas Pedagógicas (8 H)
- Métodos e técnicas utilizados em E-Learning;
- Características, vantagens e desvantagens dos vários métodos.
- Avaliação em E-learning (8 H)
- Controlo e análise de dados em E-Learning;
- A avaliação em E-Learning.
- Projeto (8 h)
- Desenho de um projeto E-Learning
METODOLOGIA
O curso decorrerá em ambiente E-Learning, através da plataforma que a B-Training, Consulting dispõe para dinamização de cursos a distância.
A plataforma dispõe de diversas ferramentas multimédia e interativas que permitem a realização de atividades síncronas e assíncronas pelo que no decorrer do curso será disponibilizado um fórum, que permitirá acompanhar e desenvolver os conteúdos através de uma tutoria ativa, bem como sessões síncronas na sala de conversação, as quais visam o esclarecimento de questões mais específicas.
A metodologia do curso é essencialmente ativa, com base na pesquisa e partilha de informação, de modo a que os formandos fiquem preparados para assumirem futuras tarefas enquanto E-Formadores / E-Tutores.
AVALIAÇÃO
A avaliação das aprendizagens dos formandos será realizada através da análise dos produtos concebidos no decorrer dos módulos.
Todos os módulos são de realização obrigatória e em cada módulo existirão diversas atividades a realizar, consoante as temáticas.

CALENDARIZAÇÃO
A cada formando será atribuído um cronograma
Horário a definir entre o Formando e o E-Formador / E-Tutor
A cada formando será atribuído um cronograma
Horário a definir entre o Formando e o E-Formador / E-Tutor
OS NOSSOS CLIENTES:
















PEDIDO DE INFORMAÇÕES
CERTIFICAÇÃO


A B-Training, Consulting é uma entidade certificada pela DGERT e com o Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores reconhecido pelo IEFP nas modalidades Presencial, B-learning e E-learning (situação excecional ao abrigo da vigência do Decreto-Lei nº 10-A/2020, de 13 de março).
Assim, no final do curso os formandos terão direito a um certificado emitido na Plataforma SIGO, assim como acesso ao Passaporte Qualifica.