CONDUÇÃO EFICAZ DE REUNIÕES
Formação em E-Learning
Destinatários
Todos os profissionais interessados em desenvolver competências de organização e gestão eficaz de reuniões.
Duração: 4 horas
Disponibilidade: O curso estará disponível durante 30 dias, a partir do momento em que o mesmo seja disponibilizado
Local: Plataforma B-Training Academy – www.b-trainingacademy.pt
Data de início e horários: É elaborado um cronograma por formando, pelo que poderá iniciar o curso na data e no horário que desejar. As sessões síncronas / webinars são agendadas com o e-tutor do curso, em horários a definir por ambas as partes.
Modalidade de Formação: Contínua
Forma de Organização: E-Learning
Valor do Curso: Para ficar a saber o valor deste curso, basta contactar-nos
A B-Training, Consulting é uma entidade certificada pela DGERT, pelo que o valor do curso é isento de IVA: artigo 9º, nº 10 do CIVA.
No final do Curso os formandos deverão ser capazes de:
- Reconhecer a importância da eficácia de uma reunião;
- Identificar as principais fases de uma reunião;
- Descrever os elementos basilares de cada uma das fases;
- Definir algumas estratégias de planeamento e gestão de uma reunião;
- Diferenciar os comportamentos de Liderança nas Reuniões;
- Identificar as categorias do comportamento que encontram o seu foco nas funções do líder;
- Definir o comportamento de Liderança de Reuniões Tradicional e Liderança Centrada no Grupo;
- Analisar criticamente a Liderança de Reuniões Tradicional e a Liderança Centrada no Grupo;
- Reconhecer a importância da criatividade na dinâmica de uma reunião;
- Identificar as principais ferramentas de pensamento criativo disponíveis para dinamização de uma reunião;
- Definir estratégias adequadas para o encerramento de uma reunião;
- Elaborar um plano de ação pós-reunião;
- Identificar estratégias de acompanhamento pós-reunião (follow-up);
- Reconhecer a importância do follow-up para a operacionalização das decisões.
Os conteúdos programáticos do Curso de Condução Eficaz de Reuniões da B-Training, Consulting serão organizados por módulos, segundo um desenvolvimento sequencial.
MÓDULOS
- Condução de reuniões produtivas
- Preparação da reunião e algumas linhas de orientação
- Da apresentação ao encerramento
- Reunir à distância: o mundo das videoconferências
- A liderança do animador de reuniões na gestão de situações difíceis
- Comportamentos de liderança nas reuniões:
- Tipos de comportamentos de liderança nas reuniões
- Funções e objetivos dos diferentes tipos de comportamento
- Liderança Tradicional vs. Centrada no Grupo
- A criatividade como ferramenta de liderança:
- Inovação nas reuniões
- Pensamento criativo: Atenção, Evasão e Movimento
- Ferramentas que fomentam o pensamento criativo:
- Diversidade de ferramentas: Troca de Papéis, Rompimento de regras, Jogo de Palavras, entre outras
- Comportamentos de liderança nas reuniões:
- Encerramento e Acompanhamento das decisões obtidas em reunião
- Aplicações práticas de acompanhamento
- Ferramenta dos 4 R’s: Reparar, Refinar, Renovar, Reinventar
- Estruturação de mecanismos de follow-up
- Criação de planos de ação
- Aplicações práticas de acompanhamento
METODOLOGIA
A metodologia predominante do curso caracteriza-se pelo visionamento, pelo formando, das temáticas do curso, segundo o seu próprio ritmo e disponibilidade, em articulação com a realização de testes modulares.
O curso é organizado sobre um modelo centrado no conteúdo e nos recursos disponibilizados como fonte de aprendizagem, ajustados ao desenvolvimento de um percurso individual.
O conteúdo vai sendo partilhado com o formando sob a forma expositiva e interrogativa, de modo a comprovar a aquisição dos conteúdos transmitidos.
Toda a informação relacionada com o curso encontra-se na própria estrutura do mesmo. O formando apenas pode avançar no curso se o conteúdo associado seja previamente explorado, porém pode sempre visitar os conteúdos anteriores.
Para o desenvolvimento do curso, o formando conta com o apoio da Equipa Técnico-Pedagógica para esclarecimento de questões (tempo máximo de resposta 48 horas).
AVALIAÇÃO
A metodologia de avaliação das aprendizagens a aplicar no presente curso será realizada em duas fases, nomeadamente através da avaliação contínua (formativa) e da avaliação final (sumativa).
A avaliação contínua (formativa) será realizada no final de cada módulo, após a exploração do conteúdo interativo, apresentando-se em cada um dos três módulos de forma distinta.
A implementação terá por base a técnica de análise de estudos de caso para a posterior aplicação em situações concretas e a resposta a questões de escolha múltipla, de verdadeiro ou falso e de associação, estando em harmonia com os objetivos específicos delineados para cada um dos módulos do curso.
Avaliação Sumativa, concretizada através da realização de um teste de avaliação final (50%) e da realização de trabalho final (50%). Com esta avaliação pretende-se, verificar se os resultados esperados foram alcançados pelo formando.
É em função da análise destes diferentes elementos que resultará uma classificação final de curso, de acordo com a escala de avaliação numérica de 1 a 5 com a seguinte correspondência em termos qualitativos:
- Nível 1 – Muito Insuficiente
- Nível 2 – Insuficiente
- Nível 3 – Suficiente
- Nível 4 – Bom
- Nível 5 – Muito Bom
A aprovação do formando no final do curso será determinada pelos seguintes critérios:
- Considera-se que um formando teve aproveitamento no curso – apto – quando a sua classificação final for igual ou superior ao nível 3, correspondendo em termos qualitativos a “Suficiente”.
- Considera-se que um formando não teve aproveitamento no curso – não apto – quando a sua classificação final for igual ou inferior ao nível 2, correspondendo em termos qualitativos a “Insuficiente”.
No final do curso, se obtiver aprovação, o formando tem direito a receber um Certificado de Formação Profissional.