COMUNICAÇÃO ASSERTIVA COM PNL
Formação em E-Learning
Destinatários
Todos os profissionais interessados em desenvolver competências de comunicação assertiva.
Duração: 4 horas
Disponibilidade: O curso estará disponível durante 30 dias, a partir do momento em que o mesmo seja disponibilizado
Local: Plataforma B-Training Academy – www.b-trainingacademy.pt
Data de início e horários: É elaborado um cronograma por formando, pelo que poderá iniciar o curso na data e no horário que desejar. As sessões síncronas / webinars são agendadas com o e-tutor do curso, em horários a definir por ambas as partes.
Modalidade de Formação: Contínua
Forma de Organização: E-Learning
Valor do Curso: Para ficar a saber o valor deste curso, basta contactar-nos
A B-Training, Consulting é uma entidade certificada pela DGERT, pelo que o valor do curso é isento de IVA: artigo 9º, nº 10 do CIVA.
- Reconhecer o que é a comunicação assertiva e qual a sua importância;
- Identificar os elementos e estilos de comunicação;
- Reconhecer alguns dos obstáculos que perturbam a comunicação;
- Identificar diversas técnicas para uma comunicação assertiva;
- Identificar o que é a PNL e a sua relevância para a comunicação assertiva;
- Mobilizar uma linguagem positiva no ato de comunicar;
- Reconhecer as especificidades existentes na comunicação verbal e não verbal;
- Reconhecer a importância da Comunicação nas Empresas e Organizações, através da aplicação de uma postura assertiva e das principais técnicas de PNL.
Os conteúdos programáticos do Curso de Comunicação Assertiva com PNL da B-Training, Consulting serão organizados por módulos, segundo um desenvolvimento sequencial.
MÓDULOS
- Fundamentos da Comunicação com PNL
- Introdução aos Elementos da Comunicação
- A Complexidade do Ato de Comunicar
- Metáfora do Iceberg
- Comunicação Eficiente e Comunicação Eficaz
- Fatores que Intervêm na Fidelidade da Comunicação
- A Importância dos Silêncios no Processo de Comunicação
- Técnica da Escuta Ativa no Processo de Comunicação
- O que é a Comunicação Assertiva?
- Estilos de Comportamento na Comunicação
- Características de um Comunicador Assertivo
- PNL aplicada à Comunicação Assertiva
- Programação Neurolinguística
- O que é PNL?
- O Mapa Não é o Território
- Sistemas de Representação
- Técnicas de PNL aplicáveis à Comunicação Assertiva.
- Perguntas Abertas ou Fechadas
- Técnica das Posições Percetuais
- A Importância do Rapport no Contexto Profissional
- Âncoras
- Feedback
- Técnicas complementares de PNL aplicáveis à Comunicação Assertiva
- Relaxamento e respiração
- Programação Neurolinguística
- Comunicação Assertiva com PNL Aplicada a Pessoas e Organizações
- Comunicação Intrapessoal (Connosco Próprios)
- Autoimagem
- Lidar com Sentimentos de Contrariedade
- Utilização de Frases Positivas
- Comunicação Interpessoal (Com os Outros)
- Perceção
- Comunicação Não Verbal
- Comunicação Verbal
- Barreiras à Comunicação
- Construir a Confiança
- Comunicação nas Empresas e Organizações
- Benefícios da PNL para as Empresas e Organizações
- Tipos Redes de Comunicação
- Técnicas de Assertividade em Situações de Discórdia
- Comunicação Intrapessoal (Connosco Próprios)
Encerramento
- Ideias Chave a Reter
- Os Mandamentos da Comunicação Assertiva
METODOLOGIA
A metodologia predominante do curso caracteriza-se pelo visionamento, pelo formando, das temáticas do curso, segundo o seu próprio ritmo e disponibilidade, em articulação com a realização de exercícios de aplicação e sistematização.
O curso é organizado sobre um modelo centrado no conteúdo e nos recursos disponibilizados como fonte de aprendizagem, ajustados ao desenvolvimento de um percurso individual.
É assegurada uma relação ativa entre o conteúdo e o formando, existindo interatividade, sendo solicitado ao mesmo, em diversos momentos. O conteúdo vai sendo partilhado com o formando sob a forma expositiva, interrogativa e ativa.
Toda a informação relacionada com o curso encontra-se na própria estrutura do mesmo. Com efeito, ao longo do curso vão surgindo diversos momentos em que o formando é conduzido a explorar em detalhe o conteúdo que está a ser partilhado. Este aspeto tem a particularidade do formando não ser capaz de avançar no curso, sem que o conteúdo associado seja previamente explorado.
Para o desenvolvimento do curso, o formando conta com o apoio da Equipa Técnico-Pedagógica para esclarecimento de questões (tempo máximo de resposta 48 horas).
AVALIAÇÃO
A metodologia de avaliação das aprendizagens a aplicar no presente curso, terá como base uma Avaliação Sumativa, concretizada através da realização de um teste de avaliação final. Com esta avaliação pretende-se, verificar se os resultados esperados foram alcançados pelo formando.
É em função da análise destes diferentes elementos que resultará uma classificação final de curso, de acordo com a escala de avaliação numérica de 0 a 100 com a seguinte correspondência em termos qualitativos:
- 0% – 39% – Muito Insuficiente
- 40% – 69% – Insuficiente
- 70% – 79% – Suficiente
- 80% – 89% – Bom
- 90% – 100% – Muito Bom
A aprovação do formando no final do curso será determinada pelos seguintes critérios:
- Considera-se que um formando teve aproveitamento no curso – apto – quando a sua classificação final for igual ou superior a 70%, correspondendo em termos qualitativos a “Suficiente”.
- Considera-se que um formando não teve aproveitamento no curso – não apto – quando a sua classificação final for igual ou inferior a 69%, correspondendo em termos qualitativos a “Insuficiente”.
No final do curso, se obtiver aprovação, o formando tem direito a receber um Certificado de Formação Profissional.