CURSO DE GESTÃO DO TEMPO E DA PRODUTIVIDADE

FORMAÇÃO EM E-LEARNING
DESTINATÁRIOS

Todos os profissionais interessados em desenvolver competências de gestão do tempo e da produtividade.

DURAÇÃO E LOCAL

Ação: 15 horas

Local: Plataforma B-Training Academy – www.b-trainingacademy.pt

Horários sessões síncronas: a definir posteriormente

TIPO DE FORMAÇÃO

Modalidade de Formação:  Formação Continua

Forma de Organização da Formação: Formação em e-learning, a distância

VALOR DO CURSO

Sob consulta

Aplicação de desconto para desempregados (mediante apresentação da cópia da inscrição no IEFP).

Uma vez que a B-Training, Consulting é uma entidade certificada pela DGERT o valor é isento de IVA: n.º 9º do CIVA.

No final do Curso os formandos deverão ser capazes de:

Identificar as áreas de melhoria na gestão e organização individual do tempo disponível, tendo por base as 5 subcategorias do tempo;

Distinguir e aplicar, diariamente, as 7 leis da gestão do tempo e da produtividade;

Identificar desperdiçadores de tempo e elaborar estratégias para reduzir o seu impacto;

Evitar o perfecionismo, ultrapassar a procrastinação e saber delegar;

Gerir reuniões de forma eficaz e torná-las produtivas;

Colocar em prática estratégias para a gestão eficiente do e-mail;

Identificar os benefícios de se focar nas atividades importantes e não urgentes;

Estruturar um plano mensal, semanal e diário de gestão do tempo.

Os conteúdos programáticos do Curso de Gestão do Tempo e da Produtividade da B-Training, Consulting serão organizados por módulos, segundo um desenvolvimento sequencial.

MÓDULOS

I – O TEMPO

– Subcategorias do Tempo

– As 7 Leis da Gestão do Tempo e da Produtividade
. Lei de Pareto ou a Regra dos 20/80
. Lei Da Sequência Homogénea de Trabalho
. Lei de Parkinson
. Lei da Contra Produtividade para além de Certo Limite
. Lei da Alternância
. Lei da Dimensão Subjetiva do Tempo
. Lei dos Ritmos Biológicos

– As Tríades da Gestão do Tempo
. Tríade do Super Homem
. Tríade do Homer Simpson
. Tríade do Equilibrista
. Tríade Ideal

 

II – Otimizar a Gestão do Tempo e da Produtividade

– Desperdiçadores de Tempo

– Perfecionismo

– Procrastinação

– Delegação
. Porque não delegamos?
. Porquê delegar
. Como delegar

– Saber Dizer “Não”

– Gestão Eficaz de Reuniões
. O que EVITAR para garantir reuniões produtivas
. O que FAZER para garantir reuniões produtivas
. Como impor o ritmo durante uma reunião

– Gestão do e-mail
. Conceito “Inbox Zero”
. Dicas para a gestão eficaz do e-mail

– Gestão do Stress
. Gestão das expetativas
. Relaxamento com respiração abdominal

 

 III – Ferramentas para Organizar e Otimizar a Gestão do Tempo

– Definir Objetivos

– Lista de Tarefas Pendentes

– Matriz da Gestão do Tempo
. Quadrante I – Urgente e Importante
. Quadrante II – Não Urgente e Importante
. Quadrante III – Urgente e Não Importante
. Quadrante IV – Não Urgente e Não Importante
. Mude a sua via, centrando-se no Quadrante II
. A importância de saber dizer “Não”

– Planeamento Mensal, Semanal e Diário

– Foco nos objetivos, nas tarefas e no planeamento
. Estratégias para manter e melhorar o seu foco

 

TOTAL – 15 HORAS

METODOLOGIA

Valorizando os princípios da aprendizagem dos indivíduos adultos, a ação de formação será dinamizada com base na disponibilização de conteúdo interativo, que possibilitará a exploração dos conteúdos-chave das temáticas de uma forma dinâmica.

Apelando a uma análise reflexiva e crítica da parte dos formandos, haverá a colocação de questões e exemplos ao longo do curso, com base em descrições de situações concretas, passíveis de posterior aplicação e produção de boas práticas de gestão do tempo e da produtividade.

Ao longo do curso encontrará diversos vídeos animados e atividades interativas, tais como autodiagnósticos, para que tenha a possibilidade de participar e construir o seu percurso formativo.

O percurso formativo será individualizado. Os conteúdos e as respetivas atividades dos módulos serão disponibilizados à medida que o módulo anterior for terminado.

Serão igualmente aplicados testes de associação e escolha múltipla em que será possível a mobilização dos saberes nas questões colocadas.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação das aprendizagens do Curso será realizada através da avaliação final (sumativa).

A avaliação final (sumativa) será calculada através da realização de um teste (100%). Com esta avaliação pretende-se, sobretudo, a verificação dos resultados alcançados pelos formandos com os objetivos estabelecidos para a ação de formação.

É em função da análise destes diferentes elementos que resultará uma classificação final de curso, de acordo com a escala de avaliação numérica de 0 a 100 com a seguinte correspondência em termos qualitativos:

  • 0% – 19% – Muito Insuficiente
  • 20% – 49% – Insuficiente
  • 50% – 69% – Suficiente
  • 70% – 84% – Bom
  • 85% – 100% – Muito Bom

A aprovação do formando no final do curso será determinada pelos seguintes critérios:

  • Considera-se que um formando teve aproveitamento no curso – apto – quando a sua classificação final for igual ou superior a 70%, correspondendo em termos qualitativos a “Bom”.
  • Considera-se que um formando não teve aproveitamento no curso – não apto – quando a sua classificação final for igual ou inferior a 69%, correspondendo em termos qualitativos a “Suficiente”.

No final do curso, aos formandos será emitido um Certificado de Formação Profissional, de acordo com a Portaria em vigor.

O certificado será emitido através da Plataforma SIGO, ficando automaticamente registada a frequência da formação no Passaporte Qualifica.

CALENDARIZAÇÃO

A definir com os formandos

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Horário a definir

Dias a definir

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CERTIFICAÇÃO

A B-Training, Consulting é uma entidade certificada pela DGERT e com o Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores reconhecido pelo IEFP nas modalidades presencial e b-learning.

Assim, no final do curso os formandos terão direito a um certificado emitido na Plataforma SIGO, assim como acesso ao Passaporte Qualifica.