CONDUÇÃO EFICAZ DE REUNIÕES

Formação em E-Learning
DESTINATÁRIOS

Todos os profissionais interessados em desenvolver competências de organização e gestão eficaz de reuniões.

DURAÇÃO E LOCAL

Ação: 15 horas

Local: Plataforma B-Training Academy – www.b-trainingacademy.pt

Horários Sessões Síncronas: A definir posteriormente

TIPO DE FORMAÇÃO

Modalidade de Formação:  Formação Continua

Forma de Organização da Formação: Formação em E-Learning (a Distância)

VALOR DO CURSO

Sob consulta

Aplicação de desconto para desempregados (mediante apresentação da cópia da inscrição no IEFP).

Uma vez que a B-Training, Consulting é uma entidade certificada pela DGERT o valor é isento de IVA: n.º 9º do CIVA.

No final do Curso os formandos deverão ser capazes de:

Reconhecer a importância da eficácia de uma reunião;

Identificar as principais fases de uma reunião;

Descrever os elementos basilares de cada uma das fases;

Definir algumas estratégias de planeamento e gestão de uma reunião;

Diferenciar os comportamentos de Liderança nas Reuniões;

Identificar as categorias do comportamento que encontram o seu foco nas funções do líder;

Definir o comportamento de Liderança de Reuniões Tradicional e Liderança Centrada no Grupo;

Analisar criticamente a Liderança de Reuniões Tradicional e a Liderança Centrada no Grupo;

Reconhecer a importância da criatividade na dinâmica de uma reunião;

Identificar as principais ferramentas de pensamento criativo disponíveis para dinamização de uma reunião;

Definir estratégias adequadas para o encerramento de uma reunião;

Elaborar um plano de ação pós-reunião;

Identificar estratégias de acompanhamento pós-reunião (follow-up);

Reconhecer a importância do follow-up para a operacionalização das decisões.

Os conteúdos programáticos do Curso de Condução Eficaz de Reuniões da B-Training, Consulting serão organizados por módulos, segundo um desenvolvimento sequencial.

MÓDULOS

 

I – Condução de reuniões produtivas

– Preparação da reunião e algumas linhas de orientação

– Da apresentação ao encerramento

– Reunir à distância: o mundo das videoconferências

 

II – A liderança do animador de reuniões na gestão de situações difíceis

– Comportamentos de liderança nas reuniões:
. Tipos de comportamentos de liderança nas reuniões
. Funções e objetivos dos diferentes tipos de comportamento
. Liderança Tradicional vs. Centrada no Grupo

– A criatividade como ferramenta de liderança:
. Inovação nas reuniões
. Pensamento criativo: Atenção, Evasão e Movimento

– Ferramentas que fomentam o pensamento criativo:
. Diversidade de ferramentas: Troca de Papéis, Rompimento de regras, Jogo de Palavras, entre outras

 

III – Encerramento e Acompanhamento das decisões obtidas em reunião

– Aplicações práticas de acompanhamento
. Ferramenta dos 4 R’s: Reparar, Refinar, Renovar, Reinventar

– Estruturação de mecanismos de follow-up

– Criação de planos de ação

 

 TOTAL – 15 HORAS

METODOLOGIA

A metodologia predominante do curso caracteriza-se pelo visionamento, pelo formando, das temáticas do curso, segundo o seu próprio ritmo e disponibilidade, em articulação com a realização de testes modulares.

O curso é organizado sobre um modelo centrado no conteúdo e nos recursos disponibilizados como fonte de aprendizagem, ajustados ao desenvolvimento de um percurso individual.

O conteúdo vai sendo partilhado com o formando sob a forma expositiva e interrogativa, de modo a comprovar a aquisição dos conteúdos transmitidos.

Toda a informação relacionada com o curso encontra-se na própria estrutura do mesmo. O formando apenas pode avançar no curso se o conteúdo associado seja previamente explorado, porém pode sempre visitar os conteúdos anteriores.

Para o desenvolvimento do curso, o formando conta com o apoio da Equipa Técnico-Pedagógica para esclarecimento de questões (tempo máximo de resposta 48 horas).

 

AVALIAÇÃO

A metodologia de avaliação das aprendizagens a aplicar no presente curso será realizada em duas fases, nomeadamente através da avaliação contínua (formativa) e da avaliação final (sumativa).

A avaliação contínua (formativa) será realizada no final de cada módulo, após a exploração do conteúdo interativo, apresentando-se em cada um dos três módulos de forma distinta.

A implementação terá por base a técnica de análise de estudos de caso para a posterior aplicação em situações concretas e a resposta a questões de escolha múltipla, de verdadeiro ou falso e de associação, estando em harmonia com os objetivos específicos delineados para cada um dos módulos do curso.

Avaliação Sumativa, concretizada através da realização de um teste de avaliação final (50%) e da realização de trabalho final (50%). Com esta avaliação pretende-se, verificar se os resultados esperados foram alcançados pelo formando.

É em função da análise destes diferentes elementos que resultará uma classificação final de curso, de acordo com a escala de avaliação numérica de 1 a 5 com a seguinte correspondência em termos qualitativos:

  • Nível 1 – Muito Insuficiente
  • Nível 2 – Insuficiente
  • Nível 3 – Suficiente
  • Nível 4 – Bom
  • Nível 5 – Muito Bom

 

A aprovação do formando no final do curso será determinada pelos seguintes critérios:

  • Considera-se que um formando teve aproveitamento no curso – apto – quando a sua classificação final for igual ou superior ao nível 3, correspondendo em termos qualitativos a “Suficiente”.
  • Considera-se que um formando não teve aproveitamento no curso – não apto – quando a sua classificação final for igual ou inferior ao nível 2, correspondendo em termos qualitativos a “Insuficiente”.

No final do curso, se obtiver aprovação, o formando tem direito a receber um Certificado de Formação Profissional.

CALENDARIZAÇÃO

A definir com os formandos

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Horário a definir

Dias a definir

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CERTIFICAÇÃO

A B-Training, Consulting é uma entidade certificada pela DGERT e com o Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores reconhecido pelo IEFP nas modalidades presencial e B-Learning.

Assim, no final do curso os formandos terão direito a um certificado emitido na Plataforma SIGO, assim como acesso ao Passaporte Qualifica.

Leonor Nunes
Portugal Telecom

“Surpreendeu-me pela positiva. A formação foi bastante original. O formador fez-nos sentir confortáveis, independentemente das nossas capacidades e inseguranças. O formador demonstrou ser extremamente dedicado, claro e imaginativo. Excelente curso.”



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