COMUNICAÇÃO ASSERTIVA COM PNL

Formação em E-Learning
DESTINATÁRIOS

Todos os profissionais interessados em desenvolver competências de comunicação assertiva.

DURAÇÃO E LOCAL

Ação: 25 horas

Local: Plataforma B-Training Academy – www.b-trainingacademy.pt

Horários Sessões Síncronas: A definir posteriormente

TIPO DE FORMAÇÃO

Modalidade de Formação: Formação Contínua

Forma de Organização da Formação: Formação em E-Learning (a Distância)

VALOR DO CURSO

Sob consulta

Aplicação de desconto para desempregados (mediante apresentação da cópia da inscrição no IEFP).

Uma vez que a B-Training, Consulting é uma entidade certificada pela DGERT o valor é isento de IVA: n.º 9º do CIVA.

Reconhecer o que é a comunicação assertiva e qual a sua importância;

Identificar os elementos e estilos de comunicação;

Reconhecer alguns dos obstáculos que perturbam a comunicação;

Identificar diversas técnicas para uma comunicação assertiva;

Identificar o que é a PNL e a sua relevância para a comunicação assertiva;

Mobilizar uma linguagem positiva no ato de comunicar;

Reconhecer as especificidades existentes na comunicação verbal e não verbal;

Reconhecer a importância da Comunicação nas Empresas e Organizações, através da aplicação de uma postura assertiva e das principais técnicas de PNL.

Os conteúdos programáticos do Curso de Comunicação Assertiva com PNL da B-Training, Consulting serão organizados por módulos, segundo um desenvolvimento sequencial.

MÓDULOS

I – Fundamentos da Comunicação com PNL

– Introdução aos Elementos da Comunicação

– A Complexidade do Ato de Comunicar
. Metáfora do Iceberg
. Comunicação Eficiente e Comunicação Eficaz
. Fatores que Intervêm na Fidelidade da Comunicação
. A Importância dos Silêncios no Processo de Comunicação
. Técnica da Escuta Ativa no Processo de Comunicação

– O que é a Comunicação Assertiva?
. Estilos de Comportamento na Comunicação

– Características de um Comunicador Assertivo

 

II – PNL aplicada à Comunicação Assertiva

– PNL – Programação Neurolinguística
. O que é PNL?
. O Mapa Não é o Território
. Sistemas de Representação

– Técnicas de PNL aplicáveis à Comunicação Assertiva.
. Perguntas Abertas ou Fechadas
. Técnica das Posições Percetuais
. A Importância do Rapport no Contexto Profissional
. Âncoras
. Feedback

– Técnicas complementares de PNL aplicáveis à Comunicação Assertiva
. Relaxamento e respiração

 

III – Comunicação Assertiva com PNL Aplicada a Pessoas e Organizações

– Comunicação Intrapessoal (Connosco Próprios)
. Autoimagem
. Lidar com Sentimentos de Contrariedade
. Utilização de Frases Positivas

– Comunicação Interpessoal (Com os Outros)
. Perceção
. Comunicação Não Verbal
. Comunicação Verbal
. Barreiras à Comunicação
. Construir a Confiança

– Comunicação nas Empresas e Organizações
. Benefícios da PNL para as Empresas e Organizações
. Tipos Redes de Comunicação
. Técnicas de Assertividade em Situações de Discórdia

 

Encerramento

– Ideias Chave a Reter

– Os Mandamentos da Comunicação Assertiva

 TOTAL – 25 HORAS

METODOLOGIA

A metodologia predominante do curso caracteriza-se pelo visionamento, pelo formando, das temáticas do curso, segundo o seu próprio ritmo e disponibilidade, em articulação com a realização de exercícios de aplicação e sistematização.

O curso é organizado sobre um modelo centrado no conteúdo e nos recursos disponibilizados como fonte de aprendizagem, ajustados ao desenvolvimento de um percurso individual.

É assegurada uma relação ativa entre o conteúdo e o formando, existindo interatividade, sendo solicitado ao mesmo, em diversos momentos. O conteúdo vai sendo partilhado com o formando sob a forma expositiva, interrogativa e ativa.

Toda a informação relacionada com o curso encontra-se na própria estrutura do mesmo. Com efeito, ao longo do curso vão surgindo diversos momentos em que o formando é conduzido a explorar em detalhe o conteúdo que está a ser partilhado. Este aspeto tem a particularidade do formando não ser capaz de avançar no curso, sem que o conteúdo associado seja previamente explorado.

Para o desenvolvimento do curso, o formando conta com o apoio da Equipa Técnico-Pedagógica para esclarecimento de questões (tempo máximo de resposta 48 horas).

 

AVALIAÇÃO

A metodologia de avaliação das aprendizagens a aplicar no presente curso, terá como base uma Avaliação Sumativa, concretizada através da realização de um teste de avaliação final. Com esta avaliação pretende-se, verificar se os resultados esperados foram alcançados pelo formando.

É em função da análise destes diferentes elementos que resultará uma classificação final de curso, de acordo com a escala de avaliação numérica de 0 a 100 com a seguinte correspondência em termos qualitativos:

  • 0% – 39% – Muito Insuficiente
  • 40% – 69% – Insuficiente
  • 70% – 79% – Suficiente
  • 80% – 89% – Bom
  • 90% – 100% – Muito Bom

 

A aprovação do formando no final do curso será determinada pelos seguintes critérios:

  • Considera-se que um formando teve aproveitamento no curso – apto – quando a sua classificação final for igual ou superior a 70%, correspondendo em termos qualitativos a “Bom”.
  • Considera-se que um formando não teve aproveitamento no curso – não apto – quando a sua classificação final for igual ou inferior a 69%, correspondendo em termos qualitativos a “Suficiente”.

 

No final do curso, se obtiver aprovação, o formando tem direito a receber um Certificado de Formação Profissional.

CALENDARIZAÇÃO

A definir com os formandos

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Horário a definir

Dias a definir

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CERTIFICAÇÃO

A B-Training, Consulting é uma entidade certificada pela DGERT e com o Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores reconhecido pelo IEFP nas modalidades presencial e B-Learning.

Assim, no final do curso os formandos terão direito a um certificado emitido na Plataforma SIGO, assim como acesso ao Passaporte Qualifica.



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