B-Training, Consulting

Componentes Essenciais dos Jogos e de Ambientes Gamificados

14 de fevereiro de 2022

São múltiplas as componentes dos jogos e de ambientes gamificados. Porém, iremos apenas aqui focar aqueles que consideramos transversais aos jogos e à formação:

  • Regras: tanto na formação, como nos jogos, o utilizador deve estar informado das regras de funcionamento e o que dele é esperado. Isto ajuda o formando a visualizar as etapas para chegar ao seu objetivo;
  • Escolhas: esta é uma das características que permite ao utilizador ter um papel ativo no seu percurso. Atividades que permitam a realização de escolhas, podendo elas orientar o rumo a atividade ou atribuir pontuação, são uma interação importante para o envolvimento dos formandos;
  • Feeback: seja em contexto educativo/formativo ou em ambientes gamificados, o feedback é um elemento importante do processo. Este é a interação da atividade com o formando, permitindo-lhe analisar o seu percurso e prestação, bem como reorientá-lo para o caminho pretendido.

Deste modo, é possível compreender que existem elementos transversais aos jogos e a contextos formativos/educativos. Assim sendo, é normal que cada vez mais os processos de gamificação sejam aplicados nesta vertente, oferecendo um espaço lúdico e educativo para o utilizador.

 

Scroll to Top