7 de dezembro de 2021
A existência de atividades em cursos e-Learning é um elemento fulcral para o seu sucesso, porém, nem sempre é fácil escolher uma ferramenta para o seu desenvolvimento. Deste modo, existem alguns elementos que devemos considerar na escolha desta ferramenta:
- Elementos multimédia: é necessário aferir se a ferramenta permite integrar diversos conteúdos multimédia, como vídeos, ficheiros de áudio, imagens, linkes externos, entre outros.
- Bancos multimédia: deverá ser valorizada uma ferramenta que tenha os seus próprios bancos multimédia, como vídeos ou imagem, permitindo ao utilizador criar rapidamente as suas atividades.
- Opções de customização: quando mais opções de customização a ferramenta oferecer, melhor. Deste modo, é possível criar um produto altamente customizado e que melhor se adapte às necessidades de cada contexto.
- Opções de exportação: a forma como podemos exportar a atividade é particularmente importante, visto que será esta funcionalidade que ditará se uma ferramenta é adequada para o propósito pretendido, particularmente se a desejarmos implementar numa LMS.
Assim, é possível compreender que a escolha de uma ferramenta para o desenvolvimento de atividades é um processo delicado. É necessário saber o que se pretende criar, mas é igualmente importante escolher uma ferramenta que possa futuramente ser utilizada para a criação de outros conteúdos. Logo, uma ferramenta que permita a integração de diversos elementos, permita a sua customização de diversas formas e ofereça uma multiplicidade de formas de exportação, deverá ser uma ferramenta a considerar.