27 de outubro de 2021
Para elaborarmos um curso e-learning, é importante refletirmos sobre a escolha das ferramentas e dos recursos a utilizar.
As ferramentas dizem respeito aos programas que utilizamos para criar vários elementos, como vídeos animados ou programas para efetuar as nossas sessões síncronas, por exemplo: H5P, Powtoon, Zoom, entre muitos outros.
Os recursos dizem respeito aos elementos didáticos que são disponibilizados ao longo do curso com o objetivo de ajudar os formandos no seu processo de aprendizagem, como por exemplo manuais interativos ou outros conteúdos pedagógicos.
Quanto encontramos uma ferramenta ou recurso, devemos equacionar as seguintes questões para analisar se é de facto um bom material para o curso que pretendemos desenvolver:
- Esta ferramenta ou recurso vai de encontro aos objetivos que tinha pré-definido?
- Qual é a sua facilidade de acesso? O formando terá algum constrangimento em utilizá-la/o?
- Permite que o formando tenha interatividade ou passividade?
- Esta ferramenta ou recurso adiciona informação ou será apenas mais um conteúdo disponível?
- Esta ferramenta ou recurso permite trabalhar os conteúdos de diversas formas?
- Esta ferramenta ou recurso apresenta algum tipo de restrição? Por exemplo, número de participantes, tentativas/acessos, horas/dias de utilização (versões trial), entre outros;
- Tem um layout apelativo?
Através destas questões podemos fazer um balanço de quais são os aspetos positivos e os aspetos negativos de cada ferramenta ou recurso a utilizar.
Analise as ferramentas ou recursos e crie um curso de sucesso!
Artigo elaborado por Carolina Proença | B-Training, Consulting