21 de junho de 2022
O controlo da evolução da aprendizagem pelo formando através do retorno dos resultados da avaliação, é um dos três grandes requisitos que uma entidade formadora deve assegurar no cumprimento do Referencial de Certificação pela DGERT para a formação a distância.
Em termos de aprendizagem, a avaliação deve permitir fornecer informação ao formando relativa:
- Aos seus conhecimentos antes de iniciar a formação – avaliação diagnóstica;
- Aos resultados obtidos em termos de aprendizagem, de acordo com os critérios definidos, durante e no final da formação – avaliação de conhecimentos formativa, ou sumativa, ou ambas.
Podem ser ainda disponibilizados outros indicadores pertinentes para a avaliação da participação do formando e do seu nível de interação com os conteúdos e as atividades propostas.
A metodologia de avaliação dependerá do modelo pedagógico adotado, sendo que o formando deve ser orientado e encaminhado de forma muito clara e objetiva no seio da metodologia definida. Em todo o caso, o essencial é que o feedback seja adequado, em termos de qualidade, regularidade e personalização, podendo ser transmitido por escrito, via áudio ou vídeo.
Qualquer que seja o modelo de avaliação definido, a entidade deve assegurar que ficam garantidos:
- A fiabilidade da informação recolhida junto dos formandos;
- O retorno dos resultados da avaliação aos formandos, para apoiar de forma sistemática o processo de aprendizagem;
- A utilização dos resultados de avaliação para a melhoria contínua do dispositivo de formação adotado, nomeadamente os dados relativos à satisfação dos formandos.
No que se refere a este último ponto, de facto, para efeitos de melhoria contínua, é importante que a plataforma tecnológica de suporte à gestão das aprendizagens (LMS) integre um instrumento para avaliação da reação/ satisfação dos formandos com dimensões adequadas à formação e-learning, permitindo aceder à perspetiva do formando sobre o processo que frequentou.
Na B-Training, Consulting garantimos, com o nosso serviço de Consultoria E-Learning, que o projeto formativo das entidades formadoras apresenta as características acima indicadas para dar resposta às suas necessidades e garantir a qualidade pedagógica da sua intervenção formativa a distância, respeitando os requisitos da Certificação DGERT.