B-Training, Consulting

CERTIFICAÇÃO DGERT: A DEFINIÇÃO DE UM CAMINHO ESTRATÉGICO PARA A FORMAÇÃO

14 de abril de 2022

O processo de planeamento estratégico é uma realidade cada vez mais presente e premente nas Organizações portuguesas, fruto da necessidade de se fazer uma gestão mais criteriosa dos diversos recursos para se criarem produtos e serviços cada vez mais competitivos, como forma de garantir a sustentabilidade futura.

Um dos principais objetivos do planeamento estratégico é permitir que a gestão de um negócio ou serviço analise a situação presente e pense como pretende que o mesmo esteja no futuro, procurando traçar no presente um caminho a seguir rumo a esse futuro pretendido. Neste processo, deve definir onde e como pretende atuar, que oportunidades deve e não deve agarrar e, quais os recursos necessários para atingir os seus objetivos pretendidos.

Em termos práticos, esta reflexão estratégica termina com a elaboração de um mapa estratégico, no qual são definidos objetivos e iniciativas estratégicas que se refletem em planos de ação que devem ser executados para cumprir os objetivos estratégicos propostos. Estes planos de ação devem traduzir para cada objetivo estratégico, metas quantificáveis e exequíveis, acompanhadas de iniciativas ou atividades de implementação, indicadores de controlo/acompanhamento e monitorização, recursos humanos, materiais e financeiros envolvidos e calendarização prevista.

Transpondo o presente raciocínio para as Organizações que prestam serviços de Formação Profissional, um dos requisitos fundamentais do referencial de qualidade do Sistema de Certificação de Entidades Formadoras, regulado pela DGERT, prende-se com a afirmação de práticas que evidenciem os princípios do planeamento estratégico para o seu serviço de formação. Estas práticas traduzem-se na conceção e implementação do documento designado pelo Sistema de Certificação da DGERT como “Plano de Atividades”.

Entendendo que, de facto, o planeamento estratégico se assume como fundamental para a eficácia, rentabilidade e qualidade das práticas de gestão da formação, a B-Training, Consulting, no âmbito dos serviços associados com a obtenção e manutenção da Certificação DGERT, tem procurado contribuir para a afirmação de uma gestão da qualidade da Formação, alinhada com os princípios do planeamento estratégico.

Alda dos Santos Neves
B-Training, Consulting

Scroll to Top