B-Training Consulting

BALANÇO DE ATIVIDADES VS BALANCED SCORE CARD O QUE OS DISTINGUE NA CERTIFICAÇÃO DGERT?

21 de julho de 2022

Sendo a Formação Profissional assumidamente uma variável fundamental do desenvolvimento do fator humano nas Organizações, o acompanhamento e/ou a antecipação do desenvolvimento de competências técnicas e transversais, em função dos objetivos estratégicos organizacionais, implica que a Formação seja integrada e integre toda uma lógica de planeamento estratégico. Neste âmbito, é essencial a implementação de um plano de atividades estratégico, tendo em vista a promoção de um planeamento e desenvolvimento organizacional contínuo do serviço de Formação.

Em paralelo com a existência de um planeamento estratégico de toda a atividade, é igualmente fundamental o compromisso da Direção, para que exista persistência e convergência de atitudes para o alcançar dos objetivos definidos, e um acompanhamento em permanência da atividade formativa desenvolvida, assente em indicadores de monitorização que preconizam a revisão da atividade e a gestão da melhoria contínua.

A este nível, e por associação com a definição de um Sistema de Gestão da Formação que assenta nos princípios do planeamento estratégico, o Sistema de Certificação da DGERT prevê que o ciclo de gestão, iniciado com a planificação e conceção do Plano de Atividades, se encerre com a avaliação global da atividade formativa desenvolvida, na qual se inclui a elaboração do documento Balanço de Atividades. Como indica o Guia da Certificação da DGERT (versão 2.11), a elaboração deste documento implica que a entidade:

1.       Analise os resultados alcançados, revelados pelos indicadores de acompanhamento;

2.       Avalie o grau de cumprimento dos objetivos e metas, por comparação com o que foi planeado;

3.       Analise os desvios existentes face ao previsto;

4.       Identifique as áreas de melhoria derivadas desta análise, para as situações de não cumprimento dos objetivos ou metas;

5.       Integre as ações de melhoria identificadas no planeamento do novo ciclo de gestão.

 

 

E como se relaciona este documento – Balanço de Atividades -, exigido pela DGERT, com o Balanced Scorecard?

O conceito de Balanced Scorecard foi criado por David Norton e Robert Kaplan, professores de Harvard, para designar um modelo de gestão estratégica centrado na medição de resultados e definição de objetivos. De forma mais concreta, o modelo criado por estes dois autores tem como principal vantagem permitir a articulação dos resultados obtidos com os objetivos previstos, no sentido de se validar se se está a alcançar os objetivos estratégicos (no presente) e se se estão a preparar bem os objetivos futuros.

Assim sendo, não sendo o mesmo documento, a verdade é que o Balanço de Atividades, contemplado pelo Sistema de Certificação da DGERT, traduz a mesma filosofia de análise que o Balanced Scorecard, em termos de gestão estratégica e gestão da melhoria contínua: mais do que uma ferramenta para medir o desempenho, assume-se como um mecanismo para melhorar o desempenho.

 

Na B-Training, Consulting, no âmbito dos serviços associados com a obtenção e manutenção da Certificação DGERT, procuramos contribuir para o alinhamento dos nossos clientes com estes princípios da gestão estratégica.

Scroll to Top