Pedagogia ou tecnologia? (na formação e-learning)

Publicação na Revista Human  – Dezembro de 2017.

1ª Parte do Texto

“Há quantos anos ouvimos dizer que «o ‘e-learning’ é o futuro»?

Faz realmente muito tempo que esta questão está associada ao processo de planeamento estratégico quando pensamos a formação. Não obstante, só agora começa a ganhar efetivamente um lugar de destaque nas práticas quotidianas.

Se no passado as LMS (‘learning management systems’) disponíveis não estavam otimizadas e o acesso à Internet era mais limitado, no presente temos reunidas todas as condições para que a formação à distância ganhe cada vez mais terreno.

Na verdade, muito do que se apelidava de «formação ‘e-learning’» não passava somente de repositórios de informação numa plataforma, ou seja, numa outra forma de disponibilizar informação acerca de um determinado assunto ou tema que não através de um suporte papel. Há quantos anos ouvimos dizer que «o ‘e-learning’ é o futuro»?

Faz realmente muito tempo que esta questão está associada ao processo de planeamento estratégico quando pensamos a formação. Não obstante, só agora começa a ganhar efetivamente um lugar de destaque nas práticas quotidianas.

Se no passado as LMS (‘learning management systems’) disponíveis não estavam otimizadas e o acesso à Internet era mais limitado, no presente temos reunidas todas as condições para que a formação à distância ganhe cada vez mais terreno.

Na verdade, muito do que se apelidava de «formação ‘e-learning’» não passava somente de repositórios de informação numa plataforma, ou seja, numa outra forma de disponibilizar informação acerca de um determinado assunto ou tema que não através de um suporte papel.”

 

EnglishPortuguese