FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES

O curso encontra-se disponível em duas modalidades, verifique qual a mais adequada para si!

Formação  PRESENCIAL

DESTINATÁRIOS

Todos os indivíduos motivados para o desenvolvimento de competências e aquisição de conhecimentos inerentes à função de Formador de Adultos.

Cada grupo será composto por um número mínimo de 8 formandos (volume determinado pelo IEFP). O número máximo de participantes será de 18 formandos, sendo para tal necessário acrescentar duas horas, na carga horária total do curso (90 horas), por cada formando “extra” (exemplo: para um grupo de 14 formandos a carga horária do curso passará de 90 horas para 94 horas).

De acordo com a legislação em vigor, encontra-se determinada uma escolaridade mínima obrigatória: 9º ano de escolaridade.

DURAÇÃO E LOCAL

Ação: 90 horas

Local: Training Center da B-Training, Consulting – Rua Castilho, nº 90, 1ºD 1250-071 Lisboa

Horário: Consulte os horários disponíveis (na lateral direita)

TIPO DE FORMAÇÃO

Modalidade de Formação:  Formação Inicial

Forma de Organização da Formação: Formação Presencial

VALOR DO CURSO

Sob consulta

Aplicação de desconto para desempregados (mediante apresentação da cópia da inscrição no IEFP).

Uma vez que a B-Training, Consulting é uma entidade certificada pela DGERT o valor do curso é isento de IVA: n.º 9º do CIVA.

Possibilidade de pagamento faseado.

No final do Curso os formandos deverão ser capazes de:

 

Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:

Caracterizar os contextos / sistemas da Formação Profissional em Portugal;

Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém.

Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação:

Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização;

Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;

Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;

Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;

Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;

Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;

Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação.

MÓDULOS

 

I – Formador: Sistema, Contextos e Perfil (10h)

 – Formador: Contextos de Intervenção

 – Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo

 

II – Simulação Pedagógica Inicial (10h)

 – Formador: Contextos de Intervenção

 – Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo

 

III – Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação (10h)

 – Comunicação e Comportamento Relacional

 – Diversidade no Contexto de Formação

 

IV – Metodologias e Estratégias Pedagógicas (10h)

 – Métodos e Técnicas Pedagógicas

 – Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada

 

V – Operacionalização da Formação: do Plano à Ação (10h)

 – Competências e Objetivos Operacionais

 – Desenho do Processo de Formação-Aprendizagem

 

VI – Recursos Didáticos e Multimédia (10h)

 – Exploração de Recursos Didáticos

 – Construção de Apresentações Multimédia

 

VII – Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem (10h)

 – Plataformas: Finalidades e Funcionalidades

 – Comunidades Virtuais de Aprendizagem

 

VIII – Avaliação da Formação e das Aprendizagens (10h)

Quantitativa e Qualitativa

Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho

 

 IX – Simulação Pedagógica Final (10h)

 – Preparação e Concretização das Simulações

 – Análise e Prospetiva Técnico-Pedagógica

 

TOTAL – 90 Horas

METODOLOGIA

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente essencialmente prática e adaptada ao grupo em formação, dando oportunidade aos futuros formadores para experienciarem uma série de situações mobilizadas. Ficarão, desta forma, preparados para assumirem futuras tarefas enquanto formadores-animadores e formadores-consultores.

AVALIAÇÃO

O peso de cada um dos elementos apresentados é distinto para a determinação da avaliação final dos formandos. Assim sendo, a determinação da avaliação final dos formandos assenta nas seguintes percentagens:

(1) Avaliação Diagnóstica:10%

– Simulação Pedagógica Inicial

(2) Avaliação Sumativa:

– Objetivos Pedagógicos: 30%

Questionários online

Participação e empenho evidenciado em fóruns e sessões presenciais

Exercícios individuais

– Competências Pedagógicas: 30%

Simulação pedagógica Final

– Projeto Final – 30%

Projeto de Intervenção Pedagógica

CALENDARIZAÇÃO

01 Outubro 2019

}}

Horário Laboral Intensivo

Segunda a Sexta-feira

01 Outubro 2019

}}

Horário Laboral Manhãs

Segunda a Sexta-feira (das 09h às 13h)

01 Outubro 2019

}}

Horário Pós-Laboral

(início às 19 horas)

DGERT_branco
IEFP_branco
CERTIFICAÇÃO

A B-Training, Consulting é uma entidade certificada pela DGERT e com o Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores reconhecido pelo IEFP nas modalidades presencial e B-Learning.

Assim, no final do curso os formandos terão direito a um certificado emitido na Plataforma SIGO, assim como acesso ao Passaporte Qualifica.

Alexandra Gomes
Carris

Uma equipa de trabalho 5 estrelas, com grandes profissionais que nos facilitaram a aprendizagem em cada módulo. Obrigada!

Fábio Castro
Oney

Obrigado B-Training, pela excelente equipa de formadores. Sem dúvida que este curso será uma mais valia para o futuro.

Lígia Lopes
Oney

Obrigada pela vossa simpatia profissionalismo e disponibilidade desde o 1º dia. Mesmo existindo módulos E-Learning, sempre me senti acompanhada e apoiada.

Ana Barbosa
Oney

Comecei esta formação com noções básicas e termino com um conhecimento imenso do que é ser formador. Esta formação foi uma mais valia imensa para o meu trabalho, agora sim conseguirei fazer formações de qualidade.

Ana Isabel Silva
Caixa Geral de Depósitos

Foi uma das formações mais bem conseguida que frequentei. Adorei os formadores, todos os que apoiam para que tudo corra bem, todos os meus colegas de formação.

Superou efetivamente as minhas expetativas. Muito obrigada!

Jaime Mears

Were not for the extraordinary level of support B-Training offered me, for the duration of the course, I never would have been able to finish a course like this. It has been immensely useful for my professional life. I feel more prepared on a number of levels.

Thank you so much for an all fantastic training program.

Tânia Ramalho
IP

A Formação superou as minhas expectativas! O grupo de formadores foi excelente, pela forma como conduziram todas as sessões, pela ajuda prestada, simpatia, profissionalismo!

Um excelente trabalho e um excelente curso!

Luís Vieira
CGD

Foi muito produtivo para a minha formação pessoal e dinâmica, esta é a minha principal observação. E a nível profissional está mais que claro, era uma lacuna no meu curriculum a falta desta formação.

Pedro Lourenço
IP

Foi uma Formação muito agradável, os formadores foram sempre disponíveis e presentes.

Houve sempre motivação por parte do grupo o que demonstra também uma boa interatividade entre formador e formandos.

Gostei das sessões síncronas que despertaram para as novas tecnologias da formação.

De referir por último que o módulo relativo às apresentações finais foi bastante produtivo, motivado sobretudo pela interação do grupo e do formador, permitindo tirar boas práticas para o futuro.

Ângelo Marques
Carris

Agradeço muito à B-Training e aos seus formadores por me terem dotado de todas as ferramentas essenciais para desempenhar a função de formador no futuro. Muito obrigado.

António Esteves
Carris

Curso cheio de atividade e descoberta. Formadores fantásticos e motivadores.

Ana Sofia Silva
Cuatrecasas

A possibilidade de adaptar os nossos horários à realização dos módulos, permitida pela componente de B-learning, é o facto diferenciador que me leva a recomendar a B-Training.

Mário Costa
CGD

Estou profundamente agradado com a experiência que a B-Training nos proporcionou.

Bons conteúdos, bons formadores, bom funcionamento da plataforma.

No fundo, uma ótima iniciativa e excelentes resultados.

Paulo Manchado
Montepio

Esta formação no seu global é muito boa. Era uma formação que pretendia fazer há muito tempo mas que, pelo que era necessário em termo de cargo horário presencial, não tinha ainda feito. Para uma formação em B-learning foi muito bom e com certeza irei realizar mais formações que deem para encaixar nesse método.

Sandra Ramalho
Montepio

Toda a formação foi fantástica, pela formadora que consegui criar com todas uma relação fantástica, sem se perder do seu papel enquanto formadora. A troca de experiência com os colegas enriqueceu-me enquanto pessoa e profissional. No final conclui que foi, uma formação muito útil e que me ajudaram no futuro.

Obrigada!

Diogo Almeida
Montepio

Fez-me sair da minha zona de conforto e desafiou-me, logo foi excelente.



Formação  B-LEARNING

DESTINATÁRIOS

Todos os indivíduos motivados para o desenvolvimento de competências e conhecimentos inerentes à função de Formador de Adultos.

Cada grupo será composto por um número mínimo de 8 formandos (volume determinado pelo IEFP). O número máximo de participantes será de 18 formandos, sendo para tal necessário acrescentar duas horas, na carga horária total do curso (90 horas), por cada formando “extra” (exemplo: para um grupo de 14 formandos a carga horária do curso passará de 90 horas para 94 horas).

De acordo com a legislação em vigor, encontra-se determinada uma escolaridade mínima obrigatória: 9º ano de escolaridade.

Os formandos devem ter domínio, na ótica do utilizador, do Microsoft Office e Internet Explorer ou outro browser.

DURAÇÃO E LOCAL

Ação: 90 horas

Local:

  1. Training Center B-Training, Consulting – Rua Castilho, nº 90, 1ºD 1250-071 Lisboa
  2.  Plataforma B-Training Academy – www.b-trainingacademy.pt

Horários: Sessões presenciais: horários pós-laboral / laboral manhã / laboral tarde / Sábados

TIPO DE FORMAÇÃO

Modalidade de Formação:  Formação Inicial

Forma de Organização da Formação: B-Learning (Regime Misto) – Presencial e a Distância

VALOR DO CURSO

Para mais informações, convidámo-lo a visitar o nosso site de Formação de Formadores: https://www.formacaoinicialformadores.com/

Aplicação de desconto para desempregados (mediante apresentação da cópia da inscrição no IEFP).

Uma vez que a B-Training, Consulting é uma entidade certificada pela DGERT o valor é isento de IVA: n.º 9º do CIVA.

Existe a possibilidade de pagamento faseado, para mais informações contacte-nos ou solicite um contacto da nossa parte.

No final do Curso os formandos deverão ser capazes de:

 

Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:

Caracterizar os contextos / sistemas da Formação Profissional em Portugal;

Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém.

Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação:

Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização;

Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;

Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;

Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;

Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;

Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;

Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação.

Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação.

Refletir sobre os sistemas de formação:

Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.

Os conteúdos programáticos do curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores da B-Training, Consulting serão organizados por módulos, segundo um desenvolvimento sequencial.

 

Apresentação (antes dos módulos)   

  • Apresentação do Coordenador Pedagógico, formadores, tutores e respetivos formandos;
  • Conhecer toda a dinâmica e organização do curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores a Distância (B-Learning);
  • Abordagem à plataforma de formação a distância da B-Training, Consulting;
  • Entrega dos recursos de apoio ao curso.

MÓDULOS

 

I – Formador: Sistema, Contextos e Perfil (10h)

 – Formador: Contextos de Intervenção

 – Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo

 

II – Simulação Pedagógica Inicial (10h)

 – Formador: Contextos de Intervenção

 – Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo

 

III – Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação (10h)

 – Comunicação e Comportamento Relacional

 – Diversidade no Contexto de Formação

 

IV – Metodologias e Estratégias Pedagógicas (10h)

 – Métodos e Técnicas Pedagógicas

 – Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada

 

V – Operacionalização da Formação: do Plano à Ação (10h)

 – Competências e Objetivos Operacionais

 – Desenho do Processo de Formação-Aprendizagem

 

VI – Recursos Didáticos e Multimédia (10h)

 – Exploração de Recursos Didáticos

 – Construção de Apresentações Multimédia

 

VII – Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem (10h)

 – Plataformas: Finalidades e Funcionalidades

 – Comunidades Virtuais de Aprendizagem

 

VIII – Avaliação da Formação e das Aprendizagens (10h)

Quantitativa e Qualitativa

Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho

 

 IX – Simulação Pedagógica Final (10h)

 – Preparação e Concretização das Simulações

 – Análise e Prospetiva Técnico-Pedagógica

 

TOTAL – 90 Horas

METODOLOGIA

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente essencialmente prática e adaptada ao grupo em formação, dando oportunidade aos futuros formadores para experienciarem uma série de situações mobilizadas. Ficarão, desta forma, preparados para assumirem futuras tarefas enquanto formadores-animadores e formadores-consultores.

AVALIAÇÃO

O peso de cada um dos elementos apresentados é distinto para a determinação da avaliação final dos formandos. Assim sendo, a determinação da avaliação final dos formandos assenta nas seguintes percentagens:

(1) Avaliação Diagnóstica:10%

– Simulação Pedagógica Inicial

 

(2) Avaliação Sumativa:

Objetivos Pedagógicos: 30%

Questionários online

Participação e empenho evidenciado em fóruns e sessões presenciais

Exercícios individuais

 

Competências Pedagógicas: 30%

Simulação pedagógica Final

 

Projeto Final – 30%

Projeto de Intervenção Pedagógica

CALENDARIZAÇÃO

24 Setembro 2019

}}

Hórario Laboral

Segunda a Sexta-feira

10 Setembro 2019

}}

Horário Pós-Laboral

Segunda a Sexta-feira

20 Setembro 2019

}}

Horário Fim de Semana

Sexta (das 19h às 23h) e Sábado (das 10h às 17h)

DGERT_branco
IEFP_branco
CERTIFICAÇÃO

A B-Training, Consulting é uma entidade certificada pela DGERT e com o Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores reconhecido pelo IEFP nas modalidades presencial e B-Learning.

Assim, no final do curso os formandos terão direito a um certificado emitido na Plataforma SIGO, assim como acesso ao Passaporte Qualifica.

EnglishPortuguese