FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES

O curso encontra-se disponível em duas modalidades, verifique qual a mais adequada para si!

 

 

Formação  E-LEARNING

—  Situação Excecional ao abrigo da vigência do Decreto-Lei nº 10-A/2020, de 13 de março  —

DESTINATÁRIOS

Todos os indivíduos motivados para o desenvolvimento de competências e conhecimentos inerentes à função de Formador de Adultos.

Cada grupo será composto por um número mínimo de 12 formandos (volume determinado pelo IEFP). O número máximo de participantes será de 18 formandos, sendo para tal necessário acrescentar duas horas, na carga horária total do curso (90 horas), por cada formando “extra” (exemplo: para um grupo de 14 formandos a carga horária do curso passará de 90 horas para 94 horas).

De acordo com a legislação em vigor, encontra-se determinada uma escolaridade mínima obrigatória: 9º ano de escolaridade.

Os formandos devem ter domínio, na ótica do utilizador, do Microsoft Office e Internet Explorer ou outro browser.

DURAÇÃO E LOCAL

Ação: 90 horas

Local: Plataforma B-Training Academy – www.b-trainingacademy.pt

Horários: pós-laboral / laboral manhã / laboral tarde / sábados

TIPO DE FORMAÇÃO

Modalidade de Formação:  Formação Inicial

Forma de Organização da Formação: E-Learning

VALOR DO CURSO

Para ficar a saber o valor deste curso, basta contactar-nos

A B-Training, Consulting é uma entidade certificada pela DGERT, pelo que o valor do curso é isento de IVA: artigo 9º, nº 10 do CIVA.

No final do Curso os formandos deverão ser capazes de:

Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:

Caracterizar os contextos / sistemas da Formação Profissional em Portugal;

Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém.

Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação:

Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização;

Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;

Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;

Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;

Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;

Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;

Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação.

Refletir sobre os sistemas de formação:

Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.

Os conteúdos programáticos do curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores da B-Training, Consulting serão organizados por módulos, segundo um desenvolvimento sequencial.

 

Apresentação (antes dos módulos)   

  • Apresentação do Coordenador Pedagógico, formadores, tutores e respetivos formandos;
  • Conhecer toda a dinâmica e organização do curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores E-learning;
  • Abordagem à plataforma de formação a distância da B-Training, Consulting;
  • Entrega dos recursos de apoio ao curso.

 

MÓDULOS

 I – Formador: Sistema, Contextos e Perfil (10h)

 – Formador: Contextos de Intervenção

 – Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo

 

II – Simulação Pedagógica Inicial (10h)

– Preparação e Concretização das Simulações

– Análise e Projeto de Melhoria

 

III – Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação (10h)

 – Comunicação e Comportamento Relacional

 – Diversidade no Contexto de Formação

 

IV – Metodologias e Estratégias Pedagógicas (10h)

 – Métodos e Técnicas Pedagógicas

 – Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada

 

V – Operacionalização da Formação: do Plano à Ação (10h)

 – Competências e Objetivos Operacionais

 – Desenho do Processo de Formação-Aprendizagem

 

VI – Recursos Didáticos e Multimédia (10h)

 – Exploração de Recursos Didáticos

 – Construção de Apresentações Multimédia

 

VII – Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem (10h)

 – Plataformas: Finalidades e Funcionalidades

 – Comunidades Virtuais de Aprendizagem

 

VIII – Avaliação da Formação e das Aprendizagens (10h)

– Avaliação Quantitativa e Qualitativa

– Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho

 

 IX – Simulação Pedagógica Final (10h)

 – Preparação e Concretização das Simulações

 – Análise e Prospetiva Técnico-Pedagógica

 

TOTAL – 90 Horas

METODOLOGIA

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente essencialmente prática e adaptada ao grupo em formação, dando oportunidade aos futuros formadores para experienciarem uma série de situações mobilizadas. Ficarão, desta forma, preparados para assumirem futuras tarefas enquanto formadores-animadores e formadores-consultores.

AVALIAÇÃO

O peso de cada um dos elementos apresentados é distinto para a determinação da avaliação final dos formandos. Assim sendo, a determinação da avaliação final dos formandos assenta nas seguintes percentagens:

(1) Avaliação Diagnóstica:10%

– Simulação Pedagógica Inicial

 

(2) Avaliação Sumativa:

Objetivos Pedagógicos: 30%

Questionários online

Participação e empenho evidenciado em fóruns e sessões online

Exercícios individuais

 

Competências Pedagógicas: 30%

Simulação pedagógica Final

 

Projeto Final – 30%

Projeto de Intervenção Pedagógica

CALENDARIZAÇÃO

20 de agosto – 10h00

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Horário Laboral

7 de setembro – 14h00

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Horário Laboral

28 de setembro – 19h00

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Horário Pós-Laboral

OS NOSSOS CLIENTES:

DGERT_branco
IEFP_branco
CERTIFICAÇÃO

A B-Training, Consulting é uma entidade certificada pela DGERT e com o Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores reconhecido pelo IEFP nas modalidades Presencial, B-learning e E-learning (situação excecional ao abrigo da vigência do Decreto-Lei nº 10-A/2020, de 13 de março).

Assim, no final do curso os formandos terão direito a um certificado emitido na Plataforma SIGO, assim como acesso ao Passaporte Qualifica.

Ana Seara
Infraestruturas de Portugal, S.A.

“Foi uma agradável surpresa! O que no início era complicado tornou-se, com o constante apoio e disponibilidade da equipa da B-training, numa formação excelente. Uma formação sem dúvida trabalhosa, mas muito divertida e simplificada com a preciosa ajuda da Equipa Formadora.”

Pedido de Informações

 

 

Formação  PRESENCIAL

DESTINATÁRIOS

Todos os indivíduos motivados para o desenvolvimento de competências e aquisição de conhecimentos inerentes à função de Formador de Adultos.

Cada grupo será composto por um número mínimo de 8 formandos (volume determinado pelo IEFP). O número máximo de participantes será de 18 formandos, sendo para tal necessário acrescentar duas horas, na carga horária total do curso (90 horas), por cada formando “extra” (exemplo: para um grupo de 14 formandos a carga horária do curso passará de 90 horas para 94 horas).

De acordo com a legislação em vigor, encontra-se determinada uma escolaridade mínima obrigatória: 9º ano de escolaridade.

DURAÇÃO E LOCAL

Ação: 90 horas

Local: Training Center da B-Training, Consulting – Rua Castilho, nº 90, 1ºD 1250-071 Lisboa

Horário: Consulte os horários disponíveis (na lateral direita)

TIPO DE FORMAÇÃO

Modalidade de Formação:  Formação Inicial

Forma de Organização da Formação: Formação Presencial

VALOR DO CURSO

Para ficar a saber o valor deste curso, basta contactar-nos

A B-Training, Consulting é uma entidade certificada pela DGERT, pelo que o valor do curso é isento de IVA: artigo 9º, nº 10 do CIVA.

No final do Curso os formandos deverão ser capazes de:

 

Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:

Caracterizar os contextos / sistemas da Formação Profissional em Portugal;

Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém.

Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação:

Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização;

Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;

Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;

Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;

Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;

Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;

Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação.

MÓDULOS

 

I – Formador: Sistema, Contextos e Perfil (10h)

 – Formador: Contextos de Intervenção

 – Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo

 

II – Simulação Pedagógica Inicial (10h)

– Preparação e Concretização das Simulações

– Análise e Projeto de Melhoria

 

III – Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação (10h)

 – Comunicação e Comportamento Relacional

 – Diversidade no Contexto de Formação

 

IV – Metodologias e Estratégias Pedagógicas (10h)

 – Métodos e Técnicas Pedagógicas

 – Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada

 

V – Operacionalização da Formação: do Plano à Ação (10h)

 – Competências e Objetivos Operacionais

 – Desenho do Processo de Formação-Aprendizagem

 

VI – Recursos Didáticos e Multimédia (10h)

 – Exploração de Recursos Didáticos

 – Construção de Apresentações Multimédia

 

VII – Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem (10h)

 – Plataformas: Finalidades e Funcionalidades

 – Comunidades Virtuais de Aprendizagem

 

VIII – Avaliação da Formação e das Aprendizagens (10h)

– Avaliação Quantitativa e Qualitativa

– Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho

 

 IX – Simulação Pedagógica Final (10h)

 – Preparação e Concretização das Simulações

 – Análise e Prospetiva Técnico-Pedagógica

 

TOTAL – 90 Horas

METODOLOGIA

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente essencialmente prática e adaptada ao grupo em formação, dando oportunidade aos futuros formadores para experienciarem uma série de situações mobilizadas. Ficarão, desta forma, preparados para assumirem futuras tarefas enquanto formadores-animadores e formadores-consultores.

AVALIAÇÃO

O peso de cada um dos elementos apresentados é distinto para a determinação da avaliação final dos formandos. Assim sendo, a determinação da avaliação final dos formandos assenta nas seguintes percentagens:

(1) Avaliação Diagnóstica:10%

– Simulação Pedagógica Inicial

(2) Avaliação Sumativa:

– Objetivos Pedagógicos: 30%

Questionários online

Participação e empenho evidenciado em fóruns e sessões presenciais

Exercícios individuais

– Competências Pedagógicas: 30%

Simulação pedagógica Final

– Projeto Final – 30%

Projeto de Intervenção Pedagógica

CALENDARIZAÇÃO

Data a anunciar

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Horário Laboral Manhãs

Segunda a Sexta-feira

das 9h00 às 13h00

Data a anunciar

}}

Horário Laboral Intensivo

Segunda a Sexta-feira

das 10h00 às 17h00

Data a anunciar

}}

Horário Pós-Laboral

Terça a quinta-feira

das 19h00 às 23h00

OS NOSSOS CLIENTES:

DGERT_branco
IEFP_branco
CERTIFICAÇÃO

A B-Training, Consulting é uma entidade certificada pela DGERT e com o Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores reconhecido pelo IEFP nas modalidades Presencial, B-learning e E-learning (situação excecional ao abrigo da vigência do Decreto-Lei nº 10-A/2020, de 13 de março).

Assim, no final do curso os formandos terão direito a um certificado emitido na Plataforma SIGO, assim como acesso ao Passaporte Qualifica.

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