FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES

O curso encontra-se disponível em duas modalidades, verifique qual a mais adequada para si!

FORMAÇÃO E-LEARNING

— Situação Excecional ao abrigo da vigência do Decreto-Lei nº 10-A/2020, de 13 de março —

DESTINATÁRIOS

Todos os indivíduos motivados para o desenvolvimento de competências e conhecimentos inerentes à função de Formador de Adultos.
Cada grupo será composto por um número mínimo de 12 formandos (volume determinado pelo IEFP). O número máximo de participantes será de 18 formandos, sendo para tal necessário acrescentar duas horas, na carga horária total do curso, por cada formando “extra” .
De acordo com a legislação em vigor, encontra-se determinada uma escolaridade mínima obrigatória: 9º ano de escolaridade.
Os formandos devem ter domínio, na ótica do utilizador, do Microsoft Office e Internet Explorer ou outro browser.

DURAÇÃO E LOCAL
Duração: 90 horas
Local: Plataforma B-Training Academy – www.b-trainingacademy.pt
Horários: Pós-laboral / laboral manhã / laboral tarde / sábados.

TIPO DE FORMAÇÃO
Modalidade de Formação: Formação Inicial
Forma de Organização da Formação: E-Learning

VALOR DO CURSO
Para ficar a saber o valor deste curso, basta contactar-nos
A B-Training, Consulting é uma entidade certificada pela DGERT, pelo que o valor do curso é isento de IVA: artigo 9º, nº 10 do CIVA.

No final do Curso os formandos deverão ser capazes de:

Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:

  • Caracterizar os contextos / sistemas da Formação Profissional em Portugal;
  • Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém.

Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação:

  • Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização;
  • Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
  • Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
  • Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;
  • Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;
  • Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
  • Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação.

Refletir sobre os sistemas de formação:

  • Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.

Os conteúdos programáticos do curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores da B-Training, Consulting serão organizados por módulos, segundo um desenvolvimento sequencial.

Apresentação (antes dos módulos)   

  • Apresentação do Coordenador Pedagógico, formadores, tutores e respetivos formandos;
  • Conhecer toda a dinâmica e organização do curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores E-learning;
  • Abordagem à plataforma de formação a distância da B-Training, Consulting;
  • Entrega dos recursos de apoio ao curso.

MÓDULOS
1. Formador: Sistema, Contextos e Perfil (10h)

  • Formador: Contextos de Intervenção;
  • Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo.

2. Simulação Pedagógica Inicial (10h)

  • Preparação e Concretização das Simulações;
  • Análise e Projeto de Melhoria.

3. Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação (10h)

  • Comunicação e Comportamento Relacional;
  • Diversidade no Contexto de Formação.

4. Metodologias e Estratégias Pedagógicas (10h)

  • Métodos e Técnicas Pedagógicas;
  • Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada.

5. Operacionalização da Formação: do Plano à Ação (10h)

  • Competências e Objetivos Operacionais;
  • Desenho do Processo de Formação-Aprendizagem.

6. Recursos Didáticos e Multimédia (10h)

  • Exploração de Recursos Didáticos;
  • Construção de Apresentações Multimédia.

7. Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem (10h)

  • Plataformas: Finalidades e Funcionalidades;
  • Comunidades Virtuais de Aprendizagem.

8. Avaliação da Formação e das Aprendizagens (10h)

  • Avaliação Quantitativa e Qualitativa;
  • Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho.

9. Simulação Pedagógica Final (10h)

  • Preparação e Concretização das Simulações;
  • Análise e Prospetiva Técnico-Pedagógica.

METODOLOGIA

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente essencialmente prática e adaptada ao grupo em formação, dando oportunidade aos futuros formadores para experienciarem uma série de situações mobilizadas. Ficarão, desta forma, preparados para assumirem futuras tarefas enquanto formadores-animadores e formadores-consultores.

AVALIAÇÃO

O peso de cada um dos elementos apresentados é distinto para a determinação da avaliação final dos formandos. Assim sendo, a determinação da avaliação final dos formandos assenta nas seguintes percentagens:

  1. Avaliação Diagnóstica:10%
    • Simulação Pedagógica Inicial
  2. Avaliação Sumativa:
    • Objetivos Pedagógicos: 30%
      • Questionários online;
      • Participação e empenho evidenciado em fóruns e sessões online;
      • Exercícios individuais;
    • Competências Pedagógicas: 30%
      • Simulação pedagógica Final;
    • Projeto Final – 30%
      • Projeto de Intervenção Pedagógica;

 

CALENDARIZAÇÃO

12 de abril - 14h00

Horário Laboral

26 de abril - 19h00

Horário Pós-Laboral

6 de maio - 10h00

Horário Laboral

24 de maio - 19h00

Horário Pós-Laboral

OS NOSSOS CLIENTES:

"O Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores revelou-se produtivo e muito interessante e estou certo que será uma ferramenta útil no plano académico e profissional no futuro. As formadoras são claras na transmissão de conteúdos e sempre disponíveis a ajudar. No cômputo geral, a experiência foi muito positiva."
João Carlos Assunção
VDA 01-20

PEDIDO DE INFORMAÇÕES






    Ao efetuar o preenchimento deste formulário aceito, de livre e espontânea vontade, que a informação que nele preencho é da minha responsabilidade e que estou de pleno acordo com a política de privacidade da B-Training, Consulting, a qual li aqui.

    CERTIFICAÇÃO

    A B-Training, Consulting é uma entidade certificada pela DGERT e com o Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores reconhecido pelo IEFP nas modalidades Presencial, B-learning e E-learning (situação excecional ao abrigo da vigência do Decreto-Lei nº 10-A/2020, de 13 de março).

    Assim, no final do curso os formandos terão direito a um certificado emitido na Plataforma SIGO, assim como acesso ao Passaporte Qualifica.

    FORMAÇÃO PRESENCIAL

    DESTINATÁRIOS
    Todos os indivíduos motivados para o desenvolvimento de competências e aquisição de conhecimentos inerentes à função de Formador de Adultos. Cada grupo será composto por um número mínimo de 8 formandos (volume determinado pelo IEFP). O número máximo de participantes será de 18 formandos, sendo para tal necessário acrescentar duas horas, na carga horária total do curso (90 horas), por cada formando “extra” (exemplo: para um grupo de 14 formandos a carga horária do curso passará de 90 horas para 94 horas). De acordo com a legislação em vigor, encontra-se determinada uma escolaridade mínima obrigatória: 9º ano de escolaridade.

    DURAÇÃO E LOCAL
    Ação: 90 horas
    Local: Training Center da B-Training, Consulting – Rua Castilho, nº 90, 1ºD 1250-071 Lisboa
    Horário: Consulte os horários disponíveis (na lateral direita)

    TIPO DE FORMAÇÃO
    Modalidade de Formação:  Formação Inicial
    Forma de Organização da Formação: Formação Presencial

    VALOR DO CURSO
    Para ficar a saber o valor deste curso, basta contactar-nos A B-Training, Consulting é uma entidade certificada pela DGERT, pelo que o valor do curso é isento de IVA: artigo 9º, nº 10 do CIVA.

    No final do Curso os formandos deverão ser capazes de:

    Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:

    • Caracterizar os contextos / sistemas da Formação Profissional em Portugal;
    • Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém.

    Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação:

    • Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização;
    • Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
    • Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
    • Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;
    • Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;
    • Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
    • Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação.
    MÓDULOS
    1. Formador: Sistema, Contextos e Perfil (10h)
      1.  Formador: Contextos de Intervenção;
      2. Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo.

    2. Simulação Pedagógica Inicial (10h)
      1. Preparação e Concretização das Simulações;
      2. Análise e Projeto de Melhoria.

    3. Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação (10h)
      1. Comunicação e Comportamento Relacional;
      2. Diversidade no Contexto de Formação.

    4. Metodologias e Estratégias Pedagógicas (10h)
      1. Métodos e Técnicas Pedagógicas;
      2. Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada.

    5. Operacionalização da Formação: do Plano à Ação (10h)
      1. Competências e Objetivos Operacionais;
      2. Desenho do Processo de Formação-Aprendizagem.

    6. Recursos Didáticos e Multimédia (10h)
      1. Exploração de Recursos Didáticos;
      2. Construção de Apresentações Multimédia.

    7. Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem (10h)
      1. Plataformas: Finalidades e Funcionalidades;
      2. Comunidades Virtuais de Aprendizagem.

    8. Avaliação da Formação e das Aprendizagens (10h)
      1. Avaliação Quantitativa e Qualitativa;
      2. Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho.

    9. Simulação Pedagógica Final (10h)
      1. Preparação e Concretização das Simulações;
      2. Análise e Prospetiva Técnico-Pedagógica.
    TOTAL – 90 Horas
    METODOLOGIA
    Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente essencialmente prática e adaptada ao grupo em formação, dando oportunidade aos futuros formadores para experienciarem uma série de situações mobilizadas. Ficarão, desta forma, preparados para assumirem futuras tarefas enquanto formadores-animadores e formadores-consultores.

    AVALIAÇÃO
    O peso de cada um dos elementos apresentados é distinto para a determinação da avaliação final dos formandos. Assim sendo, a determinação da avaliação final dos formandos assenta nas seguintes percentagens:

    1. Avaliação Diagnóstica:10%
      • Simulação Pedagógica Inicial

    2. Avaliação Sumativa:
      • Objetivos Pedagógicos: 30%
        • Questionários online;
        • Participação e empenho evidenciado em fóruns e sessões online;
        • Exercícios individuais;
      • Competências Pedagógicas: 30%
        • Simulação pedagógica Final;
      • Projeto Final – 30%
        • Projeto de Intervenção Pedagógica;

    CALENDARIZAÇÃO

    Data a anunciar

    Horário Laboral Manhãs

    Segunda a Sexta-feira das 9h00 às 13h00

    Data a anunciar

    Horário Laboral Intensivo

    Segunda a Sexta-feira das 10h00 às 17h00

    Data a anunciar

    Horário Pós-Laboral

    Terça a quinta-feira das 19h00 às 23h00

    OS NOSSOS CLIENTES:

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