FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES

O curso encontra-se disponível em duas modalidades, verifique qual a mais adequada para si!

 

 

Formação  E-LEARNING

—  Situação Excecional ao abrigo da vigência do Decreto-Lei nº 10-A/2020, de 13 de março  —

DESTINATÁRIOS

Todos os indivíduos motivados para o desenvolvimento de competências e conhecimentos inerentes à função de Formador de Adultos.

Cada grupo será composto por um número mínimo de 12 formandos (volume determinado pelo IEFP). O número máximo de participantes será de 18 formandos, sendo para tal necessário acrescentar duas horas, na carga horária total do curso (90 horas), por cada formando “extra” (exemplo: para um grupo de 14 formandos a carga horária do curso passará de 90 horas para 94 horas).

De acordo com a legislação em vigor, encontra-se determinada uma escolaridade mínima obrigatória: 9º ano de escolaridade.

Os formandos devem ter domínio, na ótica do utilizador, do Microsoft Office e Internet Explorer ou outro browser.

DURAÇÃO E LOCAL

Ação: 90 horas

Local: Plataforma B-Training Academy – www.b-trainingacademy.pt

Horários: pós-laboral / laboral manhã / laboral tarde / sábados

TIPO DE FORMAÇÃO

Modalidade de Formação:  Formação Inicial

Forma de Organização da Formação: E-Learning

VALOR DO CURSO

Para ficar a saber o valor deste curso, basta contactar-nos

A B-Training, Consulting é uma entidade certificada pela DGERT, pelo que o valor do curso é isento de IVA: artigo 9º, nº 10 do CIVA.

No final do Curso os formandos deverão ser capazes de:

Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:

Caracterizar os contextos / sistemas da Formação Profissional em Portugal;

Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém.

Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação:

Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização;

Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;

Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;

Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;

Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;

Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;

Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação.

Refletir sobre os sistemas de formação:

Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.

Os conteúdos programáticos do curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores da B-Training, Consulting serão organizados por módulos, segundo um desenvolvimento sequencial.

 

Apresentação (antes dos módulos)   

  • Apresentação do Coordenador Pedagógico, formadores, tutores e respetivos formandos;
  • Conhecer toda a dinâmica e organização do curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores E-learning;
  • Abordagem à plataforma de formação a distância da B-Training, Consulting;
  • Entrega dos recursos de apoio ao curso.

 

MÓDULOS

 I – Formador: Sistema, Contextos e Perfil (10h)

 – Formador: Contextos de Intervenção

 – Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo

 

II – Simulação Pedagógica Inicial (10h)

– Preparação e Concretização das Simulações

– Análise e Projeto de Melhoria

 

III – Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação (10h)

 – Comunicação e Comportamento Relacional

 – Diversidade no Contexto de Formação

 

IV – Metodologias e Estratégias Pedagógicas (10h)

 – Métodos e Técnicas Pedagógicas

 – Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada

 

V – Operacionalização da Formação: do Plano à Ação (10h)

 – Competências e Objetivos Operacionais

 – Desenho do Processo de Formação-Aprendizagem

 

VI – Recursos Didáticos e Multimédia (10h)

 – Exploração de Recursos Didáticos

 – Construção de Apresentações Multimédia

 

VII – Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem (10h)

 – Plataformas: Finalidades e Funcionalidades

 – Comunidades Virtuais de Aprendizagem

 

VIII – Avaliação da Formação e das Aprendizagens (10h)

– Avaliação Quantitativa e Qualitativa

– Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho

 

 IX – Simulação Pedagógica Final (10h)

 – Preparação e Concretização das Simulações

 – Análise e Prospetiva Técnico-Pedagógica

 

TOTAL – 90 Horas

METODOLOGIA

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente essencialmente prática e adaptada ao grupo em formação, dando oportunidade aos futuros formadores para experienciarem uma série de situações mobilizadas. Ficarão, desta forma, preparados para assumirem futuras tarefas enquanto formadores-animadores e formadores-consultores.

AVALIAÇÃO

O peso de cada um dos elementos apresentados é distinto para a determinação da avaliação final dos formandos. Assim sendo, a determinação da avaliação final dos formandos assenta nas seguintes percentagens:

(1) Avaliação Diagnóstica:10%

– Simulação Pedagógica Inicial

 

(2) Avaliação Sumativa:

Objetivos Pedagógicos: 30%

Questionários online

Participação e empenho evidenciado em fóruns e sessões online

Exercícios individuais

 

Competências Pedagógicas: 30%

Simulação pedagógica Final

 

Projeto Final – 30%

Projeto de Intervenção Pedagógica

CALENDARIZAÇÃO

26 de outubro – 19h00

}}

Horário Pós-Laboral

11 de novembro – 10h00

}}

Horário Laboral

24 de novembro – 19h00

}}

Horário Pós-Laboral

7 de dezembro – 10h00

}}

Horário Laboral

9 de dezembro – 19h00

}}

Horário Pós-Laboral

OS NOSSOS CLIENTES:

DGERT_branco
IEFP_branco
CERTIFICAÇÃO

A B-Training, Consulting é uma entidade certificada pela DGERT e com o Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores reconhecido pelo IEFP nas modalidades Presencial, B-learning e E-learning (situação excecional ao abrigo da vigência do Decreto-Lei nº 10-A/2020, de 13 de março).

Assim, no final do curso os formandos terão direito a um certificado emitido na Plataforma SIGO, assim como acesso ao Passaporte Qualifica.

Amândio Neves
Portugal Telecom

“Gostei muito de participar nesta ação de formação, sinto que evolui muito e percebi melhor como se prepara uma ação de formação.
Agradeço a simpatia e o profissionalismo dos formadores, aproveitando para lhes dizer que continuem com o excelente trabalho, com muito sucesso no futuro para todo.”

Alexandra Almirante
Siemens AG

“Com este curso tive a possibilidade de melhorar em pontos que considero menos positivos (nas formações que dou).
Há sempre algo a melhorar, mas considero que houve evolução positiva graças a esta formação.
No que respeita aos formadores sempre senti suporte da parte do Hugo e da Cátia, mas acima de tudo abertura e compreensão em relação ao tempo de que dispúnhamos para execução das tarefas. Sempre deram “feedback” sobre tudo. Gostei muito.”

Ália Gerardo
Companhia de Seguros Allianz Portugal, S.A.

“Existe alguma carga de trabalho/atividades nas quais para que tenhamos um bom desempenho será necessária uma razoável disponibilidade a nível de tempo. Mas dado que a formação é em b-learning existe uma flexibilidade elevada para trabalharmos os temas. No geral avalio a formação em Muito Bom.”

Ana Seara
Infraestruturas de Portugal, S.A.

“Foi uma agradável surpresa! O que no início era complicado tornou-se, com o constante apoio e disponibilidade da equipa da B-training, numa formação excelente. Uma formação sem dúvida trabalhosa, mas muito divertida e simplificada com a preciosa ajuda da Equipa Formadora.”

Ana Bela Sá
Companhia de Seguros Allianz Portugal, S.A.

“Obrigado à equipa B-Training por me ter recebido bem, pela disponibilidade e simpatia. Parabéns pela equipa profissional que são.”

Ana Bertão
Price waterhouse Coopers

“O curso foi muito útil para estruturar conhecimentos e para ganhar ferramentas que me permitam realizar melhores formações no futuro.”

Ana Blanco
Teleperformance

“Aprendi imenso com este curso da B-Training. Está bem organizado e ser-me-á muito útil!“

Ana Carapinha
Companhia de Seguros Allianz Portugal, S.A.

“Considero que o curso foi bastante útil e que terá impacto no desempenho futuro. A disponibilidade e atenção dada pelo coordenador do curso foi impecável. Obrigada”

Albertina Oliveira
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

“Esta formação é importante para mim porque não só me dá recursos e formas atualizadas de fazer apresentações, e divulgar o meu trabalho de forma mais adequada e eficaz. Por outro lado, sendo o grupo constituído por colegas dos mais variados serviço e formações, amplia a minha perceção da Instituição onde trabalho, reforça o sentimento de pertença e diversificação de atuações.
Esta formação e a formação em geral é muito mais que um refresh de conteúdos, é a melhor forma de me valorizar e ficar ainda mais motivada para o exercício das minhas funções.
Obrigada.”

Ana Isabel Silva
Caixa Geral de Depósitos

Foi uma das formações mais bem conseguida que frequentei. Adorei os formadores, todos os que apoiam para que tudo corra bem, todos os meus colegas de formação.

Superou efetivamente as minhas expetativas. Muito obrigada!

Alexandra Gomes
Carris

Uma equipa de trabalho 5 estrelas, com grandes profissionais que nos facilitaram a aprendizagem em cada módulo. Obrigada!

Pedido de Informações

 

 

Formação  PRESENCIAL

DESTINATÁRIOS

Todos os indivíduos motivados para o desenvolvimento de competências e aquisição de conhecimentos inerentes à função de Formador de Adultos.

Cada grupo será composto por um número mínimo de 8 formandos (volume determinado pelo IEFP). O número máximo de participantes será de 18 formandos, sendo para tal necessário acrescentar duas horas, na carga horária total do curso (90 horas), por cada formando “extra” (exemplo: para um grupo de 14 formandos a carga horária do curso passará de 90 horas para 94 horas).

De acordo com a legislação em vigor, encontra-se determinada uma escolaridade mínima obrigatória: 9º ano de escolaridade.

DURAÇÃO E LOCAL

Ação: 90 horas

Local: Training Center da B-Training, Consulting – Rua Castilho, nº 90, 1ºD 1250-071 Lisboa

Horário: Consulte os horários disponíveis (na lateral direita)

TIPO DE FORMAÇÃO

Modalidade de Formação:  Formação Inicial

Forma de Organização da Formação: Formação Presencial

VALOR DO CURSO

Para ficar a saber o valor deste curso, basta contactar-nos

A B-Training, Consulting é uma entidade certificada pela DGERT, pelo que o valor do curso é isento de IVA: artigo 9º, nº 10 do CIVA.

No final do Curso os formandos deverão ser capazes de:

 

Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:

Caracterizar os contextos / sistemas da Formação Profissional em Portugal;

Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém.

Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação:

Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização;

Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;

Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;

Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;

Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;

Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;

Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação.

MÓDULOS

 

I – Formador: Sistema, Contextos e Perfil (10h)

 – Formador: Contextos de Intervenção

 – Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo

 

II – Simulação Pedagógica Inicial (10h)

– Preparação e Concretização das Simulações

– Análise e Projeto de Melhoria

 

III – Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação (10h)

 – Comunicação e Comportamento Relacional

 – Diversidade no Contexto de Formação

 

IV – Metodologias e Estratégias Pedagógicas (10h)

 – Métodos e Técnicas Pedagógicas

 – Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada

 

V – Operacionalização da Formação: do Plano à Ação (10h)

 – Competências e Objetivos Operacionais

 – Desenho do Processo de Formação-Aprendizagem

 

VI – Recursos Didáticos e Multimédia (10h)

 – Exploração de Recursos Didáticos

 – Construção de Apresentações Multimédia

 

VII – Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem (10h)

 – Plataformas: Finalidades e Funcionalidades

 – Comunidades Virtuais de Aprendizagem

 

VIII – Avaliação da Formação e das Aprendizagens (10h)

– Avaliação Quantitativa e Qualitativa

– Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho

 

 IX – Simulação Pedagógica Final (10h)

 – Preparação e Concretização das Simulações

 – Análise e Prospetiva Técnico-Pedagógica

 

TOTAL – 90 Horas

METODOLOGIA

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente essencialmente prática e adaptada ao grupo em formação, dando oportunidade aos futuros formadores para experienciarem uma série de situações mobilizadas. Ficarão, desta forma, preparados para assumirem futuras tarefas enquanto formadores-animadores e formadores-consultores.

AVALIAÇÃO

O peso de cada um dos elementos apresentados é distinto para a determinação da avaliação final dos formandos. Assim sendo, a determinação da avaliação final dos formandos assenta nas seguintes percentagens:

(1) Avaliação Diagnóstica:10%

– Simulação Pedagógica Inicial

(2) Avaliação Sumativa:

– Objetivos Pedagógicos: 30%

Questionários online

Participação e empenho evidenciado em fóruns e sessões presenciais

Exercícios individuais

– Competências Pedagógicas: 30%

Simulação pedagógica Final

– Projeto Final – 30%

Projeto de Intervenção Pedagógica

CALENDARIZAÇÃO

Data a anunciar

}}

Horário Laboral Manhãs

Segunda a Sexta-feira

das 9h00 às 13h00

Data a anunciar

}}

Horário Laboral Intensivo

Segunda a Sexta-feira

das 10h00 às 17h00

Data a anunciar

}}

Horário Pós-Laboral

Terça a quinta-feira

das 19h00 às 23h00

OS NOSSOS CLIENTES:

DGERT_branco
IEFP_branco
CERTIFICAÇÃO

A B-Training, Consulting é uma entidade certificada pela DGERT e com o Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores reconhecido pelo IEFP nas modalidades Presencial, B-learning e E-learning (situação excecional ao abrigo da vigência do Decreto-Lei nº 10-A/2020, de 13 de março).

Assim, no final do curso os formandos terão direito a um certificado emitido na Plataforma SIGO, assim como acesso ao Passaporte Qualifica.

EnglishPortuguese