Neste Verão usufrua dos nossos Cursos de Formação E-Learning e B-Learning
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Cursos de Formação Pedagógica
Formação de Formadores
No final do Curso os formandos deverão ser capazes de:
Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:
– Caracterizar os contextos / sistemas da Formação Profissional em Portugal;
– Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém.
Preparar, animar e avaliar unidades de formação:
– Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização;
– Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
– Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
– Desenvolver um dispositivo de avaliação na formação útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;
– Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;
– Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
– Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação;
– Desenvolver mecanismos facilitadores da inserção no mercado da formação profissional.
Refletir sobre os sistemas de formação:
– Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e / ou organizacional.
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Os Pilares da Formação: Dinamizar Sessões Criativas e Motivadoras
Objetivo Geral:
Este curso visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a prática formativa. Estas competências situam-se ao nível da animação da formação e na conceção, desenvolvimento e avaliação de sessões de formação.
Objetivos Específicos:
– Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação;
– Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
– Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação
– Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
– Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação.
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Train The Trainers
No final do Curso os formandos deverão ser capazes de:
– Atuar enquanto líderes motivacionais de um grupo em formação;
– Preparar e dinamizar uma unidade de formação;
– Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
– Dinamizar ações de formação criativas e originais, mobilizando ferramentas/plataformas dinâmicas e interativas;
– Implementar apresentações que despoletem atenção e interesse;
– Orientar e dinamizar grupos em formação;
– Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
– Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva;
– Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática.
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Master em Gestão da Formação
O Master Course visa dotar os formandos de competências chave no âmbito da Gestão da Formação. Os participantes ficarão habilitados a assumir a função de Gestor da Formação ou de Coordenador da Formação, estando aptos a gerir todas as fases do Processo Formativo e executar o conjunto de procedimentos inerentes à Gestão da Qualidade da Formação, nomeadamente no âmbito da Certificação de Entidades Formadoras junto da DGERT e das Auditorias da Formação.
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Especialização em Gestão da Formação
O curso visa consolidar um conjunto de competências tendo em vista a eficácia da gestão de processos formativos. Assim, os formandos ficarão aptos a planear, conceber, executar, gerir financeiramente e avaliar programas e ações de formação desenvolvidos com base num sustentado estudo de diagnóstico e análise de necessidades.
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Cursos de Especialização E-learning
E-Formador: Especialização Pedagógica Avançada em Formação a Distância (60 horas)
No final do Curso os formandos deverão ser capazes de:
Apreciar o perfil do E-Formador e as características da modalidade e-learning face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:
– Caracterizar a modalidade e-learning;
– Identificar os principais componentes de um sistema e-learning;
– Identificar as competências exigíveis ao E-Formador em função dos sistemas em que intervém;
– Reconhecer a evolução do perfil dos formadores e E-Formadores devido às TIC.
Preparar, dinamizar e avaliar uma unidade de formação:
– Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
– Identificar os aspetos a ter em conta na seleção dos métodos e técnicas pedagógicos em e-learning;
– Formar e trabalhar em ambientes e-learning;
– Orientar e dinamizar grupos em ambiente e-learning;
– Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada para o e-learning;
– Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
– Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva;
– Desenvolver um dispositivo de avaliação estratégico para a formação útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação e-learning;
– Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática.
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E-Formador: Especialização Pedagógica em Formação a Distância (40 horas)
No final do Curso os formandos deverão ser capazes de:
Apreciar o perfil do E-Formador e as características da modalidade e-learning face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:
– Caracterizar a modalidade e-learning;
– Identificar os principais componentes de um sistema e-learning;
– Identificar as competências exigíveis ao E-Formador em função dos sistemas em que intervém;
– Reconhecer a evolução do perfil dos formadores e E-Formadores devido às TIC.
Identificar os elementos estruturais de uma unidade de formação:
– Definir uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
– Identificar os aspetos a ter em conta na seleção dos métodos e técnicas pedagógicos em e-learning;
– Listar ambientes e-learning;
– Definir métodos de comunicação de grupos em ambiente e-learning;
– Descrever de forma adequada os recursos didáticos na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada para o e-learning;
– Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
– Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva;
– Definir um dispositivo de avaliação estratégico para a formação útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação e-learning;
– Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática.
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Plataforma Moodle: Especialização Técnico-Pedagógica
No final do Curso os formandos deverão ser capazes de:
OBJETIVOS GERAIS
– Reconhecer a diversidade de recursos e atividades Moodle;
– Desenhar e conceber cursos a distância criativos e motivadores;
– Aceder a mecanismos de controlo e avaliação;
– Implementar um curso na Moodle.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
– Selecionar os recursos e atividades Moodle em função do percurso formativo;
– Configurar os recursos e atividades Moodle;
– Utilizar o conceito de gamificação como base no desenho e conceção de um curso;
– Estruturar um storyboard;
– Conceber conteúdos interativos/dinâmicos em ferramentas de autor;
– Gerar relatórios de atividade;
– Configurar o curso, tendo por base o storyboard delineado e os conteúdos interativos concebidos;
– Monitorizar o desenvolvimento do curso na Moodle;
– Avaliar os e-formandos.
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Criatividade em E-Learning: Conceção de Recursos Interativos
No final do Curso os formandos deverão ser capazes de:
OBJETIVOS GERAIS
– Desenhar e conceber cursos a distância criativos e motivadores;
– Reconhecer a diversidade de recursos H5P.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
– Estruturar um storyboard;
– Utilizar o conceito de gamificação como base no desenho e conceção de um curso;
– Conceber conteúdos interativos/dinâmicos em ferramentas de autoria de conteúdos;
– Planear e conceber conteúdos interativos/dinâmicos na ferramenta H5P.
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Cursos de Formação Comportamental E-learning
Atendimento ao Cliente Comércio e Serviços
Objetivo Geral:
Tendo em vista a eficácia e eficiência do serviço oferecido, no final do curso os formandos deverão estar aptos a desempenhar as suas funções de atendimento ao cliente com profissionalismo.
Objetivos Específicos:
– Distinguir os conceitos fundamentais associados ao atendimento ao Cliente;
– Identificar os fatores que interferem na eficácia da comunicação no processo de atendimento ao Cliente;
– Identificar as competências fundamentais para o relacionamento com o Cliente;
– Distinguir os fatores essenciais para um atendimento ao Cliente de qualidade;
– Identificar as estratégias de atuação eficazes para gerir situações desafiantes associadas ao atendimento a Cliente.
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Atendimento ao Cliente Restauração
Objetivo Geral:
Tendo em vista a eficácia e eficiência do serviço oferecido em contexto de restauração, no final do curso os formandos deverão estar aptos a desempenhar as suas funções de atendimento ao cliente com profissionalismo.
Objetivos Específicos:
– Adequar o comportamento ao cliente, visando o atendimento personalizado;
– Valorizar a importância da comunicação na abordagem ao cliente em contexto de restauração;
– Identificar a imagem profissional enquanto elemento relevante no atendimento ao cliente na restauração;
– Reconhecer a importância de um trabalho efetivo em equipa e da criação de relações positivas com os colegas.
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Comunicação Assertiva com PNL
Objetivo Geral:
Desenvolver as competências de comunicação assertiva, de um modo eficaz.
Objetivos Específicos:
– Reconhecer o que é a comunicação assertiva e qual a sua importância;
– Identificar os elementos e estilos de comunicação;
– Reconhecer alguns dos obstáculos que perturbam a comunicação;
– Identificar diversas técnicas para uma comunicação assertiva;
– Identificar o que é a PNL e a sua relevância para a comunicação assertiva;
– Mobilizar uma linguagem positiva no ato de comunicar;
– Reconhecer as especificidades existentes na comunicação verbal e não verbal;
– Reconhecer a importância da Comunicação nas Empresas e Organizações, através da aplicação de uma postura assertiva e das principais técnicas de PNL.
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Condução Eficaz de Reuniões
Objetivo Geral:
Otimizar a gestão e organização eficaz de reuniões.
Objetivos Específicos:
– Reconhecer a importância da eficácia de uma reunião;
– Identificar as principais fases de uma reunião;
– Descrever os elementos basilares de cada uma das fases;
– Definir algumas estratégias de planeamento e gestão de uma reunião;
– Diferenciar os comportamentos de Liderança nas Reuniões;
– Identificar as categorias do comportamento que encontram o seu foco nas funções do líder;
– Definir o comportamento de Liderança de Reuniões Tradicional e Liderança Centrada no Grupo;
– Analisar criticamente a Liderança de Reuniões Tradicional e a Liderança Centrada no Grupo;
– Reconhecer a importância da criatividade na dinâmica de uma reunião;
– Identificar as principais ferramentas de pensamento criativo disponíveis para dinamização de uma reunião;
– Definir estratégias adequadas para o encerramento de uma reunião;
– Elaborar um plano de ação pós-reunião;
– Identificar estratégias de acompanhamento pós-reunião (follow-up);
– Reconhecer a importância do follow-up para a operacionalização das decisões.
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Desafios do Teletrabalho
Objetivo Geral:
Gerir adequada e eficazmente a situação de teletrabalho.
Objetivos Específicos:
– Caracterizar o conceito e âmbito das situações de teletrabalho na sociedade atual;
– Distinguir as oportunidades do teletrabalho para os trabalhadores e Organizações;
– Enquadrar o teletrabalho na legislação portuguesa;
– Identificar os desafios que as situações de teletrabalho colocam aos próprios trabalhadores, em termos de um conjunto de variáveis: espaço, tempo, equilíbrio emocional, tarefas/prioridades e equilíbrio familiar e social;
– Articular os elementos que contribuem para um dia perfeito em teletrabalho;
– Identificar as habilidades essenciais para se ser um trabalhador bem-sucedido em teletrabalho;
– Identificar os desafios que as situações de teletrabalho colocam às próprias Organizações;
– Articular as estratégias e ferramentas disponíveis para a otimização da gestão de equipas em teletrabalho e manutenção da sua performance e produtividade;
– Reconhecer as causas e sintomas do stress associado às situações de teletrabalho;
– Identificar as estratégias individuais e organizacionais de gestão do stress associado às situações de teletrabalho.
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Gestão das Relações Interpessoais
Objetivo Geral:
Gerir com extremo sucesso as relações interpessoais, tanto em contexto profissional como pessoal.
Objetivos Específicos:
– Identificar a importância das relações interpessoais para o sucesso profissional e pessoal;
– Determinar o impacto que a consciência emocional do indivíduo, face aos outros e a si mesmo, assume nas relações interpessoais;
– Identificar os fatores que favorecem a eficácia da comunicação interpessoal, tendo a escuta ativa e a empatia como princípios de atuação;
– Distinguir os princípios que permitem desenvolver relações interpessoais assertivas;
– Associar o sucesso das relações interpessoais à capacidade individual de inspirar/liderar os outros.
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Gestão do Stress e da Ansiedade
Objetivo Geral:
No final do curso os formandos deverão estar aptos a gerir situações de stress e ansiedade.
Objetivos Específicos:
– Reconhecer situações de stress e ansiedade no seu quotidiano;
– Aplicar estratégias adequadas aos momentos de stress e ansiedade que surgem ao longo da vida;
– Construir recursos que visem auxiliar o processo de gestão do stress e da ansiedade;
– Adaptar o seu quotidiano de modo a alcançar uma eficaz gestão do stress e da ansiedade.
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Gestão do Tempo e da Produtividade
Objetivo Geral:
Otimizar a gestão pessoal do tempo, tornando mais produtivo o seu dia a dia.
Objetivos Específicos:
– Identificar as áreas de melhoria na gestão e organização individual do tempo disponível, tendo por base as 5 subcategorias do tempo;
– Distinguir e aplicar as 7 leis da gestão do tempo e da produtividade;
– Identificar desperdiçadores de tempo e elaborar estratégias para reduzir o seu impacto;
– Evitar o perfecionismo, ultrapassar a procrastinação e saber delegar;
– Gerir reuniões de forma eficaz e torná-las produtivas;
– Diferenciar estratégias para a gestão eficiente do e-mail;
– Identificar os benefícios de se focar nas atividades importantes e não urgentes;
– Estruturar um plano mensal, semanal e diário de gestão do tempo.
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Inteligência Emocional
Objetivo Geral:
Articular os princípios da inteligência emocional no sentido da otimização do seu desempenho pessoal e profissional.
Objetivos Específicos:
– Reconhecer o papel das emoções;
– Caracterizar a inteligência emocional em função das competências subjacentes à mesma;
– Reconhecer a importância da inteligência emocional nos contextos de trabalho.
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Liderar Equipas a Distância
Objetivo Geral:
Assumir uma liderança adequada e eficaz de equipas geograficamente distantes.
Objetivos Específicos:
– Distinguir os elementos fundamentais para a existência de rotinas e regras de ação numa gestão eficaz de equipas a distância;
– Caracterizar a importância de se definirem objetivos, agendas de trabalho e responsabilidades no seio de equipas geridas a distância;
– Articular a gestão da produtividade de equipas a distância com a definição e monitorização de indicadores de desempenho individual e coletivo;
– Identificar diferentes tipologias de comunicação: síncrona/assíncrona e individual/coletiva;
– Identificar as tecnologias e estratégias mais adequadas para comunicar e reunir a distância;
– Articular a importância do feedback na comunicação com estratégias de motivação e gestão da confiança nas equipas â distância;
– Identificar a importância de aplicar os princípios do coaching na gestão de equipas remotas;
– Definir um plano individual de ação de implementação de competências de liderança de equipas a distância.
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Curso Plataforma SIGO
No final do Curso os formandos deverão ser capazes de:
Completar todos os parâmetros de configuração da plataforma SIGO:
– Identificar e completar os dados relativos à instituição na plataforma SIGO.
Distinguir os diversos menus e sequência de utilização dos mesmos:
– Reconhecer as diferentes fases de preenchimento dos dados;
– Identificar os dados necessários para o registo dos formandos;
– Configurar o plano formativo na plataforma SIGO.
Emitir certificados através da Plataforma SIGO:
– Identificar os dados necessários para a emissão dos certificados;
– Proceder à emissão dos certificados de formação profissional.