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Campanha válida de 20 a 27 de novembro de 2023, às 23h59
Cursos de Formação Comportamental E-learning
Atendimento ao Cliente Comércio e Serviços
Objetivo Geral:
Tendo em vista a eficácia e eficiência do serviço oferecido, no final do curso os formandos deverão estar aptos a desempenhar as suas funções de atendimento ao cliente com profissionalismo.
Objetivos Específicos:
– Distinguir os conceitos fundamentais associados ao atendimento ao Cliente;
– Identificar os fatores que interferem na eficácia da comunicação no processo de atendimento ao Cliente;
– Identificar as competências fundamentais para o relacionamento com o Cliente;
– Distinguir os fatores essenciais para um atendimento ao Cliente de qualidade;
– Identificar as estratégias de atuação eficazes para gerir situações desafiantes associadas ao atendimento a Cliente.
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Atendimento ao Cliente Restauração
Objetivo Geral:
Tendo em vista a eficácia e eficiência do serviço oferecido em contexto de restauração, no final do curso os formandos deverão estar aptos a desempenhar as suas funções de atendimento ao cliente com profissionalismo.
Objetivos Específicos:
– Adequar o comportamento ao cliente, visando o atendimento personalizado;
– Valorizar a importância da comunicação na abordagem ao cliente em contexto de restauração;
– Identificar a imagem profissional enquanto elemento relevante no atendimento ao cliente na restauração;
– Reconhecer a importância de um trabalho efetivo em equipa e da criação de relações positivas com os colegas.
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Comunicação Assertiva com PNL
Objetivo Geral:
Desenvolver as competências de comunicação assertiva, de um modo eficaz.
Objetivos Específicos:
– Reconhecer o que é a comunicação assertiva e qual a sua importância;
– Identificar os elementos e estilos de comunicação;
– Reconhecer alguns dos obstáculos que perturbam a comunicação;
– Identificar diversas técnicas para uma comunicação assertiva;
– Identificar o que é a PNL e a sua relevância para a comunicação assertiva;
– Mobilizar uma linguagem positiva no ato de comunicar;
– Reconhecer as especificidades existentes na comunicação verbal e não verbal;
– Reconhecer a importância da Comunicação nas Empresas e Organizações, através da aplicação de uma postura assertiva e das principais técnicas de PNL.
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Condução Eficaz de Reuniões
Objetivo Geral:
Otimizar a gestão e organização eficaz de reuniões.
Objetivos Específicos:
– Reconhecer a importância da eficácia de uma reunião;
– Identificar as principais fases de uma reunião;
– Descrever os elementos basilares de cada uma das fases;
– Definir algumas estratégias de planeamento e gestão de uma reunião;
– Diferenciar os comportamentos de Liderança nas Reuniões;
– Identificar as categorias do comportamento que encontram o seu foco nas funções do líder;
– Definir o comportamento de Liderança de Reuniões Tradicional e Liderança Centrada no Grupo;
– Analisar criticamente a Liderança de Reuniões Tradicional e a Liderança Centrada no Grupo;
– Reconhecer a importância da criatividade na dinâmica de uma reunião;
– Identificar as principais ferramentas de pensamento criativo disponíveis para dinamização de uma reunião;
– Definir estratégias adequadas para o encerramento de uma reunião;
– Elaborar um plano de ação pós-reunião;
– Identificar estratégias de acompanhamento pós-reunião (follow-up);
– Reconhecer a importância do follow-up para a operacionalização das decisões.
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Desafios do Teletrabalho
Objetivo Geral:
Gerir adequada e eficazmente a situação de teletrabalho.
Objetivos Específicos:
– Caracterizar o conceito e âmbito das situações de teletrabalho na sociedade atual;
– Distinguir as oportunidades do teletrabalho para os trabalhadores e Organizações;
– Enquadrar o teletrabalho na legislação portuguesa;
– Identificar os desafios que as situações de teletrabalho colocam aos próprios trabalhadores, em termos de um conjunto de variáveis: espaço, tempo, equilíbrio emocional, tarefas/prioridades e equilíbrio familiar e social;
– Articular os elementos que contribuem para um dia perfeito em teletrabalho;
– Identificar as habilidades essenciais para se ser um trabalhador bem-sucedido em teletrabalho;
– Identificar os desafios que as situações de teletrabalho colocam às próprias Organizações;
– Articular as estratégias e ferramentas disponíveis para a otimização da gestão de equipas em teletrabalho e manutenção da sua performance e produtividade;
– Reconhecer as causas e sintomas do stress associado às situações de teletrabalho;
– Identificar as estratégias individuais e organizacionais de gestão do stress associado às situações de teletrabalho.
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Gestão das Relações Interpessoais
Objetivo Geral:
Gerir com extremo sucesso as relações interpessoais, tanto em contexto profissional como pessoal.
Objetivos Específicos:
– Identificar a importância das relações interpessoais para o sucesso profissional e pessoal;
– Determinar o impacto que a consciência emocional do indivíduo, face aos outros e a si mesmo, assume nas relações interpessoais;
– Identificar os fatores que favorecem a eficácia da comunicação interpessoal, tendo a escuta ativa e a empatia como princípios de atuação;
– Distinguir os princípios que permitem desenvolver relações interpessoais assertivas;
– Associar o sucesso das relações interpessoais à capacidade individual de inspirar/liderar os outros.
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Gestão do Stress e da Ansiedade
Objetivo Geral:
No final do curso os formandos deverão estar aptos a gerir situações de stress e ansiedade.
Objetivos Específicos:
– Reconhecer situações de stress e ansiedade no seu quotidiano;
– Aplicar estratégias adequadas aos momentos de stress e ansiedade que surgem ao longo da vida;
– Construir recursos que visem auxiliar o processo de gestão do stress e da ansiedade;
– Adaptar o seu quotidiano de modo a alcançar uma eficaz gestão do stress e da ansiedade.
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Gestão do Tempo e da Produtividade
Objetivo Geral:
Otimizar a gestão pessoal do tempo, tornando mais produtivo o seu dia a dia.
Objetivos Específicos:
– Identificar as áreas de melhoria na gestão e organização individual do tempo disponível, tendo por base as 5 subcategorias do tempo;
– Distinguir e aplicar as 7 leis da gestão do tempo e da produtividade;
– Identificar desperdiçadores de tempo e elaborar estratégias para reduzir o seu impacto;
– Evitar o perfecionismo, ultrapassar a procrastinação e saber delegar;
– Gerir reuniões de forma eficaz e torná-las produtivas;
– Diferenciar estratégias para a gestão eficiente do e-mail;
– Identificar os benefícios de se focar nas atividades importantes e não urgentes;
– Estruturar um plano mensal, semanal e diário de gestão do tempo.
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Inteligência Emocional
Objetivo Geral:
Articular os princípios da inteligência emocional no sentido da otimização do seu desempenho pessoal e profissional.
Objetivos Específicos:
– Reconhecer o papel das emoções;
– Caracterizar a inteligência emocional em função das competências subjacentes à mesma;
– Reconhecer a importância da inteligência emocional nos contextos de trabalho.
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Liderar Equipas a Distância
Objetivo Geral:
Assumir uma liderança adequada e eficaz de equipas geograficamente distantes.
Objetivos Específicos:
– Distinguir os elementos fundamentais para a existência de rotinas e regras de ação numa gestão eficaz de equipas a distância;
– Caracterizar a importância de se definirem objetivos, agendas de trabalho e responsabilidades no seio de equipas geridas a distância;
– Articular a gestão da produtividade de equipas a distância com a definição e monitorização de indicadores de desempenho individual e coletivo;
– Identificar diferentes tipologias de comunicação: síncrona/assíncrona e individual/coletiva;
– Identificar as tecnologias e estratégias mais adequadas para comunicar e reunir a distância;
– Articular a importância do feedback na comunicação com estratégias de motivação e gestão da confiança nas equipas â distância;
– Identificar a importância de aplicar os princípios do coaching na gestão de equipas remotas;
– Definir um plano individual de ação de implementação de competências de liderança de equipas a distância.