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terça-feira, agosto 21, 2018

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Trate dos seus colaboradores e eles tratarão dos seus clientes.

Trate dos seus colaboradores e eles tratarão dos seus clientes.

O que acontece se adquirir o hábito de todos os dias, de forma regrada, escovar os seus dentes com uma boa pasta, usar fio dental e elixir? Diriamos que provavelmente os seus dentes manter-se-iam fortes, brancos, evitaria algumas idas ao dentista e algumas dores. Parece não existir uma mudança drástica, palpável, mas existiria sem dúvida um contínuo saudável.

Mas e o contrário? O que acontece se não escovar os seus dentes? Acreditamos que, gradualmente, os problemas começarão a surgir. Gerará doenças do trato bucal, as idas ao dentista passarão a ser mais frequentes e os seus dentes perderão o aspeto limpo e robusto. Acabará, eventualmente, por perder algum e os danos poderão ser irrecuperáveis.

Esta metáfora usada comummente no mundo organizacional, faz-nos sentido. Que tipo de empresa, cultura e trabalhadores se geram quando existe uma preocupação genuína em garantir o bem estar e a felicidade dos nossos? De que rendimento falamos? De que resultados?

Sabemos que a pessoa mais feliz da empresa não é necessariamente a mais eficaz, mas sabemos também que a pessoa menos feliz não rende tanto quanto as demais. Não rende tanto quanto ela própria poderia render.

Um mindset positivo fortifica o sistema imunitário, expande os recursos cognitivos (atenção, memória, criatividade...), gera um maior compromisso para com a entidade e funções, maior resiliência, maior espírito de equipa e, por conseguinte, maior produtividade e melhor performance no local de trabalho.

O impacto da felicidade tanto provoca alterações positivas nos colaboradores, como na própria entidade. Por não acreditarem em impossíveis, eles fizeram...

A felicidade, enquanto conjunto de fatores protetores pessoais como resiliência, otimismo, autoconfiança e capacidade de regulação emocional positiva, é o novo diferencial no mundo do trabalho, divindido as empresas feitas de colaboradores que apontam ao sucesso, das que não terão recursos para o atingir.

Surge um novo grande projeto que…

  • Tem que ser submetido o quanto antes, “o cliente pediu para ontem” – gestão de stress.
  • Temos que gerar ideias novas - criatividade.
  • Temos que trabalhar em equipa de forma bastante colaborativa - cooperação.
  • Temos que ficar até mais tarde alguns dias da semana - motivação.
  • Temos que criar layouts dinâmicos, criativos, diferentes do que está a ser feito no mercado – flexibilidade cognitiva.
  • Temos que aguardar o pagamento do projeto - compromisso.

Temos... Olhe para a sua equipa. Que tipo de colaborador precisa de ter ao seu lado?

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