Alinhamento Estratégico

Certificação de Entidades Formadoras pela DGERT

Motivação

Valor acrescentado

B-Training Consulting

Inovação

Potencial humano

Formação experiencial

Aprendizagem

Competências-chave

segunda-feira, junho 25, 2018

Quem somosFormação Pedagógica Inicial de Formadores B-Learning

Pesquisa Pesquisa

A carregar

Formação Pedagógica Inicial de Formadores B-Learning

 

Faça já a sua inscrição!


Mais informações Mais informações

Veja a nossa Oferta Formativa

Subscreva a nossa Newsletter

Contactos B-Training

Nós telefonamos para si








    CAPTCHA code image
    Change the code

    *Campos de preenchimento obrigatório

        

    Ver testemunhos

     

    Todos os indivíduos motivados para o desenvolvimento de competências e aquisição de conhecimentos inerentes à função de Formador de Adultos.

    Cada grupo de formação será composto, por um número mínimo de 8 formandos (volume determinado pelo IEFP). Como número máximo, pretende-se que o Curso tenha 12 formandos.

    De acordo com a legislação em vigor, encontra-se determinada uma escolaridade mínima obrigatória, em função do ano de nascimento do titular dessas habilitações.

    Os formandos devem ter domínio, na ótica do utilizador, do Microsoft Office e Internet Explorer ou outro browser.

    Voltar ao topo da página

     

    No final do Curso os formandos deverão ser capazes de:

    Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:

    • Caracterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal;
    • Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;
    • Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática.

    Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação:

    • Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização;
    • Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
    • Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
    • Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;
    • Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;
    • Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
    • Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação.

    Refletir sobre os sistemas de formação:

    • Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional. 

    Voltar ao topo da página

     

     

    Os conteúdos programáticos do curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores à Distância (b-learning) da B-Training, Consulting serão organizados por módulos, segundo um desenvolvimento sequencial.

    Módulos Duração
    Presencial E-learning
     I - Formador, Contextos e Perfil
    4 H 
    6 H
     II - Simulação Pedagógica Inicial
    10 H
     
     III – Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação   10 H
     IV - Metodologias e Estratégias Pedagógicas  8 H 2 H
     V - Operacionalização da Formação   9 H
     VI - Recursos Didáticos e Multimédia   10 H
     VII - Plataformas Colaborativas de Aprendizagem   10 H
     VIII - Avaliação da Formação e das Aprendizagens   10 H
     IX – Simulação Pedagógica Final  10 H  
    SUB-TOTAL 32 H
    58 H
    TOTAL 90 H

     

    Apresentação  

    ·         Apresentação do Coordenador Pedagógico, formadores, tutores e respetivos formandos;
    .         Conhecer toda a dinâmica e organização do curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores à Distância (b-learning);
    .         Abordagem à plataforma Moodle da B-Training,Consulting -Virtual Learning Center (VLC);
    ·         Entrega do manual de apoio ao trabalho na VLC.

    Módulo I – Formador: Sistema, Contextos e Perfil 
    ·         Formador: Contextos de Intervenção (6h);
    ·         Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo (4h).
     
    Módulo II – Simulação Pedagógica Inicial
    ·         Preparação e Concretização das Simulações (4h);
    .         Análise e Projeto de Melhoria (6h).
     
    Módulo III – Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação
    ·         Comunicação e Comportamento Relacional (6h);
    .         Diversidade no Contexto de Formação (4h).  
     
    Módulo IV – Metodologias e Estratégias Pedagógicas
    ·         Métodos e Técnicas Pedagógicas (6h);
    ·         Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada (4h).
     
    Módulo V – Operacionalização da Formação: do Plano à Ação
    ·         Competências e Objetivos Operacionais (4h);
    ·         Desenho do Processo de Formação-Aprendizagem (6h).
     
    Módulo VI – Recursos Didáticos e Multimédia
    ·         Exploração de Recursos Didáticos (4h);
    ·         Construção de Apresentações Multimédia (6h).
     
    Módulo VII – Plataformas Colaborativas de Aprendizagem
    ·         Plataformas: Finalidades e Funcionalidades (4h);
    ·         Comunidades Virtuais de Aprendizagem (6h).

    Módulo VIII – Avaliação da Formação e das Aprendizagens
    ·         Avaliação Quantitativa e Qualitativa (6h);
    ·         Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho (4h).
     
    Módulo IX – Simulação Pedagógica Final
    ·         Preparação e Concretização das Simulações  (4h);
    ·         Análise e Prospetiva Técnico-Pedagógica (6h). 

    Voltar ao topo da página

     

    Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente essencialmente prática e adaptada ao grupo em formação, dando oportunidade aos futuros formadores para experienciarem uma série de situações mobilizadas. Ficarão, desta forma, preparados para assumirem futuras tarefas enquanto formadores-animadores e formadores-consultores.

    Voltar ao topo da página

     

    Duração: 90 HORAS

    Local:
    1. TRAINING CENTER B-TRAINING, CONSULTING – Rua Castilho, nº 90, 1ºD 1250-071 Lisboa
    2. VIRTUAL LEARNING CENTER – www.moodleb-training.com

    Horários: Sessões presenciais: horários pós-laboral / laboral manhã / laboral tarde / Sábados

     Voltar ao topo da página

     

    O peso de cada um dos elementos apresentados é distinto para a determinação da avaliação final dos formandos. Assim sendo, a determinação da avaliação final dos formandos assenta nas seguintes percentagens:

     

    (1) Avaliação Diagnóstica: 10%
          - Simulação pedagógica inicial

    (2) Avaliação Sumativa
          - Objetivos Pedagógicos: 30%
            Questionários online
            Participação e empenho evidenciado em fóruns e sessões presenciais
            Exercícios individuais

          - Competências Pedagógicas: 30%
            Simulação Pedagógica Final

          - Projeto Final: 30%
            Projeto de Intervenção Pedagógica

      

    Dada a importância do módulo da Simulação Pedagógica Final para o desempenho futuro do formando como formador, a aprovação final no curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores está dependente de uma classificação mínima neste módulo “2 – Aproveitamento Satisfatório”.

    É em função da análise destes diferentes elementos que resultará uma classificação final de curso, de acordo com a escala de avaliação numérica de 1 a 5 com a seguinte correspondência em termos qualitativos: Nível 1 – Aproveitamento Insuficiente; Nível 2 – Aproveitamento Satisfatório; Nível 3 – Aproveitamento Bom; Nível 4 – Aproveitamento Relevante; Nível 5 – Aproveitamento Excelente.

    Desta feita, a aprovação do formando no final do curso será determinada pelos seguintes critérios:

    • Considera-se que um formando teve aproveitamento no curso - apto - quando a sua classificação final for igual ou superior ao nível 2, correspondendo em termos qualitativos a “Aproveitamento Satisfatório” e tendo registado uma assiduidade mínima de 95% sobre a duração global do curso.
    • Considera-se que um formando não teve aproveitamento no curso - não apto - quando a sua classificação final for igual ou inferior ao nível 1, correspondendo em termos qualitativos a “Aproveitamento Insuficiente”; ou não tendo registado uma assiduidade mínima de 95% sobre a duração global do curso.

    Voltar ao topo da página

     

    • Manuais de apoio, exercícios pedagógicos, cartolinas, marcadores, entre outros;
    • Todas as ações de formação promovidas terão em sala (sessões presenciais) um computador portátil, um videoprojector e um quadro branco com as respetivas canetas.

    Voltar ao topo da página

     

    Critérios de seleção dos espaços de formação:

    • Plataforma com diversas ferramentas formativas que permitem a realização de atividades sincronas e assíncronas;
    • Computador funcional equipado com placa de som, microfone, colunas de som e com ligação à Internet;
    • Sala com boa luminosidade, ventilação, temperatura e isolada de ruídos perturbadores ao bom funcionamento;
    • Espaço equipado com todos os recursos didáticos necessários;
    • Mobiliário que respeite as regras de ergonomia dos formadores e dos formandos;
    • Espaço amplo o suficiente para permitir a concretização de dinâmicas de grupo e da disposição das mesas em “U”, no sentido da facilitação da comunicação;
    • Espaço apoiado por áreas de convívio, cafetaria e restauração;
    • Local de fácil acesso;
    • Espaço cuja limpeza é assegurada diariamente.

    Voltar ao topo da página

    Text/HTML

    Formação Inicial

    Voltar ao topo da página

    Text/HTML

    B-learning (Regime Misto) - Presencial e à Distância

    Voltar ao topo da página

    Text/HTML

    Sob consulta

    Aplicação de desconto para desempregados (mediante apresentação da cópia da inscrição no IEFP)

     

    Valor isento de IVA: n.º 10 do CIVA

    Possibilidade de pagamento faseado

    Voltar ao topo da página

    Testemunhos de alguns clientes

    “Gostei muito da formação de forma geral, os formadores foram sempre bastante disponíveis e criaram sempre uma ótima relação com os formandos.
    Penso que o curso está muito bem estruturado e nos dá todas as informações essenciais para podermos crescer e evoluir enquanto formadores, perceber os tipos de formandos que podemos esperar e a estrutura que devemos aplicar para cada sessão.”


    Marta Albernaz
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores b-learning – FPIF BL 87
    14 de abril de 2018


    “Globalmente o curso foi excelente. Os formadores foram incansáveis no apoio e na qualidade das sessões de formação, quer presenciais, quer nas sessões síncronas.
    Os colegas que formaram o grupo em formação foram excelentes e a eles deixo também o meu agradecimento!

    Obrigado B -Training!”


    Miguel Dias
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores b-learning – FPIF BL 87
    14 de abril de 2018


    “Aconselho a B -Training!
    Os formadores são muito profissionais e estão sempre 200% disponíveis para responder às nossas “questões”, nunca duvidem!


    Adorei a experiência, o grupo e a equipa da B -Training!

    Obrigado por tudo.”


    Carolina Dias
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores b-learning – FPIF BL 87
    14 de abril de 2018


    “Obrigado à B-Training pela dinâmica do curso e motivação dos participantes e por nos ter sempre acompanhado na construção de um caminho que nos tornou melhores profissionais e mais bem preparados para inspirar outras pessoas.”


    Clara Gonçalves
    Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores b-learning – FPIF BL SCML 08
    16 de março de 2018


    “O curso de formação de formadores foi determinante para a minha formação não só enquanto futuro formador, mas também enquanto cidadão e profissional. Recomendo vivamente.”


    Tiago Santos
    Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores b-learning – FPIF BL SCML 08
    16 de março de 2018


    “Este caminho de formação foi muito interesante, não só pelos conteúdos formativos muito pertinentes, mas também pela relação entre os formandos e entre os formandores que foi altamente favorável à evolução nesta área de formação.

    A B-Training de facto é uma linha de referência para aquisição de competências na área de formação, tem um acompanhamento contínuo, empenhado e muito profissional, respeitando o formando na sua condição e enquanto pessoa.”


    Maria João Alves
    Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores b-learning – FPIF BL SCML 08
    16 de março de 2018

     

        Outros testemunhos...

    Copyright 2009 by B-Training