Alinhamento Estratégico

Formação experiencial

Valor acrescentado

Aprendizagem

Motivação

Potencial humano

Certificação de Entidades Formadoras pela DGERT

Inovação

Competências-chave

B-Training Consulting

sexta-feira, maio 24, 2019

Quem somosFormação Pedagógica Inicial para Formadores

Pesquisa Pesquisa

A carregar

Formação Pedagógica de Formadores

 

Faça já a sua inscrição!

Mais informações Mais informações

Veja a nossa Oferta Formativa

Subscreva a nossa Newsletter

Contactos B-Training


Nós telefonamos para si








    CAPTCHA code image
    Change the code

    *Campos de preenchimento obrigatório

        

    Ver testemunhos

     

    Todos os indivíduos motivados para o desenvolvimento de competências e aquisição de conhecimentos inerentes à função de Formador de Adultos.

    Cada grupo de formação será composto, por um número mínimo de 8 formandos (volume determinado pelo IEFP). O número máximo de participantes será de 15 formandos, sendo para tal necessário acrescentar duas horas, na carga horária total do curso (90 horas), por cada formando “extra” (exemplo: para um grupo de 14 formandos a carga horária do curso passará de 90 horas para 94 horas).

    De acordo com a legislação em vigor, encontra-se determinada uma escolaridade mínima obrigatória, em função do ano de nascimento do titular dessas habilitações.

    Voltar ao topo da página

     

    No final do Curso os formandos deverão ser capazes de:
    Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:
    • Caracterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal;
    • Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém.
    Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação:
    • Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização;
    • Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
    • Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
    • Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;
    • Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;
    • Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
    • Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação.
    Refletir sobre os sistemas de formação:
    • Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional. 

     

    Os conteúdos programáticos do curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores da B-Training, Consulting serão organizados por módulos, segundo um desenvolvimento sequencial.
     
    MÓDULOS
    DURAÇÃO
     I - Formador, Contextos e Perfil
    10 H
     II - Simulação Pedagógica Inicial
    10 H
     III - Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação
    10 H
     IV - Metodologias e Estratégias Pedagógicas
    10 H
     V - Operacionalização da Formação 
    10 H
     VI - Recursos Didáticos e Multimédia
    10 H
     VII - Plataformas Colaborativas de Aprendizagem
    10 H
     VIII - Avaliação da Formação e das Aprendizagens
    10 H
     IX - Simulação Pedagógica Final
    10 H
     TOTAL
    90 H
     
    Módulo I – Formador: Sistema, Contextos e Perfil 
    ·         Formador: Contextos de Intervenção (6h);
    ·         Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo (4h).
     
    Módulo II – Simulação Pedagógica Inicial
    ·         Preparação e Concretização das Simulações (4h);
    .         Análise e Projeto de Melhoria (6h).
     
    Módulo III – Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação
    ·         Comunicação e Comportamento Relacional (6h);
    .         Diversidade no Contexto de Formação (4h).  
     
    Módulo IV – Metodologias e Estratégias Pedagógicas
    ·         Métodos e Técnicas Pedagógicas (6h);
    ·         Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada (4h).
     
    Módulo V – Operacionalização da Formação: do Plano à Ação
    ·         Competências e Objetivos Operacionais (4h);
    ·         Desenho do Processo de Formação-Aprendizagem (6h).
     
    Módulo VI – Recursos Didáticos e Multimédia
    ·         Exploração de Recursos Didáticos (4h);
    ·         Construção de Apresentações Multimédia (6h).
     
    Módulo VII – Plataformas Colaborativas de Aprendizagem
    ·         Plataformas: Finalidades e Funcionalidades (4h);
    ·         Comunidades Virtuais de Aprendizagem (6h).

    Módulo VIII – Avaliação da Formação e das Aprendizagens
    ·         Avaliação Quantitativa e Qualitativa (6h);
    ·         Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho (4h).
     
    Módulo IX – Simulação Pedagógica Final
    ·         Preparação e Concretização das Simulações  (4h);
    ·         Análise e Prospetiva Técnico-Pedagógica (6h). 

     

    Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente essencialmente prática e adaptada ao grupo em formação, dando oportunidade aos futuros formadores para experienciarem uma série de situações mobilizadas. Ficarão, desta forma, preparados para assumirem futuras tarefas enquanto formadores-animadores e formadores-consultores.

    Voltar ao topo da página

     

    Duração: 90 horas

    Local: Training Center da B-Training, Consulting – Rua Castilho, nº 90, 1ºD 1250-071 LisboaVoltar ao topo da página

     

    Avaliação final dos formandos assenta nas seguintes percentagens:

    Avaliação Diagnóstica:10%
    - Simulação Pedagógica Inicial

    Avaliação Sumativa:
    - Objetivos Pedagógicos: 30%
    Questionários online
    Participação e empenho evidenciado em fóruns e sessões presenciais
    Exercícios individuais

    - Competências Pedagógicas: 30%
    Simulação pedagógica Final

    Projeto Final – 30%

    Projeto de Intervenção Pedagógica

     

    Dada a importância do módulo da Simulação Pedagógica Final, para o desempenho futuro do formando como formador, a B-Training, Consulting define que para obter a aprovação final no curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, os formandos têm de ter como classificação mínima neste módulo “2 – Aproveitamento Satisfatório”.

    É em função da análise destes diferentes elementos que resultará uma classificação final de curso, de acordo com a escala de avaliação numérica de 1 a 5 com a seguinte correspondência em termos qualitativos: Nível 1 – Aproveitamento Insuficiente; Nível 2 – Aproveitamento Satisfatório; Nível 3 – Aproveitamento Bom; Nível 4 – Aproveitamento Relevante; Nível 5 – Aproveitamento Excelente.

    Desta feita, a aprovação do formando no final do curso será determinada pelos seguintes critérios:

    • Considera-se que um formando teve aproveitamento no curso - apto - quando a sua classificação final for igual ou superior ao nível 2, correspondendo em termos qualitativos a “Aproveitamento Satisfatório” e tendo registado uma assiduidade mínima de 95% sobre a duração global do curso.
    • Considera-se que um formando não teve aproveitamento no curso - não apto - quando a sua classificação final for igual ou inferior ao nível 1, correspondendo em termos qualitativos a “Aproveitamento Insuficiente”; ou não tendo registado uma assiduidade mínima de 95% sobre a duração global do curso..

    Voltar ao topo da página

     

     

    • Manuais, exercícios pedagógicos, cartolinas, marcadores, entre outros;
    • Todas as ações de formação promovidas terão em sala no mínimo um computador portátil, um videoprojetor e um quadro branco com as respetivas canetas. 

    Voltar ao topo da página

     

    Critérios de seleção dos espaços de formação:
    • Sala com boa luminosidade, ventilação, temperatura e isolada de ruídos perturbadores ao bom funcionamento;
    • Espaço equipado com todos os recursos didáticos necessários;
    • Mobiliário que respeite as regras de ergonomia dos formadores e dos formandos;
    • Espaço amplo o suficiente para permitir a concretização de dinâmicas de grupo e da disposição das mesas em “U”, no sentido da facilitação da comunicação;
    • Espaço apoiado por áreas de convívio, cafetaria e restauração;
    • Local de fácil acesso;
    • Espaço cuja limpeza é assegurada diariamente.

    Voltar ao topo da página

    Text/HTML

    Sob consulta

    Aplicação de desconto para desempregados (mediante apresentação da cópia da inscrição no IEFP)

     

    Valor isento de IVA: n.º 10 do CIVA

    Possibilidade de pagamento faseado

    Voltar ao topo da página

    Testemunhos de alguns clientes

    B-Training “Excelente experiência. Recomendo!”


    Fernando Fernandes
    Formação pedagógica inicial de formadores – FPIF PR OGMA 01
    11 de abril de 2019


    B-Training “Adorei esta formação!
    Ajudou-me no meu desenvolvimento e a melhorar pontos menos bons, assim como, potenciar os meus melhores pontos”


    Ana Rita Alves
    Formação pedagógica inicial de formadores – FPIF PR OGMA 01
    11 de abril de 2019


    B-Training “Muito bons formadores e competentes.”


    Manuel Andrés
    Formação pedagógica inicial de formadores – FPIF PR OGMA 01
    11 de abril de 2019


    B-Training “O curso foi muito importante para melhoria das competências para ser formadora. Irei aplicar, de certeza, os conteúdos abordados. Os formadores estão de parabéns (principalmente quando tentavam que nós participássemos mais)
    Obrigada!”


    Raquel Silva
    Formação pedagógica inicial de formadores – FPIF PR OGMA 01
    11 de abril de 2019


    B-Training “Formação bastante interessantes que melhorou substancialmente os meus conhecimentos.”


    Albino Gomes
    Formação pedagógica inicial de formadores – FPIF PR OGMA 01
    11 de abril de 2019


    B-Training “Foi um período muito enriquecedor e estimulante”


    Bruno Martins
    Formação pedagógica inicial de formadores – FPIF PR OGMA 01
    11 de abril de 2019


    B-Training “Muito bom, ajudou a melhorar e a ser melhor formador”


    Hélder Gandarinho
    Formação pedagógica inicial de formadores – FPIF PR OGMA 01
    11 de abril de 2019


    B-Training “Uma equipa de trabalho 5 estrelas, com grandes profissionais que nos facilitaram a aprendizagem em cada módulo. Obrigada!”


    Alexandra Gomes
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores Presencial – FPIF Carris 02
    27 de novembro de 2018


    B-Training “Saudade!”


    António Nunes
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores Presencial – FPIF Carris 02
    27 de novembro de 2018


    B-Training “Agradeço muito à B-Training, e aos seus formadores de me terem dotado de todas as ferramentas essenciais para desempenhar a função de formador no futuro. Muito obrigado.”


    Ângelo Marques
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores Presencial – FPIF Carris 02
    27 de novembro de 2018


    B-Training “Grato pela formação. Bem hajam. Até sempre.”


    Vitor André
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores Presencial – FPIF Carris 02
    27 de novembro de 2018


    B-Training “Foi uma experiência importante na minha carreira profissional, reveladora do meu potencial para a área da formação.”


    Pedro Eustáquio
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores Presencial – FPIF Carris 02
    27 de novembro de 2018


    B-Training “Curso cheio de atividade e descoberta. formadores fantásticos e motivadores.”


    António Esteves
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores Presencial – FPIF Carris 02
    27 de novembro de 2018


    B-Training “Obrigada por todo o apoio prestado. Sem dúvida será uma ferramenta muito útil na minha vida profissional.”


    Carlos Teixeira
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores Presencial – FPIF Carris 02
    27 de novembro de 2018


    B-Training “Com a B-Training descobri capacidades que tinha escondidas. Muito obrigada.”


    Carla Farelo
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores Presencial – FPIF Carris 02
    27 de novembro de 2018


    B-Training “Foi uma excelente formação, com grande parte dos conteúdos bem repartido pelo tempo disponível!
    Apenas alguns dos módulos estavam demasiados extensos para a matéria que forneciam.
    Uma avaliação positiva a este curso, que nos possibilita ser formadores.”


    Ricardo Mourão
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores Presencial – FPIF Carris 02
    27 de novembro de 2018


    B-Training“Uma experiência que terei todo o prazer em partilhar e, sobretudo, recomendar.”


    Rita Rodrigues
    Curso Formação Pedagógica Inicial de Formadores – DL 344
    08 de Fevereiro de 2017


    B-Training“Saio com muita vontade de iniciar o meu percurso de formadora. Sinto-me preparada graças não só aos conteúdos deste curso mas também devido à relação que se mostrou entre formadores e formandos que levo como exemplo a seguir. Cumpriu completamente a expectativa.”


    Sofia Oliveira
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores – FPIF PR 404
    05 de janeiro de 2018


    B-Training“O curso de formação de formadores na B-Training é extremamente bem estruturados e os formadores desenvolveram as sessões de forma muito dinâmica e interativa, sendo mais fácil o alcance dos objetivos. Foi, sem dúvida uma experiência enriquecedora, com a qual aperfeiçoei e adquiri competências e ferramentas muito importantes e úteis, não só em contexto de formação mas também numa diversão pessoal. As formadoras Patrícia e Teresa estiveram 100% disponíveis ao longo de todo o curso e partilharam a informação (conhecimento de formas originais e recorrendo a atividades muito dinâmicas e divertidas. Resta-me falar do grupo, no seio do qual houve uma enorme interação e conseguimos estabelecer uma grande proximidade. Recorrendo a B-training a 100%, não só pela qualidade dos formadores e de toda a equipa, como pela qualidade dos cursos e do espaço! Obrigada!”


    Helena Rosa
    Formação Pedagógica Inicial de Formadores – FPIF PR 404
    05 de janeiro de 2018


    Outros testemunhos...

    Copyright 2009 by B-Training