Competências-chave

B-Training Consulting

Motivação

Certificação de Entidades Formadoras pela DGERT

Potencial humano

Aprendizagem

Inovação

Formação experiencial

Valor acrescentado

Alinhamento Estratégico

sexta-feira, maio 25, 2018

Pesquisa Pesquisa

A carregar

Mais informações Mais informações

Veja a nossa Oferta Formativa

Subscreva a nossa Newsletter

Contactos B-Training


Alda dos Santos Neves

Mestre em Ciências da Educação, área de especialização em Formação de Adultos e Licenciada em Ciências da Educação, área de especialização em Formação de Adultos, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (FPCE-UL)

Na FPCE-UL integrou, entre dezembro de 2005 e junho de 2008, a equipa de investigadores do Projeto - FAP Formação de Adultos em Portugal. Políticas e Práticas (1974-2004), o qual é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Exerceu atividade profissional, desde 2002, como Consultora de Formação, em regime de freelancer, assumindo responsabilidades associadas ao diagnóstico de necessidades de formação, planificação, coordenação técnico-pedagógica e avaliação de ações de formação, em diversas entidades clientes públicas e privadas. Neste período foi igualmente responsável pela conceção de manuais pedagógicos, pela homologação de vários cursos de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, pela conceção de cursos de Formação Pedagógica Contínua de Formadores, pela acreditação e renovação de entidades formadoras junto do ex-IQF, atual DGERT, e pelo acompanhamento e coordenação de projetos formativos financiados pelo PORLVT – FSE.

É formadora certificada desde 2003 (CAP n.º EDF 28450/2003 DL), tendo como principal foco de intervenção a área Pedagógica, nos seus diferentes eixos de intervenção, a Gestão da Formação e a área Comportamental. No âmbito desta atividade, foi responsável pela conceção de materiais pedagógicos - manuais de formação, exercícios, jogos e instrumentos de apoio à formação – onde a criatividade, inovação e interatividade são as principais ordens de grandeza, nomeadamente ao nível das metodologias de formação utilizadas (atividades e recursos pedagógicos) e da respetiva gestão dos processos de aprendizagem.

Desde dezembro de 2007, assume-se como Partner e Diretora Executiva da empresa Gesperitus – Consultoria de Gestão e Formação, exercendo funções a nível do Departamento de Formação Profissional, o qual se consubstancia como uma entidade estruturalmente autónoma, designada por B-Training, Consulting (marca registada).

Publicações
SANTOS NEVES, Alda (2007). Políticas e dinâmicas de formação no contexto de uma grande empresa: estudo de caso no Sector do Comércio e Distribuição. Lisboa: FPCE-UL, Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação – área de especialização em Formação de Adultos.
SANTOS NEVES, Alda dos (2007). O contexto de trabalho como contexto de formação. O caso de uma grande empresa de comércio e distribuição. Actas do XII Encontro Nacional de SIOT. Cidadania e Empregabilidade. As novas paisagens socioprofissionais, pp. 246-266.
SANTOS, Alda (2005). Formação Profissional: da formação de catálogo à centralidade do actor que se forma. In: Cabrito, Belmiro & Marques, Filomena. Actas do1º Encontro Nacional de Economia da Educação / XI Jornadas de la Economía de la Educación da Asociación de Economía de la
Comunicações
Apresentação da comunicação conjunta Estruturas e práticas de formação profissional das médias e grandes empresas em Portugal no VI Congresso Português de Sociologia, Mundos Sociais: saberes e práticas, organizado pela Associação Portuguesa de Sociologia (APS), Lisboa, 25 a 28 de Junho de 2008.
Apresentação da comunicação O contexto de trabalho como contexto de formação. O caso de uma grande empresa de comércio e distribuição no XII Encontro Nacional de SIOT, organizado pela Associação Portuguesa de Profissionais em Sociologia Industrial das Organizações e do Trabalho (APSIOT), Lisboa, 27 e 28 de Março de 2007.
Apresentação da comunicação Formação Profissional: da formação de catálogo à centralidade do actor que se forma no 1º Encontro Nacional de Economia da Educação / XI Jornadas de la Economía de la Educación da Asociación de Economía de la Educación (AEDE), organizado pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, Setembro de 2002.
Copyright 2009 by B-Training